Fundamental: com Damião, voltam mais de 40% dos gols do Inter

Fundamental: com Damião, voltam mais de 40% dos gols do Inter

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:22

Alexandre Alliatti Porto Alegre Leandro Damião está fora há seis partidas

(Foto: Marcos Nagelstein/Vipcomm) A esperança tem o desenho de um número 9 para a torcida do Inter. Leandro Damião está perto de retornar. E dentro das chuteiras dele voltam os pés mais decisivos que o time colorado teve ao longo da temporada. A equipe vermelha passou mais de um mês sem o sujeito que é responsável por mais de 40% dos gols feitos pelo atual campeão gaúcho em 2011. Mas Damião está curado de lesão muscular na coxa direita. E tem grandes chances de ser titular já no próximo domingo, contra o Atlético-GO, no Serra Dourada, após seis jogos de ausência.

Damião tem 39 gols pelo Inter na temporada. É o maior artilheiro do país no ano. E ainda soma nove assistências. Dos 114 gols que o time colorado marcou em 2011, ele participou diretamente de 48.

O centroavante marcou em todas as competições que o Inter disputou na temporada. Fez 17 no Gauchão, quatro na Libertadores, três na Recopa e dois no Torneio de Munique, além dos 13 anotados no Brasileirão. Quando sentiu a lesão, em 21 de setembro, no empate por 1 a 1 com o Figueirense, Damião era vice-artilheiro do Nacional. Passou seis jogos fora, e continua no posto – agora acompanhado por Fred, do Fluminense, Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo, e William, do Avaí.

No período em que Damião esteve ausente, ficou escancarada a dependência que o time tem dele. O Inter até seguiu fazendo gols. Foram dez nas seis partidas. Mas nenhum foi marcado por um atacante.

Com Damião, volta o centroavante de referência, a figura que preocupa os zagueiros, que pode resolver um jogo quase sozinho – que o digam clubes como Palmeiras e Independiente . E volta, acima de tudo, a esperança de gols.

- A volta do Damião representa uma alegria. Volta um companheiro, que fazia uma diferença muito grande. Tomara que ele não tenha nada, que esteja zerado. Ele vai acrescentar a qualidade dele. E gol, que sempre vem junto – comentou o volante Guiñazu.

Contando gols e assistências, Damião é responsável por mais de uma bola na rede por jogo na temporada. Só com gols, a média cai para 0,8. O vice-artilheiro colorado na temporada é D’Alessandro, com 15 gols, quase 60% a menos do que o centroavante.

Leandro Damião trabalhou taticamente, com bola, nos dois últimos dias. Nesta quarta, marcou três dos quatro gols dos titulares em um minicoletivo. A presença dele contra o Atlético-GO mudou de patamar. Deixou de ser uma possibilidade para virar uma probabilidade.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições