Neymar brilha, e Santos decreta o rebaixamento do Goiás à Série B

Neymar brilha, e Santos decreta o rebaixamento do Goiás à Série B

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:07

O Goiás é o segundo clube rebaixado para a Série B do Brasileirão em 2010. Após o Grêmio Prudente, o Esmeraldino caiu neste domingo, após ser goleado pelo Santos, por 4 a 1, no Serra Dourada, pela 36ª rodada, em mais uma noite brilhante de Neymar, autor de três gols. Com o triunfo, o Peixe quebra uma sequência de seis jogos sem vitórias. O time verde fica com 32 pontos, na penultima posição. Mesmo que vença seus dois últimos jogos, somará insuficientes 38 pontos, que não bastam sequer para a equipe alcançar o Vitória, 17º colocado. Já o Peixe, com 55 pontos, está em sétimo.

O jogo foi marcado ainda por um atraso de 37 minutos. Uma forte pancada de chuva em Goiânia derrubou a energia elétrica do estádio.

Goias ameaça, mas para

O Goiás entrou em campo sem seus dois principais atacantes, Rafael Moura e Felipe, poupados para o jogo de quarta-feira, contra o Palmeiras, pelas semifinais da Copa Sul-Americana, Deu a impressão que o técnico Artur Neto já pressentia que o rebaixamento era só uma questão de tempo. Mas mesmo com um ataque reserva, o  time esmeraldino tratou de tentar abrir o placar logo no início, cercando o Santos.

Aos sete minutos, Otacílio Neto arriscou um chute de fora e obrigou Rafael a espalmar. O tiro, rasteiro, entraria no cantinho esquerdo do goleiro santista. O Peixe, disperso e desatento, não conseguia sair jogando. Os três volantes, Adriano, Arouca e Rodriguinho não conseguiam iniciar as jogadas, isolando o meia Marquinhos e os atacantes Neymar e Zé Eduardo. Assim, não demorou para o Esmeraldino abrir o placar. Aos 11 minutos, Douglas cobrou escanteio da direita. Hernando ganhou de Edu Dracena e cabeceou firme, para o chão, sem chances para Rafael.

Só depois de levar o gol é que o Santos resolveu começar a jogar.  Para isso, adiantou sua marcação, com seus volantes, sobretudo Rodriguinho e Arouca, iniciando a marcação além do meio de campo. O Peixe passou a ter a bola a seus pés. Neymar, como sempre, era o jogador mais insinuante da equipe praiana. Sempre em velocidade, costurando a marcação, só sendo parado com faltas. Aos 19, ele iniciou a jogada pela direita e passou para Danilo, que se livrou de Wellington Saci com um corte seco, e chutou cruzado, rasteiro, sem chances para Harley.

O gol abateu demais o Goiás, que aí passou a jogar como time rebaixado: apático, errando passes, chamando o Santos, que quase ampliou aos 22, numa jogada de zagueiros. Durval apareceu livre pela esquerda e cruzou rasteiro para Edu Dracena. O capitão chegou de carrinho e completou para o gol, mas a bola bateu na trave.

Segundo tempo de Neymar

O Goiás parecia já conformado com o rebaixamento. Não foi para cima de jeito nenhum. Não houve jogadas desesperadas ou discussões típicas de time desesperado. Apatia, apenas. O Santos, por sua vez, tem Neymar. Após um primeiro razoável, com algumas boas arrancadas, o craque desequilibrou no segundo tempo. Fez três gols e acabou com o adversário já combalido.

O primeiro, de pênalti que ele mesmo sofreu, aos 30 minutos. Invadiu a área, levou um rapa de Rafael Toloi e caiu. Na primeira cobrança, ele tentou ser malandro. Após o juiz apitar, foi andando para a bola como se quissesse dar uma última ajeitada. Em vez disso, chutou para o gol. A jogada foi anulada, o Menino da Vila levou amarelo e teve de repetir a cobrança. Aí, sim. Uma batida limpa, rasteira, no canto direito de Harley.

Entregue, o Goias apenas assistia Neymar desfilar. Aos 34, ele recebeu bola que veio da direita, ajeitou e apenas colocou no canto direito. Aos 37, uma pintura para fechar o placar e decretar a queda do Esmeraldino. Neymar recebeu pela direita, e, com um leve toque, encobriu Harley.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições