Ubiratan Maciel, o Bira, entra para o Hall da Fama

Ubiratan Maciel, o Bira, entra para o Hall da Fama

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

O brasileiro Ubiratan Maciel Pereira, também conhecido como Bira, se juntará a Hortência no Hall da Fama do basquete em Springfield, no estado americano de Massachusetts. Morto em 2002, mesmo ano em que a Rainha foi homenageada, Ubiratan entrará na lista de grandes nomes do esporte, junto com Jerry Buss, Cynthia Cooper, Bob Hurley, Karl Malone, Scottie Pippen, Dennis Johnson e Gus Johnson. A cerimônia está marcada para o dia 13 de agosto.

Ubiratan, primeiro jogador brasileiro a ser vendido a um time do exterior, já faz parte do Hall da Fama da Federação Internacional de Basquete (Fiba). Conhecido como “Rei” e “Cavalo de Aço”, foi um dos melhores pivôs da história do país, muito veloz e ágil. Chegou ao basquete adulto em 1960, no Corinthians Paulista, time que contava com Wlamir Marques, Amaury Pasos e Rosa Branca. Aquele grupo conquistaria cinco títulos paulistas e três títulos brasileiros.

Aos 19 anos, foi convocado para o Mundial do Rio de Janeiro, em 1963, e foi uma das principais figuras da conquista do bicampeonato mundial. No ano seguinte, Ubiratan faria parte da seleção brasileira medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio-1964, e em 1970, seria vice-campeão mundial com o Brasil.

No dia 17 de julho de 2002, aos 58 anos, Ubiratan morreu por infecção generalizada no Hospital das Forças Armadas, em Brasília. Ele estava internado em estado de coma desde fevereiro daquele ano.

Malone e Pippen imortalizados

Outros grandes indicados para o Hall da Fama foram o ala Scottie Pippen, seis vezes campeão da NBA pelo Chicago Bulls, e o ala-pivô Karl Malone, segundo maior pontuador da história da liga americana. Também craques da NBA, o tricampeão Dennis Johnson e Gus Johnson serão imortalizados. O Dream Team, campeão olímpico de 1992, fará parte da cerimônia de 13 de agosto.

- Jogar pelo seu país é o máximo. Nosso time era muito especial. Tínhamos jogadores muito bons - disse Larry Bird, integrante daquele time, que também tinha Michael Jordan e Magic Johnson, entre outros astros.

O "Naismith Memorial Basketball Hall of Fame" foi criado em 1959 e, hoje, tem 293 nomes de treinadores, jogadores, árbitros e grandes times do esporte. Michael Jordan recebeu a honraria no ano passado. David Robinson, John Stockton, Jerry Sloan e C. Vivian Stringer também entraram na lista em 2009.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições