Retrospecto dos rebaixados na última rodada é favorável ao Flu

Retrospecto dos rebaixados na última rodada é favorável ao Flu

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:05

Para se sagrar campeão da edição 2010 do Campeonato Brasileiro sem depender de outros resultados, o Fluminense só precisa vencer o já rebaixado Guarani na última rodada, neste domingo, às 17h (de Brasília), no Engenhão. E no que depender do retrospecto das equipes após a confirmação da queda desde a instituição dos pontos corridos, a tarefa do Tricolor carioca não será das mais difíceis. De 2003 para cá, apenas Atlético-MG, em 2005, Fortaleza, em 2006, e Juventude, em 2007, se despediram da elite do futebol brasileiro com vitória.

Em 2005, o Atlético-MG selou a queda ao empatar sem gols com o Vasco na penúltima rodada. Mesmo assim, o time não se abateu. Entrou em campo para enfrentar o Juventude, em pleno Alfredo Jaconi, e se despediu da Série A daquele ano com dignidade ao derrotar o rival por 3 a 1. No ano seguinte, o Fortaleza aproveitou que o Grêmio já estava com a vaga na Libertadores garantida e bateu o rival por 1 a 0, no Castelão. Em 2007, foi a vez de o Juventude dar adeus de cabeça erguida. Em casa, a equipe de Caxias do Sul bateu o Sport por 2 a 1. Vale lembrar que em 2004 o Guarani derrotou o Grêmio por 2 a 0 na última rodada, mas os dois já estavam na Série B.

No entanto, histórias como essas não são muito comuns na história do Campeonato Brasileiro por pontos corridos. Nas outras 11 vezes em que um time entrou em campo já rebaixado na rodada final, houve nove derrotas e dois empates.

Situação bem parecida com a desta temporada ocorreu no Brasileiro do ano passado, quando quatro equipes chegaram ao último duelo com chances de levantar o caneco: Flamengo, Internacional, Palmeiras e São Paulo. Dessas, o time gaúcho e o Tricolor paulista enfrentaram times fadados ao descenso, e venceram. No Beira-Rio, o Inter derrotou o Santo André por 4 a 1. No Morumbi, o São Paulo goleou o Sport por 4 a 0. Mas o líder Flamengo também fez o dever de casa, e bateu o Grêmio por 2 a 1, tornando-se hexacampeão brasileiro. O Palmeiras perdeu para o Botafogo, que ainda lutava para não cair.

Em 2008, São Paulo e Grêmio podiam ser campeões, mas enfrentaram adversários já sem pretensões. Os dois venceram, e a equipe paulista, que estava na frente, ficou com o título. No ano anterior, o São Paulo foi campeão de forma antecipada, na 34ª rodada. Em 2006, a mesma coisa, só que o título veio na 36ª rodada. Em 2005, Corinthians e Internacional brigaram pelo troféu até o fim. Os dois foram derrotados por Goiás e Coritiba, respectivamente, mas o Timão levou a melhor. Em 2004, o mesmo ocorreu com Santos e Atlético-PR e o título foi parar na Vila Belmiro. E em 2003, primeiro ano dos pontos corridos, o Cruzeiro sagrou-se o melhor do Brasil antecipadamente com nada menos do que 100 pontos. A luta contra a queda, no entanto, foi até a última rodada, e somente duas equipes foram rebaixadas: Fortaleza e Bahia.

Apesar de todas as estatísticas serem favoráveis ao bicampeonato brasileiro, o discurso nas Laranjeiras é de total respeito ao adversário. Tanto que o atacante Fred disse que o confronto decisivo será uma “pedreira” para o Tricolor.

- Estamos pensando só em fazer o nosso melhor. O Guarani tem muita qualidade. Vai ser uma pedreira como todos os jogos têm sido difíceis. Temos encontrado dificuldades como contra o Palmeiras. Vamos seguir nesta luta até o domingo - afirmou o jogador.

Vice-líder com apenas um ponto a menos que o Fluminense, o Corinthians enfrenta outro rebaixado, o Goiás. A partida será no Serra Dourada. O Cruzeiro, terceiro colocado, com 66 pontos, recebe o Palmeiras na Arena do Jacaré.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições