Robinho e Mano votam em Messi e dão sorte ao craque na Bola de Ouro

Robinho e Mano votam em Messi e dão sorte ao craque na Bola de Ouro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

Os brasileiros Mano Menezes e Robinho ajudaram Lionel Messi a vencer a Bola de Ouro de 2010: segundo a Fifa, o técnico e o capitão da Seleção votaram no craque argentino como melhor do mundo. O camisa 10 do Barcelona venceu a eleição com 22,65% da preferência.

A votação contou com 154 jornalistas escolhidos pela revista "France Football" e técnicos e capitães de 208 seleções filiadas à Fifa. Cada um votou em três candidatos, por ordem de importância. O segundo colocado da Bola de Ouro foi Andrés Iniesta (ignorado por Mano e Robinho), que teve 17,36%. Xavi apareceu em terceiro, com 16,48%, embora tenha sido o segundo nas opções do técnico e atacante da Seleção. Completaram a lista dos dez primeiros o holandês Sneijder (14,48), o uruguaio Forlán (7,61), o português Cristiano Ronaldo (3,92), os espanhóis Casillas (2,90) e Villa (2,25), o marfinense Drogba (1,68) e o também espanhol Xabi Alonso (1,52).

Messi ganhou o voto também do técnico da Espanha, Vicente del Bosque, que não podia escolher jogadores da sua seleção. Mas o capitão Casillas tentou ajudar os companheiros de Fúria, Xavi e Iniesta, e escolheu o holandês Robben. O argentino também não foi votado pelos ex-companheiros Zlatan Ibrahimovic (Suécia) e Samuel Eto'o (Camarões), além de Cristiano Ronaldo. Os três sequer colocaram o jogador do Barcelona entre os três melhores.

Curiosamente, a lista da Fifa não apresenta os votos do técnico e capitão da Argentina, enquanto os holandeses Van Marwijk (técnico) e Van Bommel (capitão) tiveram os votos anulados por indicarem compatriotas, contrariando a regra básica da eleição.

Mourinho vence por pouco

A eleição para o melhor técnico do mundo foi bem apertada. José Mourinho, que começou 2010 no Inter de Milão e terminou no Real Madrid, liderou com 35,92%, enquanto o campeão mundial Vicente del Bosque teve 33.08%. Pep Guardiola, do Barça, foi o terceiro com 8,45%.

Entre as mulheres, a brasileira Marta ganhou o prêmio pela quinta vez seguida com 38.20% dos votos, superando as alemãs Birgit Prinz e Fatmire Bajramaj, que tiveram 15,18% e 9,96%, respectivamente.

Por: Bianca Rothier

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições