Figueira e Atlético-PR se enfrentam com mudanças e objetivos distintos

Figueira e Atlético-PR se enfrentam com mudanças e objetivos distintos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:38

Santana e Fernandes são as novidades dos times

(Foto: Montagem sobre foto da Ag. Estado)

  Figueirense e Atlético-PR se enfrentam com mudanças e objetivos distintos às 16h (horário de Brasília) deste domingo, no Estádio Orlando Scarpelli, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.

No Figueira, o técnico Jorginho torna o time mais ofensivo, com a entrada do meia Fernandes no lugar do volante Coutinho. O objetivo dele é manter os 100% de aproveitamento como mandante na competição e ingressar no G-4. Em quatro rodadas, o clube catarinense já conquistou sete pontos.

No outro lado da tabela de classificação, o Atlético-PR também muda, mas para fortalecer a marcação. O técnico Adilson Batista troca o meia Branquinho pelo volante Cleber Santana. O Rubro-Negro entra em campo pressionado, já que ainda não venceu e ocupa a vice-lanterna, com um ponto e à frente apenas do Avaí.

Sandro Meira Ricci, do Distrito Federal, apita o confronto. Ele será auxiliado por Marrubson Melo Freitas (DF) e Adnilson da Costa Pineiro (DF). O Premier Futebol Clube (PFC) transmite a partida ao vivo para todo o país. O GLOBOESPORTE.COM acompanha  em tempo real com vídeos.

Figueirense: o time põe à prova sua, até aqui, perfeita campanha no Orlando Scarpelli. Jogando em casa, foram duas vitórias em duas partidas neste Brasileirão (contra Cruzeiro e Atlético-GO). Com sete pontos na tabela de classificação, o Figueira tem a chance de subir ao G-4 caso consiga uma vitória diante do clube paranaense neste domingo.

Atlético-PR: no lado oposto da tabela, o Rubro-Negro luta para conquistar a primeira vitória no campeonato e deixar a zona de rebaixamento. 19° colocado no Brasileirão, a equipe não vence desde o dia primeiro de maio, quando fez 3 a 1 no Rio Branco, pelo estadual. Desde então, foram três derrotas e três empates.

Figueirense:   Jorginho deve fazer três mudanças em relação à equipe que empatou com o Vasco em 1 a 1, na última semana, em São Januário. No meio, o veterano Túlio dá lugar a Wilson Pittoni, enquanto Fernandes assume a vaga de Coutinho no setor de criação. No ataque, Héber deve ser o companheiro de Aloísio, com Rhayner passando a ser opção. O time deve ir a campo com Wilson; Bruno, João Paulo Goiano, Edson Silva e Juninho; Ygor, Wilson Pittoni, Fernandes e Maicon; Aloísio e Héber.

Atlético-PR: Adilson Batista promove duas alterações em relação ao time que empatou com o Flamengo em 1 a 1, na Arena da Baixada. O lateral-direito Rômulo, que cumpriu suspensão diante do clube carioca, entra no lugar de Wendel, que volta para o banco de reservas. No meio-campo, por opção do técnico, Branquinho sai para a entrada de Cleber Santana. A equipe deve ter Márcio; Rômulo, Manoel, Rafael Santos e Paulinho; Deivid, Marcelo Oliveira, Cleber Santana e Madson; Guerrón e Nieto.

Figueirense: o atacante Reinaldo ainda se recupera de um estiramento muscular, sofrido na terceira rodada, contra o Atlético-GO, e desfalca a equipe. Outra baixa no ataque é Lenny, que deve ficar de molho por mais um mês, pelo menos. Não há suspensos.

Atlético-PR: não há jogadores machucados ou suspensos.

Figueirense: João Paulo Goiano, Rhayner, Túlio e Ygor

Atlético-PR: Deivid

 Fernandes (Figueirense): prestes a completar 12 anos de Figueira, o meia Fernandes está confirmado por Jorginho como titular. O jogador, que teve poucas chances desde a chegada do treinador (em março deste ano), ganhou a posição por conta de suas qualidades na criação.

Cleber Santana (Atlético-PR): o jogador de 29 anos terá a terceira chance desde que chegou ao clube, há mais de um mês. Ele espera ajudar o time a conquistar a primeira vitória no Brasileirão e se firmar entre os titulares. Cleber Santana atuará como meia, ao lado de Madson.

Ygor (volante do Figueirense): "O Atlético vem num momento mais difícil, tentando se recuperar desde que saiu da Copa do Brasil e é um adversário muito perigoso. Eles têm ótimos jogadores como o Madson, que conheço bem do Vasco, e o Guerrón, contra quem joguei na final da Libertadores de 2008, e precisamos nos precaver. Mas, em casa, somos donos do espaço e vamos nos impor".

  Cleber Santana (volante do Atlético-PR) – "É importante que a gente, mesmo que não consiga fazer bons jogos, boas apresentações, que a gente consiga o resultado. Nem que seja 1 a 0, que jogue mal, o mais importante são os três pontos. É até difícil jogar bem, criar várias oportunidades e não conseguir a vitória. O que nós mais precisamos agora é do 1 a 0, do 2 a 1, daquela vitória que sai aos 45 (minutos)".

* Wilson, do Figueirense, foi o goleiro com o maior número de defesas difíceis nas quatro primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro: 11. O Atlético-PR teve nove, divididas entre Márcio (cinco) e Renan Rocha (quatro).

* O Figueira já atuou 14 vezes no Orlando Scarpelli em 2011. Foram 11 vitórias, um empate e duas derrotas, ambas pelo Catarinense (1 a 0 para o Criciúma e 2 a 0 para o Avaí), com 36 gols a favor e 13 contra.

* Embora tenha apenas um gol neste Brasileiro, o Atlético-PR é um dos times com mais finalizações. Foram 63, número inferior apenas aos de América-MG (65) e Atlético-MG (77).

* O pior início do Atlético-PR em pontos corridos aconteceu em 2005, quando perdeu nas seis primeiras rodadas e só conseguiu vencer na 11ª, fazendo 1 a 0 no Coritiba.

No último confronto, pelo Campeonato Brasileiro de 2008, o Atlético-PR venceu o Figueirense por 2 a 0, no Estádio Orlando Scarpelli, palco do confronto deste domingo. Na ocasião, Alan Bahia e Rafael Moura fizeram os gols do jogo. Os dois times brigavam contra o rebaixamento. No fim do ano, os paranaenses se livraram da queda e ainda conquistaram uma vaga na Sul-Americana. Já os catarinenses terminaram na 17ª posição e foram rebaixados para a Série B.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições