Palmeiras goleia Avaí com show de Valdivia

Palmeiras goleia Avaí com show de Valdivia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:11

Aquela história de maldição, uruca ou mandinga envolvendo Palmeiras e Pacaembu acabou na noite desta quinta-feira. Virou assunto morto e enterrado após a vitória maiúscula sobre o Avaí, um dos piores visitantes deste Campeonato Brasileiro. A goleada de 4 a 1 encerrou uma sina envolvendo a equipe palestrina e o estádio municipal paulistano: o Alviverde não vencia no local desde o dia 19 de agosto, quando bateu o Vitória por 3 a 0, pela Copa Sul-Americana.

O fim da maldição, assunto na Academia durante a semana, passou pelos pés precisos de Valdivia. O Mago fez a sua melhor partida desde que voltou ao clube, em agosto deste ano. Driblou, sofreu faltas, deu passes e fez gols. Dois, sendo um deles uma pintura, com preciso chute da intermediária do campo. O jogo ainda foi marcado por uma cena curiosa. Para dizer o mínimo.

O goleiro Zé Carlos, da equipe catarinense, defendeu pênalti cobrado por Kleber quando a partida estava 2 a 1. Em vez de sair jogando, ou até mesmo comemorar, deu um tapa no rosto do atacante palmeirense, que estava sentado. O camisa 1 foi expulso pelo árbitro Cláudio Francisco Lima e Silva, que marcou novo pênalti. Com o jovem Neto no gol, o Gladiador acertou a cobrança e ampliou a vantagem.

Agora, o Palmeiras, com 42 pontos, mas ainda na nona posição, enfrenta o Botafogo, no Engenhão, no domingo, às 16h (de Brasília). Depois disso, a equipe de Luiz Felipe Scolari se volta para a Sul-Americana. Encara o Universitario de Scure, na quinta-feira da próxima semana, na Bolívia.

Já o Avaí segue agonizando no Brasileirão. Está no limite da zona do rebaixamento, na 16ª posição, com 29 pontos, um a mais que o Atlético-MG, primeira equipe do Z-4. Na próxima rodada, o time de Edson Neguinho tenta se recuperar diante do Flamengo, na Ressacada, também às 16h de domingo.

Magia x irregularidade

O retorno do Palmeiras ao Pacaembu começou com um susto. Logo aos três minutos, Davi acertou a trave de Deola, provocando arrepios na torcida alviverde. Parecia que a volta ao “estádio dos caras (corintianos)”, forma como Kleber se referiu à arena municipal durante a semana, seria mais uma vez de agonia.

No entanto, um toque de magia mudou o clima para os palmeirenses que conseguiram chegar ao estádio, mesmo com a forte chuva que atingiu São Paulo até uma hora e meia antes da partida. Kleber sofreu falta pelo lado esquerdo, e Marcos Assunção logo se apresentou. Ao invés do chute direito, o camisa 28 colocou com precisão na cabeça de Valdivia. Gol do Mago, o primeiro desde que retornou. O 25º do camisa 10 pelo clube, considerando sua primeira passagem. E um tento que encerra um jejum de 12 partidas em branco – o último gol do chileno havia ocorrido contra o Vitória, em um 3 a 0 no Palestra Itália, em 7 de agosto de 2008.

Valdivia estava bem em campo. Durante a primeira etapa, ele fez uma de suas melhores exibições desde que voltou. Sofreu faltas, arriscou, deu passes. Mas o Palmeiras, apesar de dominar a partida, ainda tinha dificuldades. E bobeou na defesa.

Aos 37 minutos, o Avaí teve um escanteio. No bate-rebate, a bola sobrou na pequena área. Na tentativa de encerrar a jogada, Edinho acabou acertando o gol e empatando a disputa. No lance, ele viu Roberto, que estava em posição de impedimento, aparecer de repente, mas não teve jeito. O árbitro anotou o gol para o atleta do time catarinense: 1 a 1.  E a sina do Palmeiras de não conseguir um bom resultado no Pacaembu persistia. Ao menos no primeiro tempo.

Noite de magia e confusão

Valdivia voltou do intervalo com tudo. E não demorou muito para o Mago dar mais um toque refinado no confronto. Depois de um drible de corpo, ele armou o pé direito e disparou contra Zé Carlos. Sem chances para o goleiro do Avaí. Um golaço. O 2 a 1 no placar mexeu com os torcedores, que começaram a cantar "Festa no chiqueiro", mesmo fora do Palestra Itália.

Depois da magia, a confusão. Rivaldo foi derrubado na área por Patric. Os atletas do Avaí contestaram a marcação do pênalti, mas não houve jeito. Kleber, porém, bateu de forma displicente, no meio do gol. Zé Carlos defendeu sem dificuldades, mas para ele não foi suficiente. O goleiro pegou a bola e provocou o atacante palmeirense. Deu um tapinha no rosto do Gladiador e zombou da sua batida. Com o camisa 30 alviverde no chão, Cláudio Francisco Lima marcou nova penalidade.

Com Renan no gol - Zé Carlos foi expulso depois de levar o segundo amarelo - , Kleber não perdeu. Bateu seguro, no lado esquerdo do jovem arqueiro, e comemorou os 3 a 1, aos 13 minutos. Com um a mais em campo, o jogo passou a ficar mais tranquilo para o Palmeiras. O único susto foi aos 24, quando Caio tentou duas vezes contra Deola, mas o goleiro palestrino foi bem nas defesas.

E houve tempo até para Gabriel Silva, atleta revelado pelas categorias de base do Palmeiras, marcar. E com o pé direito. Com liberdade, o lateral-esquerdo armou o chute e fez um golaço, no ângulo de Renan. O placar de 4 a 1 enterrava de vez qualquer maldição do Pacaembu.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições