No palco do 100º gol de Ceni, Tricolor tem a sua primeira 'decisão' de 2011

No palco do 100º gol de Ceni, Tricolor tem a sua primeira 'decisão' de 2011

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:48

Duas realidades completamente diferentes. De um lado, o São Paulo, que luta por seu primeiro título da Copa do Brasil, tem um elenco repleto de estrelas e folha de pagamento beirando os R$ 2,5 milhões mensais. Do outro, o Santa Cruz, um dos gigantes do Nordeste, que perdeu o rumo em temporadas passadas e está em fase de reconstrução. Líder do Campeonato

Pernambucano, o time está perto de garantir uma vaga na quarta divisão do futebol brasileiro e luta para superar as dificuldades com um investimento de R$ 200 mil mensais. Mas, na noite desta quarta-feira, o todo poderoso clube do Morumbi terá de reencontrar o bom futebol se não quiser amargar um vexame que faria o primeiro semestre de 2011 ir por água abaixo. O time conta com o título da Copa do Brasil para garantir de maneira antecipada uma vaga na Taça Libertadores da América de 2012.    

Após cumprir suspensão, Dagoberto volta ao São Paulo e fará o duelo de artilheiros contra Gilberto, do Santa Cruz, que está perto de ser negociado com o Corinthians (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

  A tarefa, no entanto, não será das mais fáceis. O Santa Cruz aposta todas as suas fichas na forte marcação, que anulou as principais peças são-paulinas no Recife, quando o time da casa venceu por 1 a 0, resultado que faz os pernambucanos sonharem com a classificação. Para aumentar ainda mais o otimismo, a equipe vem de vitória sobre o rival Sport por 2 a 0, em partida realizada no último domingo, na Ilha do Retiro.

A bola vai rolar na Arena Barueri, palco onde Rogério Ceni marcou o centésimo gol de sua carreira, a partir das 21h50m e o GLOBOESPORTE.COM acompanha o duelo em tempo real, com vídeos exclusivos. Pela TV, as opções são: TV Globo (para os estados de SP,  PR e PE) e Sportv. O árbitro da partida será o carioca Gutemberg de Paula Fonseca, que será auxiliado por Márcia Lopes Caetano e Wagner de Almeida Santos.

São Paulo: para a equipe do Morumbi, são apenas duas possibilidades. Nos 90 minutos, a obrigação será de vencer pelo menos por dois gols de diferença. Para buscar a classificação nas cobranças de pênaltis, o time tem de ganhar pelo mesmo placar do jogo de Recife.

  Santa Cruz: após a vitória por 1 a 0, o time ganhou confiança e otimismo. Vale lembrar que a equipe pernambucana tem três resultados que lhe servem: vitória, empate ou derrota por um gol desde que marque pelo menos uma vez na noite desta quarta-feira.

São Paulo: no último treino antes da decisão desta quarta, o técnico Paulo César Carpegiani não permitiu a presença da imprensa. A tarefa é encontrar uma formação capaz de fugir da feroz marcação adversária. Em relação ao time que venceu o Mirassol no último domingo por 1 a 0, as novidades serão o zagueiro Rhodolfo e o atacante Dagoberto, que cumpriram suspensão. A  novidade pode ser a entrada de Ilsinho na vaga de Rodrigo Souto, que perdeu terreno com o treinador após marcar um gol contra na partida de ida. Rivaldo, que não agradou em Recife, ficará no banco. A equipe jogará com: Rogério Ceni; Rhodolfo, Alex Silva, Miranda e Juan; Jean, Carlinhos Paraíba, Ilsinho e Lucas; Dagoberto e Fernandinho.

Santa Cruz:   Em relação ao time que venceu no Recife, o desfalque será o zagueiro Leandro Souza, que foi expulso e terá de cumprir suspensão automática. Ele será substituído por André Oliveira, que formará dupla com o experiente Thiago Matias, que teve passagem pelo Palmeiras. O técnico Zé Teodoro mandará a seguinte equipe a campo: Tiago Cardoso, Jackson, Thiago Matias, André Oliveira e Renatinho; Éverton Sena, Jeovânio, Cléber Goiano e Natan; Landú e Gilberto.

São Paulo: após ter sido anulado pelo volante Éverton Sena na partida de Recife, o meia Lucas entrará em campo animado para dar a volta por cima após ter marcado um golaço na vitória sobre o Mirassol, no final de semana. O camisa 7 é uma das principais armas do esquema do técnico Paulo César Carpegiani.

Santa Cruz: artilheiro da equipe na temporada, com dez gols marcados em 12 partidas disputadas, o atacante Gilberto sabe que, se deixar a sua marca nas redes adversárias, deixará o time do Nordeste muito perto da classificação. Ele promete dar trabalho para o trio de zagueiros do Tricolor, formado por Alex Silva, Miranda e Rhodolfo.

Dagoberto , atacante do São Paulo: " É um momento bom para voltar ao time. Acho até que é uma obrigação nossa de vencer este jogo. Pelo time que temos, pela estrutura... Independentemente de quem for jogar, o mais importante é conseguir esta classificação."

  Zé Teodoro, técnico do Santa Cruz :  " Este é o jogo da vida dos jogadores do Santa Cruz. Temos de estar preparados para tudo. Já conseguimos muito trazendo o confronto para São Paulo, mas não vamos nos contentar com pouco. Temos de acreditar, saber que temos condições de surpreender ."

* A história dos confrontos entre Santa Cruz e São Paulo registra uma ampla superioridade da equipe paulista. Foram disputados 26 jogos, com 19 vitórias do Tricolor, cinco empates e apenas duas derrotas.

* Atuando na Arena Barueri, sua segunda casa, o Tricolor tem o ótimo aproveitamento de 72,7% dos pontos disputados. Foram oito vitórias e três derrotas em 11 partidas realizadas no local. O time marcou 25 gols e tomou 13.

* O São Paulo não costuma dar muita sorte quando disputa um mata mata. Nas últimas 18 ocasiões em que a equipe disputou uma vaga para a próxima fase de uma competição, obteve êxito em apenas seis vezes.

* A equipe do Morumbi tem 100% de aproveitamento em duelos contra o Santa Cruz realizados em São Paulo. Até agora, foram oito partidas e oito vitórias, com 19 gols marcados e apenas quatro gols sofridos.

* O Tricolor paulista já disputou 33 partidas como mandante na história da Copa do Brasil. Até agora, foram 23 vitórias, sete empates e três derrotas, aproveitamento de 76,7% dos pontos conquistados. Já o Santa Cruz atuou em 34 ocasiões como visitante. Nesse período, a equipe pernambucana conquistou dez vitórias, sete empates e sofreu 17 derrotas, aproveitamento de 36,2% dos pontos conquistados.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições