Loco Abreu põe o Botafogo de volta à briga pelo título Brasileiro

Loco Abreu põe o Botafogo de volta à briga pelo título Brasileiro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:22

Na batalha travada neste sábado, no Engenhão, entre o time que luta pela glória e o que só briga para escapar do degredo, melhor para o Botafogo. Com um gol de Loco Abreu, o Alvinegro derrotou o Cruzeiro, por 1 a 0, e após duas derrotas seguidas (para Santos e Avaí) retorna forte à luta pelo título brasileiro. Já o time mineiro continua perto da zona de rebaixamento do Brasileirão, com os mesmos 34 pontos que tinha antes do jogo.

A equipe carioca chegou aos 55 pontos, o mesmo que o Corinthians, o segundo colocado, mas com um gol de saldo a menos. Se o Timão for derrotado pelo Avaí, neste domingo, no Pacaembu, o Botafogo passará à vice-liderança no saldo ou no número de gols marcados. A próxima partida do Alvinegro será no sábado contra o Figueirense, novamente no Engenhão. Já o Cruzeiro terá o Flamengo pela frente no dia seguinte, no mesmo local.

O time carioca começou a partida tentando demonstrar que não queria perder muito tempo para encontrar o gol. E em três minutos conseguiu três escanteios. No entanto, boa chance de marcar mesmo não veio, e o Cruzeiro passou a ter mais posse de bola e a tocando travou o ímpeto alvinegro, que confundindo velocidade com pressa passou a errar passes bobos.

Montillo e Roger atuavam soltos, o que representava perigo para a defesa do Botafogo, embora o argentino não viva uma boa fase. A equipe carioca conseguia algumas boas penetrações na área adversária com jogadas de velocidade, como uma com Renato aos 20 minutos, mas os arremates, como neste lance, e cruzamentos eram defeituosos. Outra possibilidade boa para o ataque alvinegro vinha dos presentes que a defesa cruzeirense dava em algumas saídas de bola.     Elkeson tenta tirar a bola de Marquinhos Paraná (Foto: Fernando Soutello / Divulgação AGIF)   Mas o primeiro lance de perigo foi do Cruzeiro, já com meia hora de partida: Anselmo Ramon foi lançado na área por Charles, mas Jefferson foi mais rápido e salvou o Botafogo. No contra-ataque, Herrera perdeu uma chance incrível, na pequena área, após boa jogada de Elkeson. Quando a partida voltava ao marasmo anterior, o Botafogo obteve duas boas oportunidades consecutivas: numa falta bem cobrada por Maicosuel e numa penetração na área de Herrera, que deu um chute inqualificável diante de Fábio.

Aos 45, a torcida alvinegra teve muitos motivos para vaiar o árbitro Wilton Pereira Sampaio. Diego Renan claramente recuou a bola para Fábio, que a agarrou quase em cima da linha de gol. No entanto, Sampaio considerou que o lateral do Cruzeiro não teve a intenção de passar a bola para o goleiro. Nenhum botafoguense que viu o lance ficou impassível, só o goleiro Jefferson, que ao fim do primeiro tempo disse ter também considerado o lance normal.

Caio Jr. é expulso na volta a campo, mas Loco marca de cabeça Caio Junior reclama com o quarto árbitro

(Foto: Fábio Castro / Divulgação Agif)   Na volta para a segunda etapa, o técnico Caio Júnior recebeu a notícia de que estava expulso, juntamente com o médico do Botafogo, Luis Fernando Medeiros, por terem reclamado veementemente do polêmico lance do fim do primeiro tempo. Antes, o treinador alvinegro trocara Herrera por Caio.

A configuração da partida havia mudado um pouco na etapa final, com o Cruzeiro buscando mais os contra-ataques rápidos em vez da chegada ao ataque na base do toque de bola. Mas aos 9 Loco Abreu abriu o marcador para o Botafogo aproveitando em bela cabeçada um cruzamento perfeito de Elkeson, na primeira chance que o time da casa teve neste período da partida.

O Alvinegro cresceu em campo e quase chegou ao segundo em bonita jogada individual de Maicosuel. O jogo ficou mais aberto, a torcida do Botafogo (12.397 pagantes - 15.724 no total - com renda de R$ 255.790,00) passou a incentivar mais o seu time e os lances de gol foram surgindo para os dois lados. Mas com a desvantagem no placar, o Cruzeiro foi obrigado a adiantar sua marcação e passou a pressionar mais o adversário, que só ia à frente em contra-ataques.

De tanto esbarrar na defesa adversária e em suas prórpias limitações, o Cruzeiro diminuiu o ritmo e quase levou mais um: Loco Abreu chegou a driblar Fábio, mas Naldo salvou o time mineiro quase em cima da linha do gol. Aos 44, Caio perdeu gol feito diante de Fábio e só pôde se lamentar. Mas não muito, porque pouco tempo depois a partida acabou com a vitória alvinegra.     Loco Abreu comemora seu gol com os companheiros do Botafogo (Foto: Fábio Castro / Divulgação Agif)

          Vídeo: Youtube

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições