Guga chora ao ser oficializado no Hall da Fama do Tênis

Guga chora ao ser oficializado no Hall da Fama do Tênis

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:14

Em 13 anos de carreira, Gustavo Kuerten conquistou 466 vitórias (358 em simples), levantou 28 troféus (20 em simples), foi tricampeão de Roland Garros, ocupou o posto mais alto do ranking mundial por 43 semanas e levou o Brasil às semifinais da Copa Davis. E sua entrada no Hall da Fama Internacional do Tênis, oficializada nesta quinta-feira, em São Paulo, veio acompanhada a elogios pelos feitos fora das quadras.

Tratado como um “grande humanitário”, o ex-número 1 do mundo se emocionou e não conteve as lágrimas. Ao discursar, ainda com a voz tremida, o catarinense de 35 anos optou por não citar seu projeto social - o Instituto Guga Kuerten.

Em vez disso, agradeceu a pessoas importantes em sua vida. Citou o pai, Aldo Kuerten, e os ex-tenistas Maria Esther Bueno e Thomaz Koch, que estavam presentes no auditório para a cerimônia.

- Tenho que confessar que nos meus primeiros 10 ou 12 anos de tênis, eu nem sabia que o Hall da Fama existia. Estava muito longe das minhas expectativas ou imaginação. Agora sei o quanto é importante estar lá. Sei que tive pessoas para seguir, como a Maria Esther, aqui hoje, e o Thomaz, que está aqui também. Pessoas que me ajudaram a encontrar uma maneira de acreditar que isso seria possível.

Na imaginação do meu pai, eu não conseguia chegar tão longe. Eu tive exemplos aqui no Brasil em geral, como o Ayrton Senna, que foi um mito e me orientou no começo da carreira. E também os tenistas internacionais, obviamente. Bjorn Borg, John McEnroe, caras dessa esfera. Depois Sampras, e Agassi - listou.

Antes do anúncio, o presidente do Hall, Christopher Clouser, tratou o ídolo brasileiro como alguém que usou o esporte para melhorar a vida das pessoas.

- No ano passado, em Newport (EUA), tivemos a entrada de Andre Agassi. Além de ser um grande jogador, Andre, como Guga, é um grande humanitário. Ele usou a força do tênis para melhorar a vida das pessoas. Guga, como grande jogador, mas também grande humanitário, estou feliz em anunciar que você foi eleito para o Hall da Fama.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições