Vencedor de GP mais equilibrado da F-1 morre aos 71 anos na Inglaterra

Vencedor de GP mais equilibrado da F-1 morre aos 71 anos na Inglaterra

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:19

Peter Gethin venceu corrida mais apertada da

história da Fórmula 1 (Foto: Getty Images)   Após muito tempo doente, Peter Gethin, vencedor do famoso GP da Itália de 1971, morreu aos 71 anos na Inglaterra. A corrida em Monza ficou famosa por ser a mais equilibrada da história: apenas 0s61 separaram os cinco primeiros colocados (além dele, Ronnie Peterson, François Cevert, Mike Hailwood e Howden Ganley). O piloto inglês, nascido na cidade de Surrey, andou na Fórmula 1 pelas equipes BRM, McLaren e Embassy Hill Lola.

Filho de um jóquei, Gethin apareceu no automobilismo com quase 30 anos na Fórmula 3 Inglesa. Mas ele se destacou mesmo na antiga F-5000, onde foi campeão britânico nos anos de 1969 e 1970. No mesmo ano, ele estreou na F-1 substituindo o neozelandês Bruce McLaren, que havia morrido em um teste no circuito de Goodwood. Na estreia, em Zandvoort, largou em 11º e abandonou. Seu primeiro ponto veio em sua quinta corrida, o GP do Canadá.

Mas ele ficou conhecido mesmo pela vitória na Itália em 1971. Era apenas sua segunda largada pela BRM, após substituir o mexicano Pedro Rodriguez, morto em um acidente em uma corrida de carros-esporte em Norisring. Ele nunca mais conseguiu um resultado parecido na carreira na Fórmula 1. Sua carreira terminou com 30 GPs, um triunfo e 11 pontos.     Peter Gethin venceu algumas provas extra-campeonato da F-1 em Brands Hatch (Foto: Getty Images)   Gethin ganhou algumas corridas-exibição da Fórmula 1. Ele venceu em Brands Hatch na Corrida do Campeonato Mundial em 1971 e na Corrida dos Campeões em 1973. Nesta última prova, ele usou um F-5000 Chevron para superar os pilotos da principal categoria do automobilismo, que incluíam Graham Hill, Denny Hulme, Jody Scheckter, Niki Lauda, Emerson Fittipaldi e James Hunt.

Ele ainda venceu a Tasman Series em 1974 e uma corrida de Can-Am em Road America em 1977. Após a carreira de piloto, ele foi chefe da Toleman na Fórmula 1 em 1984, ano de estreia de Ayrton Senna. Depois, criou sua equipe, a Peter Gethin Racing, que correu na F-3000.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições