Na ressaca pós-Copa, Fluminense e Prudente matam saudade do torcedor

Na ressaca pós-Copa, Fluminense e Prudente matam saudade do torcedor

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:19

Acabou a agonia. Durante quase um mês e meio, torcedores de Fluminense e Grêmio Prudente sofreram com a seleção brasileira, secaram os argentinos, aplaudiram os gols de Forlán, os passes de Xavi e viram a Espanha ser campeã da Copa do Mundo da África do Sul. Foi uma verdadeira overdose de futebol. Faltava, no entanto, a oportunidade de torcer pelo seu clube. Chegou, então, a hora de matar a saudade e fazer o que mais gosta: ir ao estádio. O Brasileirão está de volta, e para tricolores e prudentinos em seu palco principal: o Maracanã, onde as equipes se enfrentam nesta quinta, às 21h (de Brasília), pela oitava rodada.

A espera para os cariocas foi mais cômoda. Com 15 pontos e vindo de quatro vitórias consecutivas, o Fluminense é o terceiro colocado, atrás apenas de Corinthians e Ceará. Com o empate entre os alvinegros nesta quarta-feira, o Flu assumirá a ponta se vencer. Neste período, chegaram reforços, mas a base segue intacta e, segundo o próprio Muricy Ramalho, o conjunto no retorno será ainda maior.

O Grêmio Prudente, por sua vez, aproveitou a paralisação para arrumar a casa. A equipe tem oito pontos e está na 16ª colocação, pertinho da zona de rebaixamento. Nesta quarta-feira, a diretoria obteve uma vitória na Justiça Desportiva e conseguiu um efeito suspensivo que garante que sejam computados os três pontos perdidos com a suposta escalação irregular do zagueiro Paulão na partida contra o Flamengo, na 3ª rodada.

'Reforçado' pelo Maracanã, Flu tem duas novidades

A festa de despedida foi bonita, com triunfo sobre o Vitória na sexta rodada do Brasileirão, mas a indefinição sobre o início das obras visando a Copa de 2014 deu uma sobrevida ao Maracanã e um presente ao Fluminense, que poderá encarar o Prudente em casa. O torcedor, por sua vez, agradece e promete lotar o estádio.

Dentro de campo, poucas novidades. Com Valencia ainda sem visto de trabalho, e Emerson e Belletti sem condições de jogos por conta da janela de transferências para jogadores vindos do exterior, Muricy fez apenas duas alterações em relação ao time que venceu as últimas partidas: André Luis entra na vaga de Leandro Euzébio, suspenso, enquanto Alan ganhou a posição de Rodriguinho.

Já no gol, Fernando Henrique, que já tinha sido titular na partida contra o Avaí, permanece no lugar de Rafael, recuperado de uma pancada na cabeça. De acordo com o treinador, a mudança se deve a comportamento do goleiro quando foi exigido.

- Não tenho preferência por ninguém. Não tem essa de técnico ter jogador que leva para onde vai comigo. Não existe isso. Minha preferência é pelo cara que vai ali (no campo) e se torna importante. Se tiver a oportunidade e for bem, permanece. Foi o que aconteceu com o Fernando Henrique.

Com a proximidade do retorno do Brasileirão, o Fluminense evita reclamar da paralisação em um momento em que estava embalado – quatro vitórias consecutivas. Para Muricy, o mais importante foi aproveitar o tempo livre para aprimorar alguns fatores que podem fazer a diferença na reta final

- Quem está lá em cima, acha que se o campeonato continuasse ia ser bom. Quem está na parte de baixo, o contrário. Cada um usa o argumento que lhe for melhor. Eu, particularmente, acho importante trabalhar a parte física. A reta final é complicada, no calor. Além disso, há também a parte psicológica, que é importante estar forte.

Grêmio Prudente fala em 'novo campeonato'

Com campanha decepcionante nas rodadas iniciais do Brasileirão, o Grêmio Prudente também aproveitou o “folga” para intensificar os treinamentos. Os resultados, ao menos, foram animadores: dois amistosos e duas vitórias, contra Marília e Cene-MS. Animado, o lateral Marcelo Oliveira fala em vida nova:

- É um novo campeonato que começa. Todo jogo será difícil, uma final. Não podemos pensar que teremos alguma partida fácil porque esse pensamento é errado. É um jogo bom, contra o Fluminense no Maracanã, sabemos que é um time qualificado, que cresceu muito nas últimas rodadas, e que vai nos dar trabalho, mas nós também vamos criar dificuldades pra eles lá dentro - disse o volante e lateral Marcelo Oliveira.

Para a partida, o técnico Toninho Cecílio poderá contar com praticamente todos os titulares. A única dúvida é com relação ao lateral-direito Paulão. Voltando de contusão, o comandante pode optar por começar o jogo no Maracanã com o substituto Sasha.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições