Distantes no nacional, Ceará e São Paulo começam a Sul-Americana

Distantes no nacional, Ceará e São Paulo começam a Sul-Americana

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:31

No Campeonato Brasileiro, Ceará e São Paulo fazem campanhas bem distintas. Enquanto o time do Nordeste, que andou flertando com a zona de rebaixamento em algumas rodadas, hoje ocupa a faixa intermediária da tabela de classificação, o Tricolor, que é integrante do G-4 desde o início, ocupa a terceira colocação. Porém, na noite desta quarta-feira, as equipes vão virar a chave e entrarão zeradas em campo na partida que será disputada no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, a partir das 19h30m.

Osvaldo, do Ceará, e Dagoberto, do São Paulo, farão o duelo dos artilheiros na noite desta quarta-feira, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela Copa Sul-Americana (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

  Afinal de contas, o duelo marcará a estreia de ambos na Copa Sul-Americana de 2011, competição que se antes era desprezada pelas equipes, agora ganhou prestígio, já que dá ao campeão uma vaga na Taça Libertadores da América de 2012. Para o Ceará, o duelo terá ainda mais importância, já que marcará a volta da equipe a um torneio do continente após 16 anos. Em 1995, o time foi eliminado da Copa Conmebol pelo Corinthians. O Tricolor teve sua última participação em 2010, quando foi eliminado na semifinal da Libertadores pelo Inter.

A partida terá arbitragem de Sandro Meira Ricci (DF), auxiliado por Dibert Pedrosa e Rodrigo Pereira Joia. O Sportv transmite a partida para todo o país e o GLOBOESPORTE.COM acompanha o duelo em tempo real, com vídeos exclusivos, a partir das 19h.

Ceará: mesmo não vivendo boa fase no Campeonato Brasileiro, a equipe alvinegra está apostando em uma vitória contra o São Paulo para ir fechadinho jogar a segunda partida. O resultado, mais do que nunca, recuperaria a auto estima do grupo e daria um descanso ao técnico Vagner Mancini, que vem sendo muito criticado.

São Paulo: em situação estável no Campeonato Brasileiro, o Tricolor, pelo menos neste início, vai com força máxima para a disputa da Sul-Americana, já que é obcecado por voltar à Libertadores. No entanto, como muitos dos 25 inscritos estão machucados, a delegação em Fortaleza conta apenas com 17 atletas. A meta é buscar uma vitória para atuar com tranquilidade na volta, no Morumbi.

Ceará: Mancini deve dar mais uma chance para o atacante Felipe Azevedo ficar responsável pela armação da equipe, atuando assim com três homens de frente. O técnico, porém, ainda tem a opção de escalar Enrico para a posição. Esta é a única dúvida que o treinador faz questão de levar até minutos antes da partida. O Vovô deve atuar com: Diego; Boiadeiro, Fabrício, Diego Sacoman e Egídio; Heleno, Michel, Rudnei e Felipe Azevedo; Osvaldo e Roger

São Paulo: mais uma vez, o técnico Adilson Batista será obrigado a modificar a escalação do São Paulo. Em relação ao time que venceu o Avaí, no último domingo, em Florianópolis, por 2 a 1, pelo Brasileirão, o desfalque será Lucas, que está na Seleção Brasileira. Rivaldo, que foi poupado pela comissão técnica na última partida, e Piris, que cumpriu suspensão, voltam ao time. Cícero atuará mais adiantado ao lado de Dagoberto. O time entrará em campo com: Rogério Ceni; Piris, João Filipe, Rhodolfo e Juan; Denilson, Carlinhos Paraíba, Wellington e Rivaldo; Dagoberto e Cícero.

Ceará: Vicente e João Marcos estão lesionados. Fernando Henrique voltou a treinar na última semana e ainda segue se recuperando de lesão. Thiago Humberto foi vetado por Mancini devido a 'assuntos internos'

São Paulo: Xandão, Luiz Eduardo e Luis Fabiano (machucados, sendo que o último ainda não reestreou desde que foi recontratado), Lucas (na Seleção Brasileira principal), além de Bruno Uvini, Casemiro, Henrique e Willian José (na Seleção sub-20 que disputa o mundial da Colômbia).

Ceará: o atacante Roger fez uma estreia apagada contra o Santos no último domingo (7). No entanto, Mancini resolveu dar uma nova chance ao atleta, que é uma aposta do treinador para assumir como titular na competição.

São Paulo: depois de marcar dois gols contra o Avaí, Cícero ganhou uma nova chance com o técnico Adilson Batista e atuará como atacante ao lado de Dagoberto. Ele já fez essa função na Alemanha, quando defendia o Wolfsburg.

Michel, volante do Ceará: "Se a gente não fizer um bom jogo aqui, vai ser complicado para ganhar do São Paulo lá. Por isso, nós precisamos estar concentrados para conseguirmos algo lá na frente".

  Rogério Ceni, goleiro do São Paulo: "Em torneios de pontos corridos, você perde uma partida aqui, outra na sequência, mas tem tempo para recuperar, já que o torneio é longo e permite tropeços. Na Sul-Americana, não é assim. Uma noite infeliz, uma chance de gol perdida, um gol tomado, tudo isso acaba com o sonho de uma classificação. Por isso, desde o jogo contra o Ceará será preciso atuar com inteligência e buscar as classificações. Mais do que nunca, o time precisa jogar sério o tempo todo "

* Quem venceu mais? Confira o histórico do confronto na Futpédia. * O Ceará quer aproveitar a partida desta quarta, contra o São Paulo, para voltar a vencer na temporada 2011, o que não acontece há três partidas. Pior: nesses duelos, o time comadado por Vagner Mancini também não marcou gols. Foram tropeços para Fluminense (0 x 4), Avaí (0 x 3) e Santos (0 x 1).

*  O desempenho do São Paulo como visitante na Copa Sul-Americana não é dos melhores. Em 11 partidas disputadas, o time venceu duas, empatou quatro e perdeu cinco. O duelo desta quarta será o 15º duelo diante de um time brasileiro pela competição. Até agora, foram duas vitórias, nove empates e duas derrotas.

* O São Paulo voltará a disputar a Copa Sul-Americana após três anos. Até agora, nas cinco anos em que jogou, sua melhor participação foi em 2003, quando foi eliminado pelo River Plate (ARG) nas semifinais. Já em 2004, 2005 e 2008, a equipe caiu na fase nacional, perdendo para Santos, Internacional e Atlético-PR. Já em 2007, o algoz foi o Milionários (COL).

As duas equipes já se enfrentaram uma vez nesta temporada. E foi no mesmo palco do duelo desta noite: o estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. No dia 19 de junho, o Tricolor, com um time bastante desfalcado, venceu por 2 a 0, gols marcados por Marlos e Lucas, um em cada tempo. (Veja ao lado os gols da partida)          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições