Uruguai e Gana se enfrentam para fazer história na Copa do Mundo

Uruguai e Gana se enfrentam para fazer história na Copa do Mundo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:23

Uruguaios e ganeses jamais esquecerão a Copa do Mundo da África do Sul. Pelo que alcançaram e pelo que deixaram de alcançar. Nesta sexta-feira, as duas seleções se encontram às 15h30 (horário de Brasília), no Soccer City, em Joanesburgo, lutando por um lugar entre as quatro melhores equipes do mundo. Quem vencer, fará história. O Uruguai busca a primeira semifinal de Copa desde 1970, enquanto Gana tenta transformar-se na primeira seleção africana semifinalista de um Mundial.

Nas palavras dos jogadores, a exata medida do que uruguaios e ganeses estão prestes a conseguir.

- Seria o sonho máximo, o que de maior posso imaginar para mim, meus amigos, companheiros, para minha família, para o meu país. Estamos correndo atrás desse sonho - disse Diego Lugano, capitão da Celeste.

- Nós temos a chance de provar para o mundo que somos capazes de chegar lá, de ser a primeira seleção africana numa semifinal de Copa. A África inteira está à espera deste momento - disse o atacante ganês Asamoah Gyan.

O técnico uruguaio Oscar Tabárez fez duas mudanças na equipe. Uma por lesão: a saída do zagueiro Diego Godín, com um estiramento na coxa esquerda, para a entrada de Mauricio Victorino. A outra alteração é de ordem técnica e tática. Barrado, Alvaro Pereira dá lugar a seu xará Álvaro Fernández, meia do Universidad de Chile que tem a missão de melhorar o passe da equipe e, consequentemente, garantir mais posse de bola. O jogador, reserva em todas as partidas até aqui, entrou nas últimas três partidas, sempre no fim, e jogou um total de 30 minutos nesta Copa. A escalação, anunciada na quarta-feira, pegou até ele de surpresa.

- Fui pego um pouco de surpresa. Embora já estivesse entrando nos jogos, agora vou ter a oportunidade de começar jogando, o que é claro que me deixou muito feliz - declarou o volante.

Gana tem um importante desfalque: o meia Andre Ayew, melhor jogador da equipe no Mundial, está suspenso pelo segundo cartão amarelo. Com isso, Sulley Muntari deve finalmente receber a oportunidade pela qual chegou até brigar com o treinador Milovan Rajevac. No lugar do zagueiro Jonathan Mensah, outro suspenso, volta Isaac Vorsah, recuperado de uma lesão no joelho. Outros dois jogadores passaram a semana em tratamento para estar em campo nesta sexta-feira. O volante Kevin-Prince Boateng, com dores na coxa, conseguiu; o lateral-esquerdo Hans Sarpei, com problema na panturrilha, não.

- É importante ter Isaac Vorsah de volta. Ele é um jogador experiente, que pode cumprir diferentes funções. Infelizmente, teremos problemas em outras posições, mas isso acontece com todas as equipes. Nós vamos a campo com a melhor equipe que tivermos à disposição - afirmou Rajevac.

Pouco acostumados a chegar tão longe numa Copa do Mundo, ganeses e uruguaios passaram longe da guerra de nervos de um Argentina x Alemanha e trocaram muitos elogios.

- Nós temos nossas alternativas, mas sabemos que será difícil - avaliou Oscar Tabárez.

- Para mim, além de uma forte defesa, o Uruguai tem o melhor ataque do Mundial, com dois jogadores muito perigosos: Luis Suárez e Diego Forlán - disse Asamoah Gyan.

Se existe alguma vantagem para uma das equipes nesta sexta-feira, essa é de Gana, que terá o apoio dos torcedores sul-africanos, ávidos por ver o sucesso de uma equipe do continente na primeira Copa do Mundo disputada na África. Se calou o Brasil com o Maracanazo de 1950, a Celeste terá que buscar no passado a inspiração para um Africanazo em 2010. Os ganeses esperam que não.

- Nós vamos ter o apoio de um continente inteiro e acreditamos que podemos superar qualquer adversário. Não será fácil, mas estamos prontos - completou Gyan.     Por João Paulo Garschagen e Rafael Maranhão Direto de Joanesburgo, África do Sul

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições