Na base do 'erro zero', Vasco encara La U por vaga na decisão

Na base do 'erro zero', Vasco encara La U por vaga na decisão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:19

Dedé em treino no Chile: esperança vascaína

(Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com) O adversário é considerado um dos mais fortes do continente. O ambiente promete ser hostil e de muita pressão. Mas o Vasco não tem direito a errar se quiser manter vivo o sonho de conquistar mais um título em 2011. A equipe enfrenta o Universidad de Chile nesta quarta-feira, no Estádio Santa Laura, em Santiago, às 21h50m de Brasília (20h50m locais), em partida válida pela semifinal da Copa Sul-Americana, em busca do objetivo de retornar às glórias internacionais. No entanto, o Vasco tem uma difícil missão a cumprir. Depois do empate em 1 a 1 em São Januário, no jogo de ida, o Vasco precisa vencer ou empatar com dois ou mais gols. Isso diante de um adversário que sofreu dois gols em toda a competição. O Universidad de Chile se classifica se vencer ou se houver empate em 0 a 0. Caso se repita o placar da primeira partida, a decisão será nos pênaltis. Quem passar enfrenta a LDU, do Equador, na decisão.

Mesmo assim, o Vasco chegou a Santiago com extrema confiança. Após mais uma vitória sofrida e emocionante no último domingo – quando marcou o gol do triunfo sobre o Fluminense, pelo Brasileirão, aos 45 minutos do segundo tempo –, a equipe do técnico Cristóvão Borges teve mais uma vez a certeza de que nada é impossível e de que vale a pena acreditar até o fim. Uma prova de que todos estão dispostos a ajudar foi a atitude de Juninho Pernambucano. Suspenso do jogo contra o Flamengo, neste domingo, o meia pediu para integrar o grupo que viajou para o Chile, mesmo com dores no ombro direito.

A Rede Globo transmite a partida para todo o Brasil, menos para o estado de São Paulo. O SporTV e o SporTV HD exibem o duelo para todo o país. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogo em Tempo Real.

Universidad de Chile: o técnico Jorge Sampaoli não abriu o treinamento da última terça-feira para imagens e manteve o mistério para o jogo decisivo. A dúvida é Marcelo Díaz, que se recupera de uma lesão. La U deve entrar em campo com Jhonny Herrera, Osvaldo González, Marcos Gonzalez e José Rojas; Matías Rodríguez, Charles Aránguiz, Marcelo Díaz e Eugenio Mena; Eduardo Vargas, Gustavo Canales e Francisco Castro. Vasco: como de costume, o treinador Cristóvão Borges não divulgou qual será a formação da equipe. A certeza é a volta de Diego Souza, que não disputou o jogo de ida por cumprir suspensão. No entanto, ele pode atuar no meio-campo ou no ataque. Juninho Pernambucano, que sofre com dores no ombro direito, pediu para viajar ao Chile. O Reizinho pode começar como titular ou entrar no segundo tempo. O Vasco deve ser escalado com a seguinte formação: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Romulo, Allan, Juninho Pernambucano e Diego Souza; Bernardo e Élton.

Universidad de Chile : assim como no jogo de ida, todo o elenco está à disposição do técnico Jorge Sampaoli. Vasco : Eder Luis sofreu fratura no pé esquerdo e não atua mais na temporada. Eduardo Costa ainda se recupera de lesão na coxa esquerda, e Felipe foi poupado para o jogo contra o Flamengo, neste domingo.

Dario Ubriaco, do Uruguai, apita o jogo, auxiliado por Mauricio Espinosa e Miguel Nievas, também do Uruguai.

Universidad de Chile: Eduardo Vargas é considerado o homem mais perigoso do forte ataque chileno. Depois de passar em branco em São Januário, o atacante está motivado para deixar sua marca jogando diante de sua torcida.

Vasco: inicialmente descartado por conta de dores no ombro direito, Juninho Pernambucano pediu para enfrentar La U. Suspenso do clássico contra o Flamengo, pelo Brasileirão, o meia pode ser arma importante do Vasco fora de casa, levando perigo nas jogadas de bola parada.

José Rojas, lateral do Universidad de Chile: “O Vasco vai jogar para cima. Isso de equipe mista ou reserva nessa altura do campeonato não vale nada, porque todos querem estar numa final, e por isso vão escalar o que tiverem de melhor. Seria lindo chegar à final, mas sabemos que não será fácil.” Cristóvão Boges, técnico do Vasco: “Vamos procurar fazer bem o nosso jogo, apesar das dificuldades, pois o Universidad de Chile é um grande adversário. Essa é uma oportunidade que podemos aproveitar, e muito, pois queremos conquistar mais esse título.”

* O Vasco precisa quebrar o tabu de ter perdido todas as suas partidas fora do Brasil atuando pela Copa Sul-Americana. Em 2007, a equipe perdeu para Lanús, da Argentina, e América do México, ambos por 2 a 0. Em 2011, foi derrotado por Aurora, da Bolívia (3 a 1), e Universitário, do Peru (2 a 0).

* Em compensação, o Vasco tem retrospecto favorável enfrentando adversários do Chile. São 18 jogos disputados, com oito vitórias, sete empates e três derrotas. A última vez que a equipe atuou no país foi pela Copa Mercosul de 2001: derrota por 2 a 1 para o Universidad Católica.

* Invicto há 30 jogos, o Universidad do Chile sequer sofreu gols jogando em casa pela Copa Sul-Americana de 2011. São quatro partidas em Santiago e quatro vitórias. Em compensação, a equipe ainda busca disputar sua primeira decisão internacional.

O último duelo entre Vasco e Universidad de Chile aconteceu há uma semana. No dia 23 de novembro, as equipes empataram em 1 a 1, em São Januário, no jogo de ida da semifinal da Copa Sul-Americana. O Vasco abriu o placar com Bernardo, aos 32 minutos do primeiro tempo, mas os chilenos empataram com Osvaldo González, de cabeça, aos 33 minutos da segunda etapa.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições