FPF estuda perda de pontos para clubes em dívida com jogadores

FPF estuda perda de pontos para clubes em dívida com jogadores

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:27

Marco Polo del Nero quer combater loucuras dos

dirigentes de clubes (Foto: Marcos Guerra)

  A Federação Paulista de Futebol (FPF) estuda punir com a perda de pontos os clubes que não estiverem em dia com os salários de seus jogadores. A medida visa impedir que dirigentes atrasem o pagamento dos atletas e contraiam dívidas irresponsavelmente.

- Há a necessidade de conscientizar os clubes de que eles não podem gastar mais do que recebem. Muitos presidentes fazem loucuras e deixam a responsabilidade para seus sucessores. Por isso, o clube que não pagar o salário, e isso será constatado após reclamação via sindicato, será levado ao TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) e, se comprovado, perderá três pontos - disse o mandatário da federação, Marco Polo del Nero.

A proposta ainda não foi totalmente formatada. Não está definida a relação entre o número de pontos descontados e o de jogadores com ordenados não quitados (os dias de atraso também interferirão). A intenção da Federação é de implantar a punição por perda de pontos já no Campeonato Paulista do ano que vem.

Porém, para que a mudança seja confirmada já em 2012, a entidade precisa da aprovação do Ministério do Esporte. De acordo com o Estatuto do Torcedor, uma alteração no regulamento da competição só pode ser feita cinco anos depois da aprovação das normas. Como o formato do Paulistão mudou neste ano, só seria possível implantar tal punição em 2016. No entanto, o Estatuto do Torcedor permite que essa regra dos cinco anos seja desconsiderada com o aval do Ministério.

Segundo Del Nero, a FPF tem consultado os clubes quanto a punição por perda de pontos e as partes estão próximas de um acerto. A princípio, todos os direitos trabalhistas e de imagem dos jogadores entrarão na norma, que não terá efeito retroativo.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições