Vasco: histórias e imagens de bastidor da preparação para os jogos

Vasco: histórias e imagens de bastidor da preparação para os jogos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:47

Dedé em seu momento de concentração antes do jogo (Foto: Marcelo Sadio / Flickr Vasco)

  Muitos torcedores têm a curiosidade de saber como é o clima de vestiário antes de um jogo. Para os atletas, este é um ambiente quase sagrado, o local onde se preparam para as batalhas. Após a partida do último sábado, contra o Cabofriense, o Vasco disponibilizou para sua torcida um vasto material que mostra a intimidade dos jogadores antes de entrar em campo.

Responsável pelas imagens, o fotógrafo oficial do clube, Marcelo Sadio, disse que normalmente o que mais observa é o alto grau de concentração dos jogadores.

Confira a galeria de fotos!

- O clima no vestiário sempre depende da fase, da tensão jogo. Os jogadores estão motivados, e por isso interagem bastante, mas, quando vai chegando perto da hora da partida, as brincadeiras diminuem e aumenta a concentração. Existe a preleção do técnico, depois o aquecimento, e a adrenalina aumenta.

Sadio contou que cada atleta tem uma espécie de ritual para se preparar para os jogos. Dedé, por exemplo, gosta de se isolar para fazer a oração. Jeferson lê a bíblia. O fotógrafo disse que a maioria dos atletas fica mais calado, mas alguns são mais agitados, com Ramon.

Bíblia de Jeferson aberta em cima do armário do jogador (Foto: Marcelo Sadio / Flickr Vasco)

  - Cada jogador tem uma particularidade para aumentar a concentração para o jogo. Todos fazem uma oração coletiva antes da subida para o campo. Antes, normalmente cada um fica mais perto do seu armário. Dedé, Fellipe Bastos, Felipe, Eder Luis... todos ficam mais quietos, focados. Ramon já é mais extrovertido, mas sem perder a concentração.

O goleiro Fernando Prass tem uma prática que repete antes de todas as partidas: cumprimenta uma a uma todas as pessoas que estão no vestiário.

- O Prass, por exemplo, quando ele volta para o vestiário após o aquecimento no campo, normalmente todos já estão prontos. Os goleiros são os últimos. Em todas as partidas ele cumprimenta cada pessoa que está no vestiário, não importa quem seja.

Além dos atletas, no vestiário vão os funcionários que dão o suporte, como roupeiros e massagistas. Severino, um dos mais antigos funcionários do clube, é uma espécie de xodó.

- O pessoal da retaguarda também ajuda muito. Chegam bem cedo e preparam tudo. Também fazem o papel de incentivar os jogadores. O Severino, que é um dos funcionários mais antigos do clube, brinca com todos. Tem também o pessoal da fisiologia, por exemplo, que orienta a hidratação dos jogadores.

O momento da oração coletiva dos jogadores (Foto: Marcelo Sadio / Flickr)        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições