São Paulo e Vasco ficam no zero

São Paulo e Vasco ficam no zero

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:15

O São Paulo até tentou balançar a rede. Concluiu 15 vezes. Mas não conseguiu acertar o pé. O Vasco não se preocupou em finalizar. Só não desejava levar gols. O resultado não poderia ser outro: 0 a 0, na noite desta quarta-feira, no Morumbi, pela 16ª rodada do Brasileirão. Ainda sem comemorar uma vitória, Sérgio Baresi, técnico interino do Tricolor, agora tem o futuro nas mãos da diretoria. Ainda invicto na competição,  PC Gusmão viu sua equipe se contentar apenas em segurar o dono da casa, sem ambição, e sentindo falta do poder criativo de Carlos Alberto.

Com o resultado, o anfitrião segue na 15ª posição, com 18 pontos, e está próximo da zona de rebaixamento, mas não corre o risco de ficar entre os quatro últimos no encerramento da rodada. O visitante está em nono, com 22 pontos, mas pode perder até três colocações nesta quinta. Na próxima rodada, o time carioca recebe o Cruzeiro em São Januário, no sábado, às 18h30m (de Brasília). No dia seguinte, o Tricolor enfrenta o líder Fluminense, no Rio, no mesmo horário.

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro

Tricolor sem mira, e Vasco sem fome de gols

Após a derrota pesada para o rival Corinthians no domingo (3 a 0), Baresi apareceu com um time diferente contra o Vasco: sacou Fernandão, Cleber Santana e Marlos. E escalou Fernandinho, Richarlyson e Marcelinho. Este último, vindo da base, não se intimidou e fez exatamente o que o treinador queria: partiu para cima da defesa adversária com velocidade e habilidade. Fernandinho ficou mais aberto pela esquerda, e Ricardo Oliveira centralizado. O Cruzmaltino manteve a base do clássico contra o Fluminense, com Felipe pela lateral esquerda, e Nilton reforçando a zaga, que se armava com três quando os cariocas não tinham a bola. Allan ficou com a vaga de Carlos Alberto, suspenso.

O dono da casa começou a partida melhor. Mais agressivo, principalmente pelos pés de Marcelinho. Logo aos três minutos, o jovem de 17 anos se livrou da marcação e passou para Ricardo Oliveira, que chutou cara a cara com Fernando Prass. O goleiro fez excelente defesa. Mas, apesar de incomodar a defesa vascaína com mais frequência, o Tricolor tinha dificuldades na conclusão.

O Vasco demorou a aparecer na área são-paulina. E quando o fez, aos 23 minutos, o lance não valeu. Em bela jogada, Felipe passou com categoria por Rodrigo Souto e tocou para Zé Roberto na área, mas este já estava em posição irregular. Aos 26, Fernandinho se irritou com uma chance desperdiçada e chutou - e quebrou - uma das bandeirinhas de escanteio. Como um aluno desobediente, foi obrigado pelo árbitro Carlos Eugênio Simon a colocar o objeto no lugar (assista ao vídeo).

Ricardo Oliveira perdeu sua segunda chance na partida aos 28, quando Marcelinho, na corrida, tocou para ele na frente. Sozinho diante de Prass, o atacante mais uma vez chutou em cima do goleiro, que tirou o perigo de perto do gol vascaíno. Aos 31, mais uma vez o camisa 99 encontrou a bola na pequena área, mas antes que conseguisse ajeitar para concluir, viu o zagueiro Fernando roubá-la.

Enquanto São Paulo de Rodrigo Souto buscou o gol, Vasco de Felipe se preocupou em

segurar o 0 a 0 no Morumbi (Foto: Gaspar Nóbrega / Vipcomm)  

O Vasco se arriscou mais nos minutos finais do primeiro tempo. Aos 39, Fagner cobrou escanteio pela direita, e Fernando tentou cabecear para o gol. Conseguiu, mas a bola só não entrou porque Miranda, na pequena área, chutou para cima. O São Paulo respondeu em uma cobrança de falta de Jean, da intermediária. A bola fez curva e tocou o travessão de Prass, acima do ângulo esquerdo do goleiro. Que susto para os vascaínos! O Tricolor pressionou até o fim do primeiro tempo, e Jean arriscou mais um chute de longe, que passou à esquerda da meta.

Mais do mesmo, e placar sem gols

Ricardo Oliveira não teve o segundo tempo para tentar marcar o gol que tanto procurou na primeira etapa. O atacante sentiu dores no joelho e deixou o time no intervalo, para a entrada de Fernandão. Baresi também fez outra alteração: colocou Carlinhos Paraíba na vaga de Casemiro, com o objetivo de equilibrar mais o meio-campo.

Fernandão apareceu logo aos 30 segundos, tentando uma cabeçada na área. E reclamou por ter sido agarrado por Fernando (veja no vídeo ao lado). Mas Simon mandou o jogo seguir. Fernandinho seguia mais aberto pela esquerda, enquanto o camisa 15 aparecia centralizado. Marcelinho, com velocidade, recebeu uma bola de Fernandinho aos dez, correu pela esquerda e tentou o chute, mas a bola passou por cima do gol de Prass. O primeiro tempo se repetia, com o São Paulo atacando e o Vasco se defendendo.

Aos 17, o time carioca apareceu com perigo pela primeira vez na área são-paulino na etapa final. Fagner tentou cruzar rasteiro para Fumagalli na frente do gol, mas este não conseguiu dominar a bola.

Cansado de ver Fernandinho correr, mas não chegar ao gol, Baresi colocou Dagoberto em campo. O atacante não jogava pelo São Paulo desde a segunda partida das semifinais da Libertadores, contra o Internacional, e chegou a falar publicamente que estava sendo injustiçado dentro do clube com comentários negativos.

Éder Luis tentou chegar à área são-paulina pela direita aos 27, mas Miranda, com uma categoria que não se via há algum tempo, desarmou o atacante. No minuto seguinte, Jean arrancou pela direita e arriscou o chute da entrada da área, jogando a bola longe do gol e sem ver que Dagoberto entrava livre. A torcida reclamou.

Tentando provar que o banco não é o seu lugar, Dagoberto dançou diante de Fagner e passou pelo vascaíno em direção ao gol, mas o passe para Marcelinho não foi bom. Mesmo assim, o camisa 25 não sossegava. Arriscou o lançamento para Fernandão, mas Dedé se antecipou. Aos 32, o mesmo Dagoberto arrancou pela esquerda, cortou pelo meio e caiu na entrada da área, mas Simon não entendeu que houve a falta. Mais uma vez, a torcida chiou. Mas, aos 33, Fernandão caiu no mesmo lugar, e o árbitro apontou a infração. Ceni apareceu para cobrar. Mas quem chutou, por cima do gol, foi Paraíba.

Marcelinho tabelou com Fernandão, aos 41, e chutou para o gol, mas Prass não deixou que a bola entrasse, praticando grande defesa. Nos minutos finais, a pressão era ainda mais são-paulina. O Vasco, todo no seu campo, se segurava como podia. E conseguiu deixar o Morumbi com um ponto conquistado fora de casa. Sem a vitória tão importante para sua sequência, Baresi deixou o gramado sem saber do próprio futuro.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições