Sob a batuta de Casemiro, São Paulo goleia o Ceará e segue caça

Sob a batuta de Casemiro, São Paulo goleia o Ceará e segue caça

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:27

Sem Dagoberto, artilheiro e principal assistente do São Paulo na temporada, coube a um jogador de 19 anos dar a inspiração necessária para o time resgatar a confiança do torcedor com uma atuação dentro do Morumbi, que vinha sendo o grande problema no Brasileiro. Até os 40 minutos do primeiro tempo, o Tricolor via o Ceará melhor em campo e já começava a ser questionado na arquibancada. Foi quando Casemiro resolveu acordar. Com uma assistência primorosa para o gol de Piris e um golaço de fora da área, o camisa 8 foi o nome da goleada por 4 a 0.

Esta é a segunda vez no campeonato que o São Paulo comemora duas vitórias seguidas em casa. Além disso, foi o placar mais elástico da equipe, que chega a 44 pontos. Tem um a menos do que o líder Vasco, que derrotou o Grêmio pelo mesmo placar, e ainda pode ser ultrapassado pelo Corinthians neste domingo, quando será realizado o clássico contra o Santos.

O São Paulo ganha moral para o clássico da próxima quarta-feira, contra o Corinthians, no mesmo Cícero Pompeu de Toledo. Já o Ceará, que teve a estreia do técnico Estevam Soares, segue sua sina de não vencer no segundo turno. Com 27 pontos e ocupando a 15ª posição, o time buscará a reabilitação na quinta, contra o Palmeiras, no Canindé.

São Paulo acorda e marca no fim do primeiro tempo

O Ceará começou o jogo mais bem organizado, teve chances claras de abrir o marcador, mas não aproveitou e viu o São Paulo matar o jogo em apenas dois minutos. É dessa forma que pode ser analisado o primeiro tempo da partida. O Tricolor sentia a falta de Dagoberto, enquanto o Vozão apostava todas as suas fichas no baixinho Osvaldo e no rodado Washington, que muitas vezes deixou o torcedor são-paulino preocupado.

Jogando em casa e apoiado por um bom público (22.581 pagantes), o time de Adilson Batista só não abriu o marcador porque Fernando Henrique fez grande defesa em cabeçada de Cícero. A bola bateu na trave e, na volta, Michel salvou gol certo de Wellington. O lance deu a falsa impressão de que seria um passeio no Morumbi.

O Ceará, aos poucos, foi se ajeitando. Estevam Soares optou pela marcação individual em cima das principais peças do Tricolor. Heleno grudava em Lucas, Michel acompanhava Cícero, e o volante João Marcos, improvisado na lateral, vigiava Juan. Com isso, a armação cabia a Wellington e Carlinhos Paraíba, deficientes no passe.     Lucas sofreu com a marcação de Heleno e pouco fez no primeiro tempo (Foto: Wagner Carmo/Vipcomm)     Sem inspiração, o São Paulo passou a ser vítima dos contra-ataques do Ceará, sempre puxados por Osvaldo. Quando Adilson destacou Piris para ser o marcador pessoal do camisa 11, a lateral direita tricolor passou a ser uma avenida para os avanços de Vicente. Em três lances, a bola foi cruzada com perigo na área, e os zagueiros são-paulinos evitaram a conclusão de Washington. Quando ele conseguiu cabecear, Rogério Ceni fez grande defesa.

Vendo o time mal em campo, a torcida tricolor se mostrou impaciente e ainda no primeiro tempo pediu a entrada de Rivaldo. O Tricolor só foi levar perigo novamente aos 37 minutos, em chute de Lucas, que obrigou Fernando Henrique a fazer grande defesa. No lance seguinte, Rogério trabalhou em chute cruzado de Vicente. Wellington e, na sequência, Rhodolfo ainda salvaram gol certo de Washington.

A primeira etapa se encaminhava para o fim quando o São Paulo achou um gol com Juan, aproveitando, de cabeça, cruzamento de Carlinhos Paraíba. Detalhe: o lateral tem apenas 1,68m de altura. O Ceará ainda assimilava o golpe quando levou o segundo. Casemiro, em seu primeiro lance de inspiração na partida, fez assistência primorosa para Piris, que tocou no canto direito de Fernando Henrique e marcou o seu primeiro gol pelo Tricolor.

Casemiro faz golaço, Rivaldo tranquiliza e São Paulo passeia

Com a vantagem no marcador, o jogo ficou da maneira que o São Paulo gosta, ou seja, sem a obrigação de ter que tomar a iniciativa e com o contra-ataque à disposição. O jogo ficou aberto, já que o Ceará avançou seu meio-campo e também continuou levando perigo. Aos 12, Estevam Soares mexeu no Vozão, sacando Heleno - que já havia recebido cartão amarelo - e colocando o lateral Boiadeiro. Com isso, João Marcos saiu da ala e foi para o meio-campo. Adilson respondeu chamando Rivaldo para entrar em campo, na vaga do discreto Henrique.

Com a entrada do camisa 10, o time passou a ter o que faltava até então em campo: alguém que segurasse a bola e distribuísse o jogo. Aos 21, após boa troca de passes da esquerda para a direita, Casemiro arriscou de fora da área e marcou um golaço: 3 a 0. Daí para a frente, foi um passeio. Cinco minutos mais tarde, após cruzamento de Juan, Rivaldo bateu de primeira e completou a festa no Morumbi: 4 a 0. Com a fatura definida, Adilson aproveitou para dar descanso a Lucas e Casemiro, colocando Marlos e Rodrigo Caio em campo. Antes do apito final de Pablo Alves, Cícero, após toque de letra de Rivaldo, quase marcou o quinto. Depois, foi só comemorar.                    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições