Fabio Capello deixa o cargo de técnico da seleção inglesa

Fabio Capello deixa o cargo de técnico da seleção inglesa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:16

iG São Paulo

Técnico italiano entrou em atrito com a diretoria da federação local por defender John Terry em caso de racismo

O italiano Fabio Capello não é mais o treinador da seleção inglesa de futebol. Capello dirigiria a equipe até a Eurocopa deste ano - que começa daqui a exatos quatro meses na Polônia e na Ucrânia -, mas teve sua saída antecipada depois de criticar a decisão da FA (a associação de futebol da Inglaterra) de tirar a faixa de capitão do zagueiro do Chelsea John Terry, envolvido em um caso de racismo contra Anton Ferdinand, do Queens Park Rangers.

Leia também: Rio Ferdinand descarta receber braçadeira de capitão de Terry

Em nota oficial no seu site, a FA confirmou a saída do treinador e disse que ele pediu demissão depois de uma reunião com o presidente da entidade, David Bernstein, e o secretário geral Alex Horne. O encontro teve duração de pouco mais de uma hora e teve como foco principal as declarações de Capello ao canal italiano RAI, quando defendeu Terry.

Após o encontro, Bernstein evitou aumentar a polêmica e apenas elogiou Capello por seu trabalho durante o período que permaneceu à frente da equipe. "Gostaria de destacar que durante a reunião de hoje e durante todo o seu tempo como técnico da Inglaterra, Fabio teve uma conduta extremamente profissional. Aceitamos a renúncia de Fabio e concordamos que esta é a decisão certa. Gostaríamos de agradecê-lo por seu trabalho com a equipe e lhe desejamos todo o sucesso no futuro", disse o dirigente.

Terry será julgado por caso de racismo somente depois da Eurocopa

Uma entrevista coletiva com David Bernstein foi marcada para as 10h (horário de Brasília) desta quinta-feira no estádio de Wembley e a entidade afirmou que não fará qualquer novo comentário sobre o assunto até lá.

Entenda o caso

Anton Ferdinand, irmão de Rio Ferdinand, acusou Terry de ter proferido ofensas racistas durante a partida entre Queens Park Rangers e Chelsea, em outubro do ano passado. Na última semana, a FA anunciou a punição de tirar a braçadeira de capitão do zagueiro, mesmo antes do julgamento acontecer.

Entendendo que a punição deveria ocorrer apenas após a definição do julgamento, marcado para julho, Fabio Capello disse que ainda considerava o experiente jogador do Chelsea como o capitão do time. "Eu discordo completamente da FA sobre a decisão de tirar a faixa de capitão de John Terry e comuniquei isso ao David Bernstein [presidente da entidade]", disse o comandante na entrevista ao canal RAI.

Apesar de receber apoio de um dos técnicos de mais prestígio no país, Alex Ferguson, do Manchester United, Capello foi convocado para a reunião desta quarta com os principais dirigentes da FA e acabou pedindo desligamento da entidade por não concordar com a decisão de sua diretoria.


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições