Pilotos apoiam decisão de banir uso da asa móvel no túnel em Mônaco

Pilotos apoiam decisão de banir uso da asa móvel no túnel em Mônaco

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:41

Os pilotos da Fórmula 1 apoiaram a decisão de Charlie Whiting, diretor de provas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), de banir o uso da asa móvel (DRS, Drag Reduction System na sigla em inglês) em todos os treinos no trecho do túnel no GP de Mônaco. A possibilidade de uma proibição na pista toda, entretanto, foi afastada, e a zona de ultrapassagem foi estabelecida na reta dos boxes, que, na realidade, é uma curva suave para a direita.

Presidente da Associação dos Pilotos da Fórmula 1 (GPDA), Rubens Barrichello era um dos defensores da proibição do DRS em Mônaco. Ele apoiou a decisão e disse que não tem preocupações quanto ao uso do dispositivo em outras partes do circuito de Monte Carlo.

- Foi uma decisão muito inteligente da FIA de liberar o DRS menos no trecho do túnel. Temos de tentar ultapassar, é claro, e existem diferenças de velocidade que tornam isso possível. O túnel é muito estreito. Vimos pilotos no passado tentando passar lá e sofrendo acidentes. Acho que temos de aprender. Estou muito feliz com a decisão - diz Barrichello.     Jenson Button, campeão de 2009, acha que se o DRS fosse liberado no túnel, acidentes seriam inevitáveis. O inglês da McLaren destaca também que o trecho é bem escorregadio.

- Foi necessário. O túnel é um lugar muito escorregadio, com muito menos aderência que no restante da pista. Os detritos de borracha batem no guard rail e voltam para o traçado ideal. A primeira pessoa que tentasse usar o DRS lá iria para o muro. Foi uma ideia muito boa. Não ajudaria ninguém a ultrapassar lá. Seria um risco desnecessário.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições