MENU

No Mundial, ginasta do Japão conquista o bi no individual geral

No Mundial, ginasta do Japão conquista o bi no individual geral

Atualizado: Sexta-feira, 22 Outubro de 2010 as 3:37

Os olhos estavam todos voltados para japonês Kohei Uchimura. O campeão mundial de 2009 era o homem a ser batido no individual geral em Roterdã. A proteção no ombro esquerdo e a cara de dor em alguns movimentos poderiam dar aos adversários a impressão de que o caminho poderia ser um pouco mais fácil. O russo Maxim Devyatovskiy, que passou à  final na 15ª colocação, tentou tirar proveito da lesão do adversário e liderou as três primeiras rotações. Mas Uchimura fez valer seu favoritismo, assumiu a ponta na quarta rotação e conquistou o bicampeonato (92.331).

O japonês já havia subido ao pódio neste Mundial da Holanda. Ajudou a equipe de seu país a assegurar a medalha de prata, ficando atrás apenas dos chineses. Na disputa desta sexta-feira, ele não figurava entre os três primeiros até a metade da prova. A arrancada começou nas argolas, quando Uchimura assumiu a vice-liderança. Tomou a ponta após o salto sobre o cavalo e se manteve lá até a sua última apresentação, na barra fixa.

Devyatovskiy fazia a sua parte. Mas a essa altura, apenas uma grande falha poderia tirar do rival o ouro. Quem acabou falhando foi o russo, que sofreu uma queda na apresentação no cavalo com alças, levando seu técnico ao desespero. A prata que estava nas mãos escapou e parou nas do alemão Philipp Boy  (90.048), seguido do americano Jonathan Horton (89.864).  Sem esconder a apreensão, o atual campeão observava a tudo.  Ainda restava passar pelo último aparelho para comemorar mais um título. Foi impecável.

veja também