Na estreia de Cuca, Galo enfrenta retrospecto favorável ao Botafogo

Na estreia de Cuca, Galo enfrenta retrospecto favorável ao Botafogo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:31

Atlético-MG e Botafogo estreiam na Copa Sul-Americana nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Ipatingão, em Ipatinga. Além das estreias dos times na competição, o jogo marca também a primeira vez de Cuca no comando do time mineiro, após deixar o arquirrival Cruzeiro. O treinador desembarcou em Minas Gerais na última segunda-feira e comandou apenas um treinamento com o novo grupo de jogadores. Sem muito tempo para experiências, ele deve mandar a campo a base montada por Dorival Júnior. Se no Brasileirão o momento é de crise, a expectativa é iniciar bem a competição continental que ao campeão dá vaga na Taça Libertadores de 2012.

Já Caio Júnior conseguiu atravessar as turbulências no comando técnico do Botafogo e chega ao Vale do Aço de bem com a torcida. Tudo graças à goleada sobre o Vasco, por 4 a 0, no último domingo. Em boa fase no Brasileirão, ele deve se dar ao luxo de mandar a campo uma equipe modificada, mas sem perder a qualidade. E além dessa qualidade, o treinador espera contar com outro fator para se dar bem contra o rival: o retrospecto, sobretudo o recente. O Botafogo não perde para o Galo desde 2008, e esta é a única derrota nos últimos 19 jogos. Foram seis empates e 12 triunfos do time de General Severiano.     O duelo de alvinegros terá a arbitragem de Paulo César de Oliveira, que será auxiliado por Roberto Braatz e Carlos Berkenbrock. A TV Globo Minas transmite o jogo, ao vivo, para toda Minas Gerais, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo, em Tempo Real e com vídeos, a partir das 21h20m.

Atlético-MG: o jogo marca a estreia de Cuca à frente do Galo. O curioso é que menos de dois meses atrás, ele era o técnico do arquirrival Cruzeiro. Sem tempo para conhecer bem e treinar o grupo, ele aposta na base montada por Dorival Júnior, seu antecessor. Mal no Brasileirão, o torneio Sul-Americano pode ser a chance de o time conquistar a tão sonhada vaga na Taça Libertadores, competição que não disputa desde 2000.

Botafogo: no momento em que o Botafogo recuperou o bom astral após a vitória por 4 a 0 sobre o Vasco, no último domingo, a equipe inicia a trajetória na Copa Sul-Americana como mais uma forma de realizar o sonho do retorno à Libertadores. Afinal, a última vez que o time disputou a competição foi em 1996. O desafio é transmitir para a nova competição a motivação do Campeonato Brasileiro.

Atlético-MG: Cuca chegou na última segunda-feira e comandou apenas um treinamento na Cidade do Galo. Com relação ao time que vinha atuando, ele deve fazer mudanças, a primeira no esquema tático. Sai o 3-5-2 e volta o 4-4-2. Em campo, jogadores antes barrados por Dorival podem ter nova chance, casos do goleiro Renan Ribeiro, do zagueiro Réver, do lateral-esquerdo Guilherme Santos e do volante Toró. Já o atacante Guilherme deve seguir como opção de banco, pois não está com o condicionamento físico ideal. Assim, o time deve entrar em campo com Renan Ribeiro (Giovanni); Patric, Réver, Leonardo Silva e Guilherme Santos; Toró, Serginho, Richarlyson e Caio; Magno Alves e André.

Botafogo: Caio Júnior revelou que Cortês, Renato e Elkeson sequer viajam para Ipatinga, pois serão poupados. No entanto, o treinador não quis revelar a equipe que enfrenta o Atlético-MG. A tendência é que outros titulares possam ser poupados, ficando no banco de reservas. Um deles pode ser o zagueiro Antônio Carlos. O Botafogo deve entrar em campo com a seguinte formação: Jefferson; Lucas, Gustavo (Antônio Carlos), Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Léo (Lucas Zen), Felipe Menezes e Maicosuel; Herrera e Loco Abreu.

Atlético-MG: o volante Dudu Cearense. Na última partida do Brasileirão, contra o Figueirense, ele entrou no intervalo e com menos de dois minutos marcou um gol. Mas no lance, ele se chocou contra a trave e sentiu as costelas. Nenhuma fratura foi detectada nos exames, mas o jogador não tem condições de jogo.

Botafogo: Cortês, Renato e Elkeson foram poupados. Além deles, Everton e Caio estão entregues ao departamento médico. Por conta disso, os dois últimos não foram inscritos na primeira fase da Copa Sul-Americana.

Atlético-MG: em Cuca. Além de fazer sua estreia pelo Galo menos de dois meses após deixar o arquirrival Cruzeiro, ele também reencontra um velho conhecido: o Botafogo. Cuca trabalhou no clube de General Severiano por dois anos, e sempre realizou bons trabalhos. Ele tem a missão de recuperar o time no Brasileirão, mas antes, dar o primeiro passo na Copa Sul-Americana.

Botafogo: ausente da vitória por 4 a 0 sobre o Vasco, no último domingo, por cumprir suspensão, Maicosuel retorna ao

Botafogo. Ele terá mais uma oportunidade para mostrar que, com a sequência de partidas, pode recuperar a qualidade técnica apagada desde que retornou aos gramados após oito meses se recuperando de uma grave lesão no joelho.

Cuca, técnico do Atlético-MG: “Tudo de bom que eles fizerem no jogo é mérito do Dorival Júnior e da equipe dele, porque eu só estou organizando a situação para um jogo, e os méritos serão dele e da comissão passada. O Dorival saiu e deixa um ambiente formidável para trabalharmos. Aí que a gente vê o bom treinador, quando ele sai e deixa as coisas organizadas.”

Caio Júnior, técnico do Botafogo: “A Copa Sul-Americana coloca muitas coisas em jogo, como vaga na Libertadores e Recopa. Sabemos que ir bem em duas competições é um feito, mas vamos buscar isso atuando no limite e seguindo o planejamento interno.”

* Os dois times já se enfrentaram 84 vezes na história, com 40 vitórias do Botafogo, 23 do Atlético-MG, além de 21 empates. São 166 gols dos cariocas, contra 129 dos mineiros. * Botafogo e Atlético-MG iniciam a luta por um título inédito. As duas equipes disputam a Copa Sul-Americana graças às suas campanhas realizadas no Campeonato Brasileiro do ano passado, quando o Bota terminou em 6º lugar, com 59 pontos e o Galo em 13º, com 45 pontos.

* O Atlético-MG disputa pela sexta vez a Copa Sul-Americana e somente em uma oportunidade conseguiu passar da fase nacional da competição. Em 2003, o Galo foi eliminado em um grupo que tinha Corinthians e Fluminense; em 2004, a equipe mineira foi eliminada pelo Goiás (2x4; 1x1); em 2008, pelo Botafogo (1x3; 2x5); em 2009, novamente pelo Goiás na disputa por pênaltis e ano passado, ficou nas quartas de final, derrotado pelo Palmeiras.

* O Botafogo disputa pela quinta vez a Copa Sul-Americana. Em 2006, em sua primeira participação, a equipe carioca não passou da fase brasileira, eliminado pelo Fluminense nos pênaltis, após dois empates por 1x1. Em 2007, o Botafogo passou pelo Corinthians na fase brasileira (3x1 e 2x1), mas foi eliminado pelo River Plate nas oitavas de final. Em 2008, a equipe carioca passou por Atlético-MG e América de Cali, mas foi eliminada pelo Estudiantes de La Plata nas quartas de final. Finalmente em 2009, o carrasco botafoguense foi o Cerro Porteño do Paraguai nas quartas de final.

Os dois times se enfrentaram pela última vez no dia 30 de outubro de 2010, em jogo válido pelo segundo turno do Brasileirão. Mesmo com o jogo sendo realizado na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, quase lotada (17.012 pagantes), o time da Estrela Solitária não se abalou e venceu por 2 a 0. Os dois gols do jogo foram marcados na etapa complementar, com Edono aos 30 minutos e Loco Abreu aos 45. Na época, o técnico do Botafogo era o técnico Joel Santana, atualmente no Cruzeiro.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições