Vitória cala a Arena do Jacaré e vence o Galo por 3 a 2

Vitória cala a Arena do Jacaré e vence o Galo por 3 a 2

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:13

Em confronto direto entre times nas últimas colocações do Brasileirão, o Vitória bateu o Atlético-MG por 3 a 2 na tarde deste domingo, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. O time baiano jogou com um a menos desde os 27 minutos do primeiro tempo - Anderson foi expulso - mas segurou a vitória e complicou a situação do Galo. No fim do jogo, a torcida atleticana gritou 'Adeus, Luxa'.

Os mais de 13 mil atleticanos que foram ao estádio fizeram festa, mas se decepcionaram logo no início da partida, com os dois gols da equipe baiana, anotados pelo goleiro Viáfara, de pênalti, e por Egídio. Porém, a expulsão de Anderson deu novo ânimo ao Galo, que chegou ao empate, com Daniel Carvalho e Neto Berola. Quando tudo caminhava para uma virada espetacular, o Vitória fez o terceiro gol, com Henrique.

A derrota foi desastrosa para o Galo. A equipe mineira permaneceu no Z-4, com apenas 21 pontos, na 17ª colocação, e se afasta cada vez mais da possibilidade de ficar na elite do futebol brasileiro em 2011. Em relação ao Vitória, por exemplo, já são sete pontos de diferença. O time baiano, com 28, alcançou a 13ª posição.

Na próxima rodada, o Atlético-MG terá um adversário dos mais complicados. O Galo enfrentará o Fluminense, na quinta-feira, às 21h (de Brasília), no Engenhão. Já o Vitória receberá o Avaí, no Barradão, nos mesmos dia e horário.

Viáfara e Júnior comemoram o primeiro gol do Vitória sobre o Atlético-MG (Foto: Ag. Estado)  

Vitória dá show até a expulsão

A situação dos dois times na tabela do campeonato já anunciava que o jogo seria nervoso. Mas não tanto a ponto de, no primeiro lance de ataque do Vitória, Fábio Costa sair do gol com excesso de força e cometer pênalti em Elkeson. Viáfara atravessou o campo para cobrar no ângulo esquerdo e abrir o placar para o time baiano, aos 5 minutos.

O gol do Vitória deixou o Atlético-MG atordoado em campo. O time errava vários passes, cometia erros infantis de marcação e – o que foi fatal – dava espaços para os contra-ataques baianos. E foi exatamente em um contragolpe que o Vitória chegou ao segundo gol, aos 15 minutos. Henrique arrancou pela esquerda e bateu cruzado. Cáceres, desatento, assistiu a bola atravessar a área, e Egídio apareceu como um raio para marcar (veja o vídeo) .

A torcida do Atlético-MG perdeu de vez a paciência e passou a vaiar Fábio Costa, Diego Macedo e Cáceres. O Vitória, que não tinha nada a ver com a crise alvinegra, continuou com o jogo nas mãos, tocando a bola e levando – com frequência – muito perigo ao gol do Galo.

Porém, a expulsão do zagueiro Anderson, aos 27 minutos, deu novo alento ao Atlético-MG, que passou a marcar maior presença no campo de ataque. Antes do fim do primeiro tempo, mais precisamente aos 40 minutos, o Galo diminuiu o placar. Daniel Carvalho, em jogada individual, deu um belo toque por cima de Viáfara e marcou o primeiro gol com a camisa do Atlético-MG.

Gol heroico dos baianos

O começo do segundo tempo seguiu o roteiro do fim do primeiro, com o Atlético-MG atacando, e o Vitória recuado e fechado em seu campo defensivo. O panorama do jogo fez com que, na pressão, o Galo perdesse dois gols incríveis, com Neto Berola e Obina, e o Vitória fizesse o mesmo, com Júnior.

O jogo ficou emocionante, jogado em alta velocidade e com muita disposição. E tanta correria resultou em mais gols. Leandro fez boa jogada pela esquerda aos 4 minutos e cruzou na cabeça de Obina. Aos 20 minutos, o matador atleticano cabeceou para linda defesa de Viáfara, mas Neto Berola pegou o rebote e deixou tudo igual na Arena do Jacaré.

O gol inflamou a torcida do Atlético-MG, que passou a pedir mais um nas arquibancadas. Porém, quem passou à frente do placar foi novamente o Vitória. Schwenck, que havia entrado há poucos minutos, recebeu na área e escorou para Henrique dominar e bater na saída de Fábio Costa. Era o terceiro dos baianos, aos 29 minutos (veja o vídeo) .

A partir daí, o que se viu na Arena do Jacaré foi um drama vivido pelo Atlético-MG e sua torcida. O time tentou o gol incessantemente, mas acabou saindo de campo derrotado. O Galo permanece na zona de rebaixamento do Brasileirão, enquanto o Vitória respira um pouco mais aliviado. Os mais de 14 mil torcedores atleticanos presentes no estádio gritaram mais uma vez: 'Adeus, Luxa'! Ironicamente, a pequena torcida rubro-negra também aproveitou para tirar uma casquinha: 'Ah, é Luxemburgo'!    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições