Edcarlos volta ao Grêmio onze anos depois: 'Agora caiu a ficha'

Edcarlos volta ao Grêmio onze anos depois: 'Agora caiu a ficha'

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:27

Da Bahia ao Rio Grande do Sul, sozinho, Edcarlos praticamente cruzou o país para alcançar no final do trajeto o sonho de se tornar um jogador de futebol. Com apenas 15 anos chegou a Porto Alegre, cidade na qual realizou seu primeiro teste em clube profissional. Foi reprovado. Pelo Grêmio.

Curiosamente, onze anos depois ele retorna ao tricolor gaúcho. Naquela época ele ainda viveu mais dois meses em Camaquã, município do interior gaúcho, treinando com o Guarani local, e morando na casa de amigos. Ainda em 2001, ano da peregrinação do então jovem zagueiro, Edcarlos encontrou em São Paulo - e no São Paulo - a chance de se estabelecer seis meses após deixar Porto Alegre.

Edcarlos volta e enfim encontra a porta aberta para jogar (Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)

  - Meu primeiro teste foi no Grêmio, com 15 anos. Não passei. Depois fiquei no Guarani de Camaquã, treinando para fazer outros testes. Em dois meses fui para o Palmeiras, também não passei. E fiz um teste no São Paulo. O irmão do Müller, o Lucas, acabou me aprovando e fiquei no clube - lembra.

Mas aquele teste, e a consequente reprovação, nunca saíram da cabeça de Edcarlos. O jogador, que em 2003 tornou-se profissional no São Paulo, e em cinco temporadas conquistou no Morumbi praticamente todos os títulos possíveis - foi campeão estadual, nacional, continental e mundial - nunca desistiu de voltar ao Grêmio.   E a oportunidade se revelou há pouco. Tendo passado ainda por Fluminense, Benfica-POR e Cruz Azul-MEX, ele se desligou do Cruzeiro e foi procurado pelo Grêmio. Onze anos passaram-se e Edcarlos enfim poderia defender o tricolor gaúcho.

- O futebol tem dessas coisas. Eu sempre falei para meus amigos e parentes que um dia eu jogaria no Grêmio e no Palmeiras, por ter passado pelos dois clubes sem ficar. Fica aquela coisa na cabeça. Quando eu jogava contra o Grêmio olhava para a estrutura do Olímpico, para a torcida, e ficava pensando...e agora que estou aqui, caiu a ficha. É quando a gente vê como isso é bacana - afirma.

Quando recebeu o "não" como resposta de Grêmio e Palmeiras, Edcarlos cogitou voltar à Bahia. Sentia saudades da família, de casa. Mas ele resistiu à nostalgia compreensível para um adolescente.

Titular há três jogos, Edcarlos celebra a boa fase, com três vitórias e apenas um gol sofrido nesta curta sequência. Por isso, ele reproduz a mesma animação com a qual chegou ao Estádio Olímpico quando tinha 15 anos - agora, já são 26:

- A expectativa no clube quando se chega é grande, porque a primeira impressão é a que fica. E o jogador fica um pouco tenso para fazer as coisas darem certo. Quando recebi a proposta analisei o grupo e vi que não era para o Grêmio estar nessa situação.

O contrato de empréstimo de Edcarlos encerra-se em 31 de dezembro. Por enquanto, afirmado no time, a perspectiva do jogador é renovar e permanecer na próxima temporada. Feliz pelo reencontro com o clube e com o estado.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições