Nova vitória do Orson, destaque da terceira etapa da Copa Mitsubishi Motors

Nova vitória do Orson, destaque da terceira etapa da Copa Mitsubishi Motors

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Nova vitória do Orson, destaque da terceira etapa da Copa Mitsubishi Motors

Warm Up da Rolex Ilhabela Sailing Week teve mais um dia de sol, ventos constantes e duas regatas na Ponta das Canas, em Ilhabela

O final de semana foi perfeito para uma competição de vela em Ilhabela. Sol e ventos constantes compuseram o cenário da abertura da terceira etapa da Copa Mitsubishi Motors 2008, que realizou quatro regatas. Nas duas provas do domingo, 08 de junho, o destaque novamente foi o Orson, vencedor da primeira regata e terceiro na segunda da classe ORC Internacional. Com isso, o barco que acabou de chegar da Argentina acumulou três vitórias, somadas as duas do sábado. Em segundo ficou o favorito Touché/Safra,ganhador da segunda regata do domingo. A terceira etapa, conhecida como Warm Up da 35ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, será concluída no próximo final de semana, 14 e 15 de junho.

Depois de realizar as competições no sábado no Canal de São Sebastião, a Comissão de Regatas do Yacht Club de Ilhabela, organizadora do evento, preferiu não arriscar e montou as regatas do domingo na Ponta das Canas, no norte de Ilhabela, local de ventos mais fortes e constantes. A estratégia deu certo e os 45 barcos participantes disputaram duas regatas de cerca de 5 milhas náuticas cada (cerca de 9 quilômetros) na tarde do domingo, com ventos de 9 nós em média.

Na ORC Internacional, que reúne os barcos mais modernos e velozes da atualidade, o Orson, comandado por Carlos Eduardo Souza e Silva, mostrou mais uma vez que poderá dar trabalho aos favoritos da Rolex Ilhabela Sailing Week, marcada para 6 a 12 de julho. Completou a terceira vitória consecutiva, seguido do Montecristo, Asa Alumínio e Touché/Safra. Na segunda regata do dia, o favorito Touché finalmente andou bem e venceu, com o Asa Alumínio em segundo, Orson e Montecristo, a seguir. O Touché, de Ernesto Breda, é o antigo barco argentino Matador, vice-campeão em Ilhabela em 2006, e está credenciado para lutar pelo título desta edição.

"O barco mediu muito bem na nova regra e está rápido. Aproveitamos o final de semana para treinar a tripulação e não esperávamos resultados tão positivos", explicou Carlos Eduardo Souza e Silva, que acabou de comprar na Argentina o veleiro de 36 pés, Malbec 360 Racer, modelo de cruzeiro adaptado para regatas pelo projetista Alejandro Irigoien. A estréia aconteceu há duas semanas, na Semana de Angra dos Reis, com o vice-campeonato.

Assim como no sábado, o Sony Handycam competiu neste domingo, mas não teve seus resultados computados. O veleiro fez várias reformas e tirou novo certificado, que só chegará a Ilhabela na próxima semana, quando o seu resultado nas quatro regatas será somado. Por isso, a classificação deste final de semana poderá sofrer mudanças.

A ORC 600 teve dois momentos distintos. No sábado, o Realizado, de José Luiz Apud, ganhou as duas regatas. No domingo, o destaque ficou com o Kawabunga, de Alberto Gaydis Jr., também com duas vitórias. A ORC 700 disputou três regatas apenas e o veleiro Max, de Anderson Luiz Baison, ganhou duas vezes e fez um quarto lugar. A RGS A teve dois destaques: Atmosphera, de Paulo Diamante, que venceu as duas regatas do domingo mas ficou em nono no sábado, e Jylic II, de Martin Bonato, o mais regular, com dois terceiros e um segundo lugares. Na RGS B, domínio total do Fandango, com três vitórias. A HPE apresentou o Bond Girl, de Rick Wanderley, como o mais bem sucedido do final de semana com duas vitórias, um segundo e um terceiro lugares.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições