Sem estrelas, Peixe e Timão apostam nos coadjuvantes em clássico

Sem estrelas, Peixe e Timão apostam nos coadjuvantes em clássico

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:31

Santos e Corinthians se enfrentam nesta quarta-feira, a partir das 21h50m (horário de Brasília), na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro. Atualmente, quando se fala neste tradicional duelo alvinegro, as estrelas dos dois times são o principal assunto. Neymar e Ganso, pelo lado santista; Liedson, Jorge Henrique e Ralf, pelo Timão. Nenhum desses jogadores, porém, estará em campo. Será a vez dos coadjuvantes. No santista Borges e no corintiano William estarão depositadas as esperanças das duas torcidas, que, por pelo menos 90 minutos, tentarão esquecer seus principais astros.

Borges e Willian: coadjuvantes que podem brilhar no clássico (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)

  Trata-se de um jogo atrasado da quinta rodada do Brasileirão. Deveria ter sido disputado no dia 19 de junho. No entanto, acabou adiado a pedido do Santos, que estava concentrado nas finais da Taça Libertadores, contra o Peñarol. É o jogo que falta para que o Timão se iguale em jogos com o Flamengo, com quem disputa a liderança. Por enquanto, o Fla está na ponta, com 33 pontos. A equipe do Parque São Jorge, 32. Se vencer o Santos, o Corinthians retoma o primeiro lugar.

Já o Santos, que terá a maior torcida do Brasil a seu lado nesta quarta, seguirá com dois jogos a menos, já que as partidas contra Fluminense e Grêmio foram adiadas, pois seriam disputadas enquanto o Peixe tinha seis jogadores servindo as Seleções principal e olímpica. A equipe praiana tem 14 pontos e está em 16º lugar.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos. A TV Globo transmite ao vivo para os estados de Santa Catarina, Paraná (exceto Curitiba), São Paulo (exceto Santos), Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão (exceto Balsas) e a cidade de Coronel Fabriciano, em Minas Gerais. O Premiere, em sistema pay per view, mostra ao vivo para todo o país. Luiz Flávio de Oliveira apita a partida, auxiliado por Vicente Romano Neto e Rogério Pablos Zanardo, todos paulistas.

Santos: depois de perder três jogos consecutivos (para Flamengo, Atlético-PR e Vasco) a equipe se reabilitou diante do Ceará, domingo passado, no Pacaembu. Saiu da zona de rebaixamento, mas segue rondando a linha vermelha da competição. Uma vitória sobre o Corinthians pode significar a virada santista, que ganharia moral com um triunfo sobre o rival.

Corinthians: vale recuperar a liderança do Brasileirão. Para que isso aconteça, o Timão precisa apenas empatar na Vila Belmiro. O clube do Parque São Jorge está um ponto abaixo do Flamengo (33 a 32), mas contabiliza uma vitória a mais que o Rubro-Negro (dez a nove). Um triunfo terá também um sabor de revanche para a equipe da capital paulista, principalmente depois de perder para o Peixe o título do Campeonato Paulista no primeiro semestre.

Santos: sem poder contar com Neymar e Paulo Henrique Ganso, que estão com a Seleção Brasileira, o técnico Muricy Ramalho deverá mudar o esquema tático da equipe, optando por uma formação mais defensiva. Pelo menos foi o que ele mostrou no treinamento da última terça-feira, quando sacou o volante Ibson para a entrada de mais um zagueiro, Bruno Rodrigo. Na lateral-esquerda, Léo está de volta, após cumprir suspensão. Escalação provável: Rafael, Bruno Rodrigo, Edu Dracena e Durval; Pará, Arouca, Henrique, Elano e Léo; Diogo e Borges.

Corinthians: o técnico Tite fez três mudanças na equipe que empatou por 1 a 1 com o Atlético-PR, em Curitiba. O lateral-direito Alessandro, afastado desde a segunda rodada em decorrência de uma lesão na coxa direita, retorna na vaga de Weldinho, que assumiu a posição desde então. O volante Moradei e o atacante Emerson são as outras novidades. A formação é a seguinte: Danilo Fernandes, Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Moradei, Paulinho, Alex e Danilo; Willian e Emerson.

Santos: Neymar e Paulo Henrique Ganso, na Seleção Brasileira. Corinthians: o goleiro Julio Cesar, em recuperação de uma luxação no dedo mínimo da mão esquerda, e o atacante Liedson, operado no joelho esquerdo, seguem em tratamento e devem retornar diante do Ceará, domingo, em São Paulo. O volante Ralf está com a Seleção Brasileira, enquanto o atacante Jorge Henrique cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo.

Santos: Henrique, Elano e Edu Dracena. Corinthians: Chicão e Leandro Castán.

Santos: com oito gols em dez jogos, o atacante Borges será o centro das atenções no Santos nesta quarta-feira, já que Neymar e Ganso não estarão em campo. Tentará manter a boa média e, quem sabe, alcançar Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo, que lidera a artilharia do Brasileirão, com nove gols.

Corinthians: Depois de um período como reserva, Alex já se firma como o “cérebro” corintiano na temporada. Contratado por R$ 14 milhões, maior investimento do clube para a temporada, o jogador começou a dar retorno na rodada passada com uma ótima atuação e um gol no empate por 1 a 1 diante do Atlético-PR.

Elano, meia do Santos: “Vamos enfrentar uma equipe forte, com um excelente grupo de jogadores, mas temos qualidade para vencê-los, mesmo com desfalques. Já provamos isso”.

  Tite, técnico do Corinthians: "Tite, técnico do Corinthians. "Jogamos no Campeonato Paulista e a base era a mesma. Vencemos um, perdemos um e empatamos outros. Foram três grandes jogos, com muita emoção. Vencemos durante um grande momento do Santos. Agora, é um importante momento para nós. A dose vai se repetir”.

* Quem venceu mais? Confira o histórico do confronto na Futpédia. * O Santos leva vantagem em seus confrontos recentes diante do Corinthians. De 2000 para cá, as duas equipes se enfrentaram 36 vezes, com 17 vitórias do Santos, 6 empates e 13 vitórias corintianas, 59 gols santistas e 60 do Corinthians.

*  A Vila Belmiro já foi palco 93 vezes do clássico entre Santos e Corinthians. Em sua casa, o Santos leva vantagem com 41 vitórias e 19 empates, contra 33 vitórias corintianas (188 gols do Santos e 178 do Timão). * Clássico mais antigo do futebol paulista, Santos e Corinthians se enfrentaram pela primeira vez no dia 22/06/1913 no Palestra Itália. Em partida válida pelo Campeonato Paulista, o Santos venceu por 6 a 3, gols de Milton (2), Arnaldo (2), Ambrósio e Ricardo. César Nunes, Luis Fabi e Peres marcaram para o Timão.

* A maior vitória na história deste confronto em Campeonatos Brasileiros pertence ao Corinthians, que goleou por 7 a 1, pelo segundo turno do Brasileiro 2005 Tévez (3), Nilmar (2), Rosinei e Marcelo Mattos marcaram os gols do Timão. Geílson fez para o Santos.

* Já a maior vitória santista aconteceu há 38 anos, dia 26 de novembro de 1972:  4 a 0 no Morumbi. Gols de Clodoaldo, Edu e Nenê (2).

O último encontro entre Santos e Corinthians foi realizado em 15 de maio deste ano, finalíssima do Campeonato Paulista, na Vila Belmiro. O Peixe venceu por 2 a 1 e conquistou o seu 19º título estadual. Neymar e Arouca fizeram os gols santistas. Morais descontou para o Timão.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições