Fabiana Murer leva ouro no Mundial Indoor

Fabiana Murer leva ouro no Mundial Indoor

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

A musa caiu de novo. A exemplo do que tinha acontecido em Berlim, no ano passado, Yelena Isinbayeva sequer subiu ao pódio do salto com vara no Mundial Indoor de Doha. A diferença é que, neste domingo, o Brasil aproveitou a porta aberta. Fabiana Murer saltou 4,80m e ganhou a primeira medalha de ouro feminina do país na história da competição. Na hora do Hino Nacional, com a medalha no peito, a saltadora se permitiu trocar o tradicional choro pelo largo sorriso.

- A Yelena é sempre favorita, mas hoje não foi o dia dela, foi o meu. Estou contente, mas não por ter vencido uma ou outra adversária, e sim por fazer o meu trabalho e terminar em primeiro lugar - festejou Fabiana, em entrevista ao SporTV logo após a prova.

Após a frustração com a perda da vara nas Olimpíadas de Pequim e o quinto lugar no Mundial da Alemanha, desta vez a brasileira não decepcionou. O sorriso depois da prova mostrava que, em Doha, a sensação era de dever cumprido.

- Não foi fácil a competição, foi muito dura. Agora acabou, vou pensar na próxima e continuar trabalhando para chegar mais vezes ao lugar mais alto do pódio - prometeu a saltadora, que tinha conquistado o bronze no Mundial Indoor de Valência, em 2008.

A brasileira passou pelos 4,50m, 4,60m e 4,70m com facilidade, sempre nas primeiras tentativas. Nos 4,75m, porém, ela precisou de três saltos para saltar sem derrubar o sarrafo. Foi nesta altura, por sinal, que Isinbayeva viu se repetir o fracasso de Berlim. Abalada desde o decepcionante desempenho na Alemanha, quando ficou em último, a russa errou suas três tentativas neste domingo e teve de abandonar a competição novamente sem subir no pódio.

Diante da eleminação da amiga e maior rival, Fabiana Murer passou a travar um duelo com a russa Svetlana Feofanova. Logo na primeira tentativa na altura de 4,80m, a brasileira passou com sobras. A adversária também conseguiu, mas na segunda chance. Como nenhuma das duas conseguiu superar os 4,85m, Fabiana levou o ouro no desempate, por ter passado os 4,80m de primeira. O bronze ficou com polonesa Anna Rogowska, ouro em Berlim, com 4,70m. 

Quando Feofanova errou nos 4,85m, Fabiana viu sua vitória confirmada e logo buscou uma bandeira do Brasil para festejar. O feito é inédito para as mulheres em Mundiais com ginásios cobertos - os homens já conquistaram 11 ouros para o Brasil no indoor. 

Keila Costa leva o bronze no salto em distância

Antes de Fabiana subir no lugar mais alto do pódio no salto com vara, a pernambucana Keila Costa garantiu a medalha de bronze no salto em distância. Keila saltou 6,63m, sua melhor marca na temporada. A campeã foi a americana Brittney Reese (6,70m), seguida pela estoniana Ksenija Balta (6,63m). 

-  Eu já estava muito feliz por ter entrado na final. Mas, depois que eu vi que as marcas estavam baixas, que ninguém estava indo muito bem, resolvi ir para cima e consegui desempatar no final - disse Keila, em entrevista ao SporTV.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições