Timão defende tabu e vantagem histórica contra Tricolor no Morumbi

Timão defende tabu e vantagem histórica contra Tricolor no Morumbi

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:26

A torcida do São Paulo promete lotar o Morumbi para empurrar a equipe no clássico contra o Corinthians, nesta quarta-feira, às 21h50m. É a chance de abrir quatro pontos de vantagem para seu grande rival nos últimos anos e forte candidato ao título brasileiro de 2011. A história, porém, mostra que os confrontos no estádio tricolor favorecem o Timão. O último triunfo dos donos da casa foi em 2007. Em duelo válido pela primeira fase do Campeonato Paulista, dia 11 de fevereiro, o São Paulo de Muricy Ramalho fez 3 a 1 no Corinthians de Emerson Leão, gols de Lenílson, Rogério Ceni (pênalti) e Leandro. Wilson descontou (assista) . Depois disso, os clubes se enfrentaram mais sete vezes no Cícero Pompeu de Toledo, com quatro vitórias alvinegras e três empates.

O número de jogos no Morumbi poderia ter sido maior neste período não fosse pelo rompimento entre os clubes. Irritado por ter recebido apenas 10% dos ingressos de um clássico pelo estadual de 2009, o presidente Andrés Sanches jurou que o Corinthians não atuaria mais no estádio como mandante enquanto estivesse no poder. Desde que isso aconteceu, foram dois triunfos do Timão e dois empates - todos com o mando de campo do Tricolor.

O São Paulo, aliás, perdeu no primeiro semestre a chance de obter em casa um resultado que marcaria para sempre o Majestoso. O duelo que eternizou o gol 100 de Rogério Ceni (vitória tricolor por 2 a 1), pelo Paulistão 2011, foi disputado na Arena Barueri depois que o clube alugou o Morumbi para a realização de um show da banda Iron Maiden.

Ronaldo e Dentinho festejam vitória no Morumbi por 2 a 0 em 2009 (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)

  Mas não é apenas na história recente que o Corinthians tem vantagem sobre seu grande adversário das últimas temporadas. O clube tem melhores resultados desde que o Campeonato Brasileiro foi criado em 1971. Em 31 duelos em território inimigo, foram dez vitórias corintianas, cinco são-paulinas e 16 empates.

Dois deles não saem da memória do torcedor alvinegro. Em 1990, Corinthians e São Paulo duelaram no maior estádio da capital paulista pelo título brasileiro. No primeiro jogo, vitória por 1 a 0, gol de Wilson Mano. Já no segundo, novo triunfo do Timão pelo mesmo placar, gol de Tupãzinho, rendendo ao clube seu primeiro título nacional.

Os números são favoráveis também se somados todos os jogos entre os clubes. Dos 131 realizados no Morumbi, o Corinthians acumula 46 vitórias contra 34 do São Paulo. Aconteceram 51 empates.

Sem um estádio próprio e com o Morumbi tendo capacidade para receber um grande número de torcedores, o Corinthians tem uma vasta lista de títulos na casa do São Paulo, o último deles em 2003 pelo Paulistão. O local foi palco também da queda do tabu de quase 23 anos sem conquistas, em 1977, com o histórico gol do volante Basílio sobre a Ponte Preta. Lá, o Alvinegro celebrou os títulos brasileiros de 98 e 99.

Desta vez, o sonho é bem mais modesto. Vencer ou até mesmo empatar com o São Paulo nesta quarta-feira servirá para amenizar o clima tenso vivido pelo Corinthians em decorrência da queda de rendimento. Uma derrota e, consequentemente, a quebra do tabu promete fazer o ambiente ferver com mais protestos da torcida na reapresentação do elenco. Para o São Paulo, abrir quatro pontos de vantagem e mergulhar o rival na crise será mais importante do que qualquer retrospecto.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições