Paredão a postos: quinteto da seleção juvenil tem mais de 2 metros

Paredão a postos: quinteto da seleção juvenil tem mais de 2 metros

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:32

O Brasil costumava sofrer ao enfrentar adversários do leste europeu. Altos e fortes, búlgaros, sérvios e russos sempre aliaram a condição física favorável com a boa técnica para atrapalhar a seleção no caminho dos títulos. Nas últimas gerações, porém, essa “distância” diminuiu. Raros há alguns anos, os jogadores com mais de 2 metros de altura agora reforçam o bloqueio dos times brasileiros. Na seleção juvenil masculina, que disputa o Mundial da categoria a partir desta segunda, cinco atletas prometem formar um verdadeiro paredão para mostrar como esse cenário mudou a nosso favor.

  Luan, Otávio, Matheus, Bernardo e Rafael são os gigantes da seleção juvenil (Foto: Alexandre Arruda / CBV)     Matheus (2,08m), Luan (2,00m), Rafael (2,03m), Bernardo (2,05m) e Otávio (2,01m) puxam a média de altura do grupo para cima. Coincidentemente, o número é o menos do grupo comandado por Bernardinho na campanha vice-campeã na última Liga Mundial: 1,975m.

Mesmo concordando que pernas e braços compridos ajudam bastante, os jogadores mostram ciência de que ser alto não é o suficiente. E o lembrete disso, dado em forma de treinos exaustivos e conversas frequentes, é dado pelo treinador Leonardo de Carvalho.     Técnico Leonardo de Carvalho conversa com o

grupo durante treino (Foto: Divulgação / CBV)     - Há alguns anos estamos nos preocupando em encontrar atletas com este biotipo, alto e diferenciado. Lá fora os jogadores são altos, atacam e bloqueiam muito forte. Os nossos centrais e opostos têm como uma das principais funções realizar bem estes fundamentos. Ficaria complicado jogar se eles estivessem fora do padrão. Mas, embora altura seja fundamental, acredito que o mais importante na hora do jogo será o coração, a alma e o espírito de vencer – disse o técnico.

Nesta segunda-feira, o Brasil estreia no Mundial Juvenil em busca do pentacampeonato. Às 18h30m, a equipe verde e amarela encara o Japão, no ginásio do Maracanãzinho, pelo Grupo A. A entrada é gratuita.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições