Primeiro-ministro britânico dispara contra Blatter e sua reeleição na Fifa

Primeiro-ministro britânico dispara contra Blatter e sua reeleição na Fifa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:39

Blatter é criticado por Cameron (Foto: AP)

  O primeiro-ministro britânico, David Cameron, definiu a recente eleição na Fifacomo uma farsa e disse que o órgão que dirige o futebol mundial nunca havia caído a um nível tão baixo. A informação é da agência de notícias “Reuters”.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, foi reeleito para novo período de quatro anos há duas semanas, mas era o único candidato ao posto, depois que o chefe da federação asiática, Mohamed Bin Hammam, deixou a disputa por ter sido investigado pela Fifa por suposta corrupção durante sua campanha.

A Associação de Futebol (FA), entidade inglesa do esporte, que já havia dito que iria se abster na votação, queria que a eleição fosse adiada. Agora, Cameron deixou clara sua posição, depois da fracassada tentativa da Inglaterra de sediar a Copa do Mundo de 2018.

- Pessoalmente, vejo a direção do futebol em um nível internacional e não fiquei impressionado com o que vi. A reputação da Fifa está agora em seu nível mais baixo em todos os tempos, e obviamente a eleição com apenas um candidato foi algo como uma farsa, mas (a Fifa) tem de se tornar mais transparente e sujeita à prestação de contas. Eles têm de provar que são realmente capazes de fazer o trabalho para os quais são designados. Mas a mudança tem de vir basicamente de dentro do futebol e estou certo que a FA quer desempenhar um grande papel na ajuda para que isso aconteça – afirmou.

As propostas para sediar as Copas de 2018 e 2022 foram manchadas por alegações de corrupção. Dois membros do comitê executivo da Fifa foram suspensos depois de acusações de que queriam dinheiro em troca de votos.

A Rússia foi escolhida para realizar a Copa de 2018 e o Qatar, a de 2022. Eles negam acusações de jornais de que "compraram" o torneio. Blatter vem dizendo que os próximos anfitriões das Copas deveriam ser escolhidos por todas as 208 associações afiliadas à Fifa, e não apenas os 24 membros do comitê executivo.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições