Vibrante, Flu derruba o líder Timão e entra na zona da Libertadores

Vibrante, Flu derruba o líder Timão e entra na zona da Libertadores

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:28

O Fluminense comprovou sua evolução no Campeonato Brasileiro neste domingo, no Engenhão, ao derrubar o líder Corinthians, gol de Fred. O atacante entrou em campo com uma camisa em homenagem ao ex-jogador Ézio, que luta contra o câncer. Com um estilo vibrante, muita marcação a aplicação tática, o Tricolor, recebido pela torcida com o tradicional pó de arroz, alcançou a quarta vitória consecutiva ao derrubar o time paulista, que não teve boa atuação e criou muito pouco.

O resultado leva o Flu para os 37 pontos, em quinto lugar, na zona de classificação da Libertadores. O Corinthians permanece com 43, e segue na ponta graças às derrotas de São Paulo e Botafogo, além do empate do Vasco.

Com a vitória diante de 22.399 torcedores pagantes, 26.979 presentes e renda de R$ 596.500,00, o Flu derruba uma escrita de seis anos sem vencer o rival. Na próxima rodada, a equipe carioca sai para enfrentar o Bahia, domingo que vem, no Pituaçu. O Timão tem pela frente o Santos, na mesma data, no Pacaembu.

O Corinthians teve mais posse de bola no primeiro tempo - 53% a 47% -, mas o seu jogo não encaixou. Cheio de disposição, o Fluminense subia sempre com perigo, principalmente através da movimentação de Ciro, atacante que caía nas costas da zaga.

O primeiro gol tricolor só não saiu logo no início porque Ciro foi fominha e não passou a bola para Lanzini, que entrava sozinho pelo meio. Na sequência da jogada, o argentino bateu firme para a defesa de Julio Cesar. O Tricolor era envolvente e chegou muito perto logo depois, quando o mesmo Ciro foi lançado em profundidade, ficou sem ângulo, puxou para o meio e bateu. A bola passou pelo goleiro corintiano e só não entrou porque Chicão estava em cima da linha.     Fred comemora o gol da vitória do Fluminense sobre o Corinthians (Foto: Photocâmera)     Com William aberto pela direita e Jorge Henrique pela esquerda, Tite tentava conter as subidas dos ofensivos laterais tricolores. O Corinthians conseguia evoluir melhor pela esquerda, mas abusava dos erros de passe. Somente na primeira etapa, foram 21 erros neste fundamento, contra 12 do Flu. O time de Abel Braga parecia bem mais confiante e voltou a assustar em chutaço de Fred que Julio Cesar espalmou. Mas, aos 22, o goleiro corintiano nada pôde fazer quando o mesmo Fred cobrou falta, a barreira abriu, a bola desviou na coxa de Ralf e entrou. Flu 1 a 0.

O placar era magro e injusto, já que o Corinthians só deu o primeiro chute a gol aos 30 minutos, com William. O Flu pecou apenas quando resolveu recuar, dando espaços ao rival e sendo obrigado a parar muitas jogadas com falta. Mas, mesmo assim, foram do Flu as melhores chances até o fim do primeiro tempo, em toque de Fred, cara a cara com Julio Cesar, por cima do gol, e com Mariano, em chute perigoso de longa distância.

Com o cartão amarelo de Ramon, Tite decidiu tirar o lateral no intervalo, lançando o zagueiro Paulo André. Com isso, Leandro Castán foi deslocado para a lateral. Em desavantagem no placar, o Corinthians, mesmo que desorganizado, saiu mais para o jogo, crescendo de produção.     Ciro deu muito trabalho para a defesa do Corinthians no Engenhão (Foto: Photocâmera)     Corinthians pressiona, Flu recua demais, mas consegue segurar o resultado

A melhor chance dos comandados de Tite aconteceu aos 21, em chute muito perigoso de Jorge Henrique. Do outro lado, o Flu seguia com a postura de ficar recuado, esperando as ações do rival. Abel deixou o time ainda mais atrás quando tirou Lanzini para a entrada do volante Rodrigo. As outras cartadas do Tricolor foram Digão e Martinuccio nas vagas de Mariano e Ciro. Nesta altura, o Fluminense nada criava.

Tite, por sua vez, tentou corrigir a falta de criatividade da equipe somente aos 34 minutos, lançando Danilo no lugar do zagueiro Leandro Castán. Nos minutos finais, o Corinthians foi todo para cima em busca do empate, mas encontrou um Flu muito fechado. Sem inspiração e organização, o Timão tentou de tudo, chegou muito perto em cabeçada de Paulo André no último minuto, não conseguiu o gol, e o Flu comemorou a quarta vitória consecutiva. Final: 1 a 0.                      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições