Fernandes sai do banco e garante virda do Figueirense sobre o Bahia

Fernandes sai do banco e garante virda do Figueirense sobre o Bahia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:22

Goleador no Figueirense tem um nome. Julio César pode até ser o jogador do clube com mais gols nesta Série A do Campeonato Brasileiro – já foram nove marcados –, mas ninguém tira a marca do camisa 10 Fernandes. Honrando o posto de maior artilheiro da história do clube, o meia saiu do banco de reservas para garantir a vitória do time catarinense sobre o Bahia, por 2 a 1, no Orlando Scarpelli.

Figueirense levou o primeiro gol, mas virou e ganhou do Bahia (Foto: Cristiano Andujar / Agência Estado)   Apenas 16 minutos em campo bastaram para que Fernandes deixasse a torcida do Figueira feliz da vida. Com dois chutes de fora da área, o meia virou o jogo em cima do Bahia – Diones abriu o placar para os baianos – e fez com que os catarinenses chegassem à marca de 11 jogos invictos e se mantivessem na briga por uma vaga na Libertadores do próximo ano.

Já no lado tricolor, a marca é negativa. O Bahia conseguiu acabar com o jejum de três jogos sem balançar as redes, mas com a derrota, o time de Joel Santana chegou ao quinto jogo sem saber o que é vencer. A última vitória foi no dia 1º de outubro, diante do Avaí, em Pituaçu. Desde então, já se vai quase um mês.

Com a virada, o Figueirense chegou aos 50 pontos, na sétima colocação. Já o Bahia, é o 15º e tem 36. A situação só não ficou mais desconfortável porque os adversários diretos também perderam na rodada e a distância para a zona de rebaixamento continua sendo de seis pontos.

Na próxima rodada, o Figueirense vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Botafogo, no Engenhão. Já o Bahia recebe o São Paulo em casa. As duas partidas acontecerão no sábado.

Toques, toques, chutes e nada de gol

Bem ao estilo Joel Santana, o Bahia entrou em campo para segurar o ataque do Figueirense e garantir a igualdade no primeiro tempo. E foi assim que o time se postou em campo. Enquanto o Figueira tentou chegar com Elias e Wellington Nem, o Tricolor se fechou na defesa e explorou os contra-ataques, principalmente com Dodô e Gabriel pelo lado esquerdo.

Com esse cenário, a primeira metade do jogo foi marcada por um jogo forte no meio de campo, duas defesas bem postadas e uma falta de criatividade constante em ambos os lados. Apesar de não ter nenhum jogador de criação no meio, foi o Bahia quem criou mais oportunidades, mas não soube aproveitá-las.

No entanto, a chance mais perigosa saiu dos pés de Wellington Nem. Após erro de Camacho na saída de bola, o atacante aproveitou bobeira da zaga do Bahia e chutou cruzado. Nem tirou tanto de Marcelo Lomba que acertou a trave esquerda do goleiro.

Do outro lado, na base da velocidade, Gabriel teve boa oportunidade aos 16 minutos, mas ficou em dúvida entre chutar no gol e cruzar para Souza. Na indecisão, mandou nas mãos do goleiro Wilson. Fora esse lance, as outras duas vezes que a torcida tricolor se levantou na arquibancada foram nos chutes de Dodô e Hélder, mas nenhum dos dois conseguiu passar pelo goleiro do Figueirense.

Fernandes: o artilheiro

Na volta do intervalo, o cenário mudou. Os dois times partiram para cima e os chutes de fora da área se repetiram. Primeiro, Elias arriscou de longe e Marcelo Lomba espalmou. Na sequência, os jogadores acertaram a pontaria.

Diones chutou da entrada da área, após receber passe de Souza, e contou com um desvio da zaga para abrir o placar. Mas a comemoração baiana não durou muito. Na saída da bola, Fernandes percebeu o goleiro do Bahia adiantado e arriscou de longe para empatar com um belo gol.

Com o vento a favor, o Figueirense continuou arriscando de fora da área. Em uma dessas jogadas, Fernandes chutou com força no canto direito de Marcelo Lomba, que sequer esboçou ir na bola, e virou o placar para o time da casa.

A vantagem no placar fez com que a torcida catarinense aumentasse a pressão no estádio e Joel Santana partisse para o tudo ou nada. O treinador do Bahia optou pelas entradas de Nikão e Jones, nos lugares de Camacho e Hélder, respectivamente.

No entanto, a tentativa de partir para cima de Joel Santana não surtiu efeito. O Bahia continuou sem criatividade, enquanto o Figueirense passou a ter o domínio da partida e esperou o apito final para festejar.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições