Para impedir supremacia da RBR, FIA limita mapeamento dos motores

Para impedir supremacia da RBR, FIA limita mapeamento dos motores

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:38

O banimento do fluxo de gases do escapamento para o difusor quando o piloto não estiver acelerando a partir do GP da Inglaterra não será a única ação da FIA em relação ao mapeamento de motores. De acordo com o site da “Autosport”, a entidade planeja erradicar configurações especiais a partir do GP da Europa, no fim de semana. Em uma nota distribuída às equipes, o diretor técnico da Fórmula 1, Charlie Whiting, afirmou que as equipes não poderão mudar o mapeamento dos motores entre o treino classificatório e a corrida. A ideia é impedir a supremacia da RBR na temporada.    

Vettel no GP da Espanha: FIA tenta impedir supremacia da RBR (Foto: agência Reuters)

  Segundo a publicação, a FIA está determinada a proibir que times usem qualquer forma de “motor inteligente” para melhorar o desempenho aerodinâmico de seus carros. A norma vai fazer com que as equipes não possam preparar uma configuração para o treino classificatório, como queimar mais gasolina para tornar o carro mais veloz, e depois reverter para um modo mais seguro para o GP. Há a teoria de que a RBR, que dominou os treinos classificatórios até aqui, tem feito isso durante os treinos, para buscar sua melhor performance em apenas uma volta.

A nova diretriz da FIA significa que qualquer mapeamento usado para o treino classificatório deverá ser mantido para o começo da corrida. A única possibilidade de mudança seria durante o primeiro pitstop, quando um computador teoricamente poderia ser plugado ao carro. Como as paradas são cada vez mais rápidas, as equipes dificilmente fariam uso da permissão.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições