Ecclestone apoia limite nos investimentos das equipes

Ecclestone apoia limite nos investimentos das equipes

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:14

Gazeta

Última proposta que limita investimento, feita em 2009, sofreu forte oposição das equipes grandes da categoria

Bernie Ecclestone, presidente da FOM (Fórmula One Management), voltou a apoiar um limite no orçamento das escuderias na Fórmula 1 nesta segunda-feira (12). O dirigente acredita que é preciso considerar a ideia de regular os investimentos para garantir maior equilíbrio à competição.

Leia também: Vídeo: Volta virtual no circuito de Albert Park, na Austrália

"Muitas pessoas veem a Fórmula 1 com otimismo exagerado. Elas enxergam o mundo do jeito que gostariam que ele fosse: lindo e maravilhoso. Mas não é assim. O lado ruim desse otimismo é que ele cega", declarou em entrevista ao site oficial da Fórmula 1.

O inglês se aprofundou na questão dos gastos excessivos da modalidade atualmente: "As equipes precisam aprender a serem competitivas sem gastar toneladas de dinheiro. Precisam voltar a focar nos aspectos básicos - na corrida, nos gastos esportivos - e não mais em motorhomes baroniais e similares".

Deixe o seu recado e comente a notícia com outros leitores

O dirigente acredita que seria necessário intervir nas regras para mudar o cenário atual de gastos exagerados, revisitando a ideia de impor um limite orçamentário às escuderias.

"Temos o problema de que as equipes ricas gastam tudo o que podem. Poderíamos instalar um limite obrigatório nos gastos das escuderias tomando por base a capacidade financeira das equipes menores, mas é claro que as grandes escuderias não aceitam isso e lutam contra uma regra desse tipo", analisou.

Quando perguntado, Ecclestone mostrou acreditar que uma lei desses moldes pode ser aprovada num futuro próximo, apesar da oposição das principais equipes. "Eu ficaria satisfeito. Sim, pode acontecer", afirmou.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Uma iniciativa nesse sentido não seria novidade. Em 2009, a FIA e a FOM tentaram definir um limite de 40 milhões de libras (cerca de R$110 milhões) aos investimentos, mas a proposta acabou sofrendo com a forte oposição das escuderias e não foi colocada em prática.


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições