Luiz Ramírez brilha e dá empate ao Timão em São Bernardo

Luiz Ramírez brilha e dá empate ao Timão em São Bernardo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:58

Presente no estádio Primeiro de Maio para sua reinauguração, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu um empate entre São Bernardo, time da cidade onde mora, e Corinthians, seu clube de coração. E seu pedido foi atendido graças ao seu xará Luis Ramírez. Foi do peruano o gol que evitou a primeira derrota do Timão no ano e que deu números finais à igualdade por 2 a 2 entre as equipes, em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Paulista.

Esse é o terceiro empate seguido do Corinthians no estadual (antes tinha empatado com Bragantino e Noroeste). Com seis pontos, a equipe alvinegra segue fora da zona de classificação, mas ainda tem um jogo a menos. De qualquer maneira, Tite segue invicto no Timão, com seis vitórias e sete empates. Já o São Bernardo foi a cinco pontos e também está longe do G-8.

Agora, o Timão concentra todas as suas forças na disputa da Taça Libertadores da América. Na quarta-feira, às 22h (de Brasília), o clube disputa uma vaga na fase de grupos com o Deportes Tolima, em Ibagué, na Colômbia. Após empate por 0 a 0 no Pacaembu, o Corinthians joga por uma igualdade com gols ou pela vitória, é claro.

Pelo Paulistão, o Corinthians volta a campo no dia 6 de fevereiro, domingo, pela sétima rodada, contra o Palmeiras, no estádio do Pacaembu, às 17h (o jogo válido pela sexta etapa, contra o Ituano, em casa, foi transferido para o dia 15).

Tigre mostra as garras

Acomodado em seu camarote no estádio Primeiro de Maio, ao lado de sua esposa, Dona Marisa, e do presidente do Corinthians, Andrés Sanches, Lula não deve ter gostado da atuação do Timão no primeiro tempo. Muito embora ele tenha declarado antes da partida que torceria por um empate entre as equipes.

Só que o São Bernardo não quis saber da grandeza do adversário e foi para cima do Timão, que iniciou a partida apenas com o goleiro Julio Cesar de titular – os outros dez eram reservas. A falta de entrosamento, então, pesou. E o Tigre, espertamente, abusou das jogadas em velocidade.

Aos dez minutos, por exemplo, Danielzinho recebeu ótimo passe nas costas de Fábio Santos, cortou o marcado e bateu por cobertura. Julio Cesar fez grande defesa. Só que aos 15, o goleiro não evitou gol de Júnior Xuxa. O meia aproveitou passe de Danielzinho, escolheu o canto e marcou. Lula não teve reação alguma.

O ex-presidente do Brasil, aliás, viu um massacre do São Bernardo nos minutos seguintes. Aproveitando a desorganização do Alvinegro e as avenidas que haviam nas laterais, o Tigre apostou nos contra-ataques. Danielzinho, por sinal, infernizou Diego Sacoman, que no lance do gol ficou caído no gramado.

Mas de um lance raro de qualidade do Corinthians na etapa inicial saiu o empate corintiano. Edno recebeu a bola na meia-lua e tocou para Danilo, entre os zagueiros do Tigre. Com categoria, o meia bateu de perna esquerda, colocado, e encobriu Marcelo Pitol. Lula sorriu com o gol, e Dona Marisa comemorou bastante.

Timão melhora, mas vacila

Preocupado com a marcação no meio de campo, o técnico Tite resolveu mudar o Corinthians para o segundo tempo. Sacou Marcelo Oliveira e escalou Ralf, um dos titulares que ficaram no banco de reservas como opção. Independentemente disso, a postura do Timão logo de cara foi outra. Mais agressivo, foi para o ataque.

Aos seis minutos, um lance polêmico. Após cruzamento de Luis Ramírez para área, Edno tentou antecipar Leandro Camilo e caiu na área, reclamando um empurrão. O árbitro nada marcou. Dois minutos depois, um lance mais agudo do Timão que mostrou sua nova cara na etapa final. Morais chutou e a bola raspou o travessão.

Sem saber controlar a pressão do Corinthians, o Tigre começou a se atrapalhar, perdendo bolas na saída de jogo. Mas o contra-ataque dos donos da casa ainda era forte. Danielzinho recebeu na direita da grande área, driblou Julio Cesar e bateu cruzado, aos 19 minutos. Mas Moradei apareceu para evitar.

O Timão, porém, logo retomou o controle da partida. Mais veloz, a equipe do técnico Tite chegava com perigo à área. Mas parava na falta de pontaria e no goleiro Marcelo Pitol. E pagou caro por isso aos 27. Após chute de Lucas, Julio Cesar dá rebote e Cauê arremata de primeira para fazer 2 a 1 para o Tigre.

Lula, dessa vez, riu timidamente. Até porque seus planos de empate iam por água abaixo. Mas a salvação veio do Peru. Luis Ramírez deixou dois marcadores para trás, aos 35, e chutou forte, sem chance para Marcelo Pitol. Um golaço! O lance evitou a primeira derrota do Timão em 2011 e fez seu torcedor ilustre sorrir.

Por: Leandro Canônico

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições