Parko se despede, Brasil segue com cinco em Margareth River

Parko se despede, Brasil segue com cinco em Margareth River

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

Líder do Circuito Mundial, o australiano Taj Burrow se salvou com uma onda no último minuto e conseguiu avançar à quarta fase - uma antes das oitavas de final - do WQS de Margareth River, etapa seis estrelas prime da divisão de acesso. Outro favorito aussie, o bicampeão do mundo Mick Fanning venceu com facilidade e viu o compatriota Joel Parkinson, quinto da temporada, ser eliminado. O Brasil segue com cinco representantes: Raoni Monteiro, Heitor Alves, Neco Padaratz - representante da elite mundial -, Jihad Khodr e Willian Cardoso. Os dois últimos ainda estão na terceira fase.

Raoni foi o destaque brasileiro. Ele, que somou 12,83 pontos para derrotar o australiano Yadin Nicol, o americano Nate Yeomans e o japonês Masatoshi Ohno, vai enfrentar novamente Taj Burrow, seu adversário na segunda fase.

Neco Padaratz e Heitor Alves levaram a segunda vaga em suas baterias. Neco ficou atrás do americano Cory Lopez; Heitor foi superado pelo aussie Bede Durbidge.

Taj protagonizou a bateria mais emocionante do dia. Em um duelo contra tops do surfe, ele precisava de uma nota 6,78 para virar a bateria. A um minuto do fim, pegou uma direita, deu três manobras e só finalizou a onda quando já estava perto dos corais. Os juízes deram 7,93, nota suficiente para o australiano avançar, junto com o havaiano Kekoa Bacalso. Os aussies Daniel Ross e Thompson foram eliminados.

- Eu sabia que seria uma bateria dura. Estava contra três surfistas da elite, e Ross e Thompson conhecem as ondas de Margareth muito bem. 

 Assim como Taj, Joel Parkinson sentiu a falta de ritmo em baterias de quatro surfistas - formato adotado somente no WQS, não no Circuito Mundial. Ele precisava de apenas 4,47 para se classificar, mas terminou em terceiro, com 9,90 pontos, 0,23 atrás do americano Chris Ward. O aussie Dayyan Neve venceu o duelo.

- Eu não disputo campeonatos do WQS, com quatro em cada bateria, muito frequentemente. Eu estava realmente perdido e fora de sincronia hoje - disse.

Até o ano passado, boa parte da elite mundial não disputava o WQS, a divisão de acesso. A criação de um ranking unificado, porém, fez a coisa mudar. É essa nova lista que define o grupo que permanece no Circuito Mundial. Taj tem 11.000 pontos (10.000 pela vitória na Gold Coast, etapa de abertura da temporada). Se vencer em Margareth, leva mais 6.500.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições