Vitória bate Prudente e deixa sufoco para rivais

Vitória bate Prudente e deixa sufoco para rivais

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:10

A passagem do Vitória pela zona de rebaixamento durou cerca de duas horas neste domingo. Após ter começado a rodada em 15º lugar e entrado no Z-4 com os triunfos dos rivais, o Rubro-negro não deu chance ao lanterninha Grêmio Prudente e bateu o rival por 2 a 0, no Barradão. Com o término da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, a equipe baiana segue no sufoco, mas se mantém fora do grupo dos quatro últimos. O jogo marcou a estreia do técnico Antônio Lopes. Já o Prudente, cada vez mais afundado na última posição, está muito próximo da Série B de 2011.

O susto para o Leão veio depois que Atlético-MG e Atlético-GO venceram suas partidas contra Avaí e Vasco, respectivamente, e ultrapassaram os baianos na classificação. Mas os gols de Viáfara e Júnior levaram a equipe novamente ao 15º lugar, agora com 34 pontos. O Prudente permanece com 21, a sete pontos do Goiás, penúltimo colocado.

Na próxima rodada, o Vitória vai até o Engenhão enfrentar o Botafogo, sábado, às 18h30 (de Brasília). O Prudente também joga fora de casa: na Vila Belmiro, contra o Santos, domingo, também às 18h30.

A direita é o caminho

Logo em sua chegada, Lopes promoveu mudanças no time que vinha atuando. No ataque, preferiu uma formação mais leve com Adaílton e Schwenck, dois jogadores de maior movimentação. Enquanto isso, Júnior e Kléber Pereira ficaram no banco de reservas. Outra entrada importante foi a do lateral-direito Nino, grande válvula de escape da equipe pelo setor.

O Prudente procurou se resguardar na defesa e apostar nos contra-ataques, postura normal para um time que é lanterna do campeonato e tem poucas esperanças de se salvar do rebaixamento. Mesmo assim, a equipe paulista teve lá suas chances, principalmente nos chutes de Wesley. Todos bloqueados pela defesa ou defendidos por Viáfara. Os visitantes reclamaram também de um suposto pênalti de Vanderson, que tocou a bola com a mão dentro da área.

Insistindo pela direita, com Nino e Adaílton, o Vitória chegava e já merecia um placar mais favorável. Em dois cruzamentos do lateral, Schwenck quase abriu o placar em cabeçadas que passaram à direita de Giovanni. Logo depois, Adaílton saiu driblando todo mundo e cruzou rasteiro para trás - ninguém apareceu para finalizar.

Com um volume de jogo bem maior, o gol era questão de tempo para o Vitória. E ele veio com uma ajudinha do Prudente: estabanado, Anderson Luís empurrou Elkeson dentro da área. Pênalti claro marcado pelo árbitro e convertido com toda a tranquilidade pelo colombiano Viáfara, aos 41 da primeira etapa.

Põe na roda

A segunda etapa teve ritmo de treino para o Vitória. Completamente entregue, o Prudente apenas observou o rival desfilar em campo, trocar passes e criar mais chances de gol. Antônio Lopes se deu ao luxo até de fazer experiências, lançando Júnior no lugar de Schwenck e testando o ataque com um homem de referência.

E a experiência acabou sendo muito feliz para o Rubro-negro. Aos 24, o time promoveu belíssima troca de passes até que Adaílton arrancou pela direita e chutou cruzado. Júnior, muito bem colocado, apenas empurrou a bola para as redes, com o pé esquerdo.

Nas arquibancadas, a torcida respondeu ao chamado de jogadores e diretoria, que ressaltaram durante a semana a importância da massa para tirar a equipe da situação delicada. Os mais de 27 mil rubro-negros não pararam de cantar um minuto sequer e fizeram do Barradão um verdadeiro caldeirão, como nos tempos de Copa do Brasil.

Do outro lado, desanimado, o Prudente parece já se conformar com a queda antecipada para a Série B. O segundo tempo pífio da equipe paulista praticamente decretou o fim da aventura prudentina na elite do futebol brasileiro.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições