Governo uruguaio considera punição de Luis Suárez 'desproporcionada'

Governo uruguaio considera punição de Luis Suárez 'desproporcionada'

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:17

O governo uruguaio considerou "desproporcionada" a suspensão de oito jogos do atacante do Liverpool Luis Suárez, condenado pela Federação inglesa de Futebol (FA) por insultos racistas contra o lateral francês Patrice Evra, do Manchester United.

– Há muita indignação em torno deste caso – disse o diretor nacional de Esportes do Uruguai, Ernesto Irureta, que também criticou a falta de provas no processo.

– É uma denúncia de um jogador contra outro, sem testemunhas. Nas suas declarações, o árbitro explicou que Suárez também pode ter sido insultado, ao ser chamado de “sudaca” (termo pejorativo usado contra sul-americanos) pelo outro jogador (Evra). E o outro não recebeu nenhuma punição – opinou.

Luis Suárez veste camisa em seu apoio durante aquecimento do Liverpool (Foto: Getty Images) – Se num caso como esse eles aplicam uma sanção desse tipo, não sei como seria se um jogador provocasse uma briga, quando houvesse agressão física. Seguindo essa lógica, seriam suspensos para sempre – ironizou.

– Ninguém contesta a importância da vigilância sobre todas as possibilidades de situações de xenofobia ou racismo, o esporte deve servir para defender valores – completou.

Além da suspensão, Suárez também foi multado em £ 40 mil (R$ 115 mil). O atacante declarou na última quarta-feira, através do seu advogado Alejandro Balbi, que "negava enfaticamente os atos de racismo dos quais foi acusado" e "defenderá sua inocência até as últimas consequencias". Durante o aquecimento para a partida contra o Wigan, o próprio uruguaio e os companheiros vestiram uma camisa que mostravam apoio a Suárez.

No mesmo dia, o futebol inglês foi marcado por outra decisão em relação a um caso de racismo: o zagueiro do Chelsea John Terry será processado por insultos racistas contra Anton Ferdinand, do Queens Park Rangers.          

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições