Gre-Nal disputado em alto nível termina com empate no Olímpico

Gre-Nal disputado em alto nível termina com empate no Olímpico

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:09

Um grande jogo, para um grande público. Com supremacia alternada, ora para o Grêmio, ora para o Inter, o Gre-Nal 383 terminou empatado. A partida, válida pela 31ª rodada do Brasileirão 2010, foi disputada na tarde deste domingo, no Estádio Olímpico, e teve placar de 2 a 2 (veja o vídeo com os gols da partida) .

André Lima e Fábio Santos fizeram os gols do Grêmio. O Inter igualou com Alecsandro e D'Alessandro. Fábio Rochemback foi expulso por botar a mão na bola no pênalti que deu origem ao segundo gol da equipe de Celso Roth.

Com o empate, o Inter segue à frente do rival. Os colorados têm 48 pontos, e estão na 5ª colocação. O Grêmio, com 47, é o 8º colocado

O velho Celso Roth

Celso Roth alterou a estrutura tática do Inter. Priorizou no planejamento para o Gre-Nal o combate ao Grêmio. Abdicou do 4-2-3-1, que dava à equipe posse de bola, para adotar um 3-6-1 repleto de marcações individuais - sistema utilizado por Roth no próprio Grêmio, em 2008.

Glaydson perseguiu Jonas a cada palmo de chão; Wilson Matias controlou Lúcio; Guiñazu vigiou Douglas; Bolívar cuidou de André Lima; e os laterais Nei e Kleber bloquearam os espaços de Fábio Santos e Gabriel.

Estratégia bem sucedida no início, mas frustrada logo após o Grêmio entender o que estava acontecendo. No seu 4-4-2 habitual, passada a surpresa com as mudanças do adversário, o time de Renato Gaúcho ocupou o campo colorado. E com a movimentação de seus principais jogadores, foi descosturando a rede de marcação alinhavada pelo Inter.

O Imortal

Logo contra o Inter, André Lima estreou novo par de chuteiras. Azuis. No pé direito, em branco, a inscrição 'O Imortal', referência ao mito da imortalidade tricolor - uma equipe proclamada aguerrida por seus torcedores. Sem nunca desistir da vitória. E foi pé-quente.

Mas no gol que marcou, André Lima usou estas mesmas chuteiras celestes apenas para impulsionar o corpo. De cabeça ele completou cobrança de falta do meia Douglas, aos 36, antecipando-se a Renan: Grêmio 1 a 0.

À esta altura o Grêmio dominava o primeiro tempo. Jonas perdera gol tão incrível que a legalidade da jogada estarreceu a todos. Ele surgiu livre em frente a Renan. Não estava impedido. Tocou para fora. Ainda antes, Douglas concluiu mal uma bela jogada pela esquerda. E depois do gol os tricolores seguiram posicionados praticamente dentro da área colorada, pressionando sob o combustível de um estádio em êxtase.

- Fica Celso Roth! Fica Celso Roth! - cantaram os gremistas quando os adversários deixaram o campo rumando ao vestiário dos visitantes.

Dois goleiros

Do mesmo vestiário, o Inter voltou com a primeira alternativa para corrigir a falta de ambição inicial. Rafael Sobis entrou, como atacante, em lugar de Glaydson, configurando um 4-4-2. O ímpeto tricolor, entretanto, intensificado pela vitória parcial, manteve o Grêmio no comando da partida.

Sobraram jogadas de efeito, lançamentos de trivela, toques de calcanhar, tabelas com passes de primeira, aproximações e passagens. Mas com tanta ênfase no detalhe o Grêmio esqueceu-se de aumentar a vantagem. Exagerou no capricho, desperdiçando chances.

D'Alessandro entrou em cena, e convocou Victor aos melhores momentos. Primeiro, o goleiro da Seleção Brasileira espalmou um chute de Rafael Sobis. Depois, duas vezes, barrou conclusões do meia argentino.

Quando Victor não achou a bola, Fábio Rochemback usou as mãos. Tentando reprisar o uruguaio Suárez na Copa do Mundo, na partida contra Gana, o volante do Grêmio defendeu cabeçada de Índio. A diferença é que não era o último lance da partida. E, para piorar, o pênalti entrou. Aos 20m, na cobrança, Alecsandro bateu forte, e empatou. E o Grêmio passava a ter um a menos.

O Homem Gre-Nal

No entanto, houve pouco tempo para a comemoração dos 2,8 mil colorados que foram ao Estádio Olímpico. Quatro minutos depois, os cânticos do lado vermelho da arquibancada foram abafados pela euforia dos mais de 40 mil tricolores: Fábio Santos tabelou com André Lima, invadiu a área, e torpedeou Renan, fazendo 2 a 1 para o Grêmio.

Esta mesma torcida do Inter voltaria a comemorar e fazer festa. D'Alessandro, jogador que adora clássicos, que sente prazer em sobrepujar o Grêmio, justificou a fama de 'Homem Gre-Nal'. Aos 38 ele recebeu fora da área, teve tempo para girar, e metralhar de canhota. A bola passou por Victor, entrou no canto esquerdo, e decretou o empate em 2 a 2.

Próximos jogos

Pela 32ª rodada, Grêmio e Inter jogam em dias distintos. Primeiro, os gremistas enfrentam o Fluminense no Rio de Janeiro, às 21h de quinta-feira. Às 16h de sábado os colorados recebem o Santos, no Estádio Beira-Rio.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições