Português condenado a dez anos de prisão espera estar nas Olimpíadas

Português condenado a dez anos de prisão espera estar nas Olimpíadas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:26

Se todo mundo merece uma segunda chance, a de Sergio Dias está acontecendo agora. O português era uma das maiores promessas do cross country em seu país. No auge da forma, ele decidiu se preparar para o Campeonato Europeu sub-23 em Tenerife, nas Ilhas Canárias. Antes, fez uma escala em Dakar, no Senegal, onde passou três dias. Na partida, foi pego com cocaína na mala. Ele alega inocência, mas foi condenado a nove anos e seis meses de prisão (assista ao vídeo acima) . - Passaram a mala no raio-x uma, duas, três, quatro, cinco vezes, e perguntaram: "Posso arrebentar a mala"? E foi aí que vi o meu pesadelo... Tinha droga dentro da mala. Tinha um fundo falso e tinha droga dentro da minha mala. Ainda não caí em mim. Eu disse: "Droga? Não pode ser". Até pensei que fosse brincadeira, farinha, e eles: "Não, isso é droga, você está detido". Foi a minha vida toda por água abaixo, só vi minha vida andar para trás - contou o atleta.

A vida na prisão foi dura. No início, Sergio Dias tentou se suicidar várias vezes tomando comprimidos ou se enforcando. Mas o apoio da família o fez ter forças para continuar se exercitando mesmo atrás das grades.

- Eu ganhei vontade de treinar por meio da minha irmã, que foi uma boa atleta, mais nova que eu. Ela mandava-me cartas: "Mano, tenha força, tenha coragem. Nós estamos aqui contigo".

Sergio Dias ficou preso após ter droga escondida na

própria bagagem (Foto: Reprodução SporTV)

  Em 2009, Sergio passou o Natal em 2009, beneficiado pelo bom comportamento. No fim do ano, aproveitou o benefício e voltou a competir. Em 2010, já vencia a Meia-Maratona da Ponte, tradicional corrida de Lisboa. Depois de cruzar a linha de chegada, pediu emprego ao vivo em uma emissora de televisão.

- Perguntaram qual o tipo de trabalho que eu queria. Eu disse: "Tudo que tiver a ver com o desporto para mim é espetacular".

O convite partiu de um complexo esportivo. Sergio começou como auxiliar de manutenção e hoje dá aulas de atletismo para crianças e jovens. Ele ainda era obrigado a dormir na prisão, mas, além do trabalho, tinha agora mais espaço para treinar. Em março, venceu novamente a Mini-Maratona de Lisboa. E 23 dias depois da prova, recebeu um telefonema de dentro do estabelecimento prisional de Monsato com a notícia de que tinha ganho a liberdade condicional.

- Foi uma bruta alegria, comecei a gritar aqui por todo o canto: "Sou livre, sou livre"! Fui ligar para todas as pessoas queridas para mim.

Sergio cumpriu cinco anos e quatro meses da pena. Em julho do ano que vem, termina a condicional. Ele espera comemorar com a delegação de Portugal nas Olimpíadas de Londres. Quer disputar a prova dos três mil metros com barreiras.

- Vou fazer tudo. Se não for estes Jogos olímpicos... 2016 vai ser no Brasil. Se não for em uma vai ser na outra, com certeza eu vou lutar.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições