MENU

Inesquecível! A primeira vez de cada um dos 23 convocados por Dunga

Inesquecível! A primeira vez de cada um dos 23 convocados por Dunga

Atualizado: Terça-feira, 15 Junho de 2010 as 7:05

Está chegando a hora! Nesta terça-feira, a seleção brasileira estreia na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, contra a Coreia do Norte, às 20h30m (15h30m de Brasília), no estádio Ellis Park, em Joanesburgo. Para muitos é o primeiro Mundial, para outros o segundo e para alguns o terceiro. De qualquer maneira, inesquecível. Assim como a primeira vez de cada um deles com a camisa verde e amarela.

Dos 23 jogadores convocados por Dunga para esta Copa do Mundo, a maioria estreou em jogos amistosos. Foram 13 deles. Os outros dez se dividem entre Copa América (quatro) e eliminatórias (seis). Mas cinco se destacam no grupo da seleção brasileira. São aqueles que, além de terem o privilégio de vestir a camisa do Brasil pela primeira vez, balançaram as redes no dia do debute.

Luis Fabiano é o mais famoso deles. O atual camisa 9 da seleção brasileira mostrou faro de artilheiro logo na primeira partida que fez. No dia 11 de junho de 2003, ele fez um dos gols da vitória por 3 a 0 sobre a Nigéria, em amistoso. De lá para cá, o Fabuloso anotou 25 gols em 36 jogos pela seleção brasileira. Se contarmos apenas a Era Dunga, o retrospecto é melhor ainda: 19 gols em 26.

Outros dois atacantes da atual seleção estrearam com gols. São eles Nilmar e Grafite. O primeiro fez um gol na goleada por 6 a 0, em amistoso com o Haiti, no dia 18 de agosto de 2004, e o segundo na vitória por 3 a 0 sobre a Guatemala, no dia 27 de abril de 2005. Completam a lista dos goleadores de estreia o volante Kleberson e o meia Julio Baptista.

Kleberson, que sequer foi aproveitado nos amistosos preparatórios contra Zimbábue e Tanzânia, fez sua estreia pela seleção brasileira em um jogo contra a Bolívia, vitória por 6 a 0. Já Julio Baptista debutou em partida contra o Verdy Tokyo, do Japão. Triunfo de 2 a 0 para o Brasil.

Confira abaixo a data e o jogo de estreia de cada um dos 23 convocados para a Copa do Mundo. Juan, Luisão, Julio Cesar e Maicon estrearam em uma Copa América, Lúcio, Thiago Silva, Gilberto Silva, Ramires, Elano e Robinho em uma partida de eliminatórias da Copa e o restante em amistosos.

veja também