Sem adversário, presidente do Bahia será reeleito nesta terça

Sem adversário, presidente do Bahia será reeleito nesta terça

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:19

Marcelo Guimarães Filho vai ganhar um novo mandato

(Foto: Ag. Estado) O Conselho administrativo do Bahia se reúne nesta terça-feira para a eleição do presidente do clube. Como a oposição decidiu não apresentar candidato, o atual presidente do clube Marcelo Guimarães Filho será reeleito para o próximo triênio.

Sem adversários, Marcelo Guimarães Filho destaca as mudanças feitas no clube na sua gestão.

- Eu acho que nós evoluímos muito. Eu acho que nós alcançamos alguns objetivos importantes, o maior foi a volta do Bahia à Primeira Divisão no campo., depois de tantos anos fora da elite. Fora de campo, várias mudanças institucionais, colocamos o Bahia de novo no mercado do futebol. Tornamos o Bahia um clube respeitado outra vez, um clube que participa das decisões importantes do futebol brasileiro. E mudamos a situação econômica e financeira do clube. Tivemos mudanças relativas à infraestrutura. Hoje temos condições de trabalho para qualquer profissional que venha trabalhar aqui. Hoje não se ouve falar em atraso de salario. Qualquer atleta quer jogar no Bahia. Temos hoje atletas de alto nível. Acho que evoluímos bastante, mas lógico que ainda tem muita coisa a fazer. Lógico que um período de três anos, não dá pra fazer tudo – disse.

Para o próximo mandato, que vai até 2014, o presidente do Bahia aponta com principais metas, o acordo para o clube atuar na Fonte Nova, além da construção do novo CT do clube, e a reforma no estatuto do clube, visando eleições diretas, uma promessa não cumprida de quando foi eleito pela primeira vez. Segundo o presidente, uma ação judicial a pedido da oposição, impediu que esta medida fosse tomada ainda neste mandato.

Novo CT deve ficar pronto em dezembro de 2012

(Foto: Divulgação/Site Oficial) - O que me motiva a continuar são os objetivos que ainda não finalizamos. O acordo com a Fonte Nova que é fundamental para futuro do clube, a nível de receitar. Voltar a jogar em nossa casa. A construção do nosso novo centro de treinamento, a Cidade Tricolor, que vai começar agora em dezembro. Acho que essas duas coisas serão fundamentais para o desenvolvimento sustentável do Bahia. E a reforma institucional com a promoção das eleições diretas, com o sócio votando para presidente, com todas as regas, como existem na maioria dos clubes do Brasil. Infelizmente há uma ação na justiça impedindo isso. Mas eu, se reeleito for, prometo lutar por isso e definitivamente resolver essa situação – prometeu o presidente.

Ainda assim, o dirigente criticou a oposição, e disse não entender a real motivação dos oposicionistas, que segundo ele, não contribuem com ideias.

- Cada um tem o direito de recorrer à justiça. Ao invés das pessoas que discordam apresentarem alternativas, que podiam até ser absorvidas, apenas querem atrapalhar. Acho isso muito estranho, não sei a quem isso serve. Sei que não serve ao Bahia – disse.

Por fim, o dirigente fez promessas de novas metas paras os próximos anos.

- A torcida pode esperar mais evolução na gestão. Um Bahia cada vez mais fortalecido fora de campo e dentro de campo, um Bahia brigando por títulos. Vencer o Campeonato Baiano que é obrigação sempre. Chegar em uma zona de Libertadores e ao menos em uma final de Copa do Brasil – disse.

Reformas na estrutura , como na academia, são trunfos da atual gestão (Foto: Felipe Oliveira/Site Oficial) Oposição critica gestão, e quer abertura e transparência

Já a oposição critica principalmente a falta de transparência e a falta de mudança no estatuto do clube. Para o conselheiro Mário Júnior, integrante de um dos principais grupos de oposição à gestão de Marcelo Guimarães Filho, a Revolução Tricolor, o Bahia precisa de uma mudança mais significativa.

- Uma simples mudança de nomes sem a mudança da cultura feudal que existe no Bahia não é valida. Portanto, o que queremos agora é ter o direito de conhecer o colégio eleitoral e saber se todos estão regulares. Além disso, lançar qualquer candidato nesse momento seria legitimar uma eleição viciada, que será feita por um Conselho Deliberativo ilegal – disse.

Mário Júnior afirma que a Revolução Tricolor é um grupo disposto apenas a fiscalizar, sem pretensões de poder. Dentro deste processo de fiscalização, o grupo listou o que considera os principais erros do time.

- Não cumprir a promessa de reforma de estatuto e utilizar métodos de intimidação nas assembleias gerais e reuniões do conselho. Muitos erros também em relação à política de contratação. O Bahia continua contratando um “caminhão” de jogadores por temporada. Além da falta de transparência em algumas questões, como a recente mudança de 60 nomes do conselho e a situação da Sede de Praia do Clube, também é um erro grave. O passivo trabalhista também preocupa, pois sabemos que muitos jogadores e treinadores que estiveram aqui na gestão do atual Presidente estão ingressando com reclamações trabalhistas – como é o caso de Alexandre Gallo, Paulo Bonamigo, Márcio Araújo, Paulo Comelli, Sérgio Guedes – e muitos outros. Outra prática perigosa, e que temos notícias que ainda acontece no Bahia, é o adiantamento de receitas, comprometendo o orçamento dos anos seguintes. É preciso equilibrar as receitas, o que poderia ser feito com a implementação de um verdadeiro plano de sócios, como diversos Clubes no Brasil fazem – critica a oposição.

Apesar das críticas, a Revolução Tricolor também destaca os acertos da atual gestão, ainda que cobrando resultados melhores.

- Voltar para serie A foi um grande feito. Ficarmos aliviados por nos manter também, mas é necessário para um clube com a grandeza do Bahia, conseguir melhores resultados no Brasileirão. Lutar para não cair, apenas, é muito pouco. No âmbito estrutural houve melhorias significativas no Fazendão na obtenção de novos contratos de patrocínio e até mesmo na possibilidade da construção do novo CT. A divisão de base também vem apresentando bons resultado, e daqui há alguns anos pode render bons frutos.

Bahia trocar o Fazendão pela futura Cidade Tricolor (Foto: Eric Luis Carvalho/Globoesporte.com)        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições