Com Luis Fabiano no ataque, São Paulo pega o Náutico

Com Luis Fabiano no ataque, São Paulo pega o Náutico

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:05
luis fabiano
Náutico e São Paulo fazem nesta terça-feira, às 21h, na Arena Pernambuco, um confronto direto na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Os times que menos venceram na competição até agora  (Timbu tem dois triunfos; o Tricolor, três) duelam por um resultado positivo para não se afundarem ainda mais na crise. A partida é válida pela décima rodada e foi atrasada em virtude da viagem do clube paulista ao exterior no início de agosto, para amistosos em Portugal, Alemanha e Japão.
A situação do Timbu é mais deliciada. Na lanterna, o clube pernambucano não vence há seis rodadas (perdeu por 4 a 1 para o Atlético-PR no sábado passado) e vê os adversários se distanciarem na classificação. São apenas oito pontos em 15 partidas. O Fluminense, primeiro fora da zona de risco, tem 18 pontos.
 
O São Paulo deu sinais de reação nas últimas quatro rodadas, mas permanece mal posicionado. Foram três empates e uma vitória  - ficou no 0 a 0 contra o Botafogo no último domingo. Mesmo assim, a campanha ainda é muito ruim: está em penúltimo lugar, com 15 pontos. Nas contas do técnico Paulo Autuori, a partida contra o Náutico e as duas próximas, contra Criciúma e Coritiba, serão determinantes para decidir o futuro do time no torneio.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos. O Premiere Futebol Clube transmite a partida, em sistema pay-per-view.
 
As Escalações
Náutico: o técnico Jorginho não divulgou o time titular, mas deverá colocar em campo um time um mais defensivo. Para isso, promoverá a entrada de um volante na vaga de um dos meias ou de um dos atacantes. O time provável: Ricardo Berna; Auremir, Willian Alves, Leandro Amaro e Bruno Collaço; Elicarlos, Martinez, Helder e Tiago Real (Diego Morales); Rogério e Olivera (Jones Carioca).
São Paulo: o técnico Paulo Autuori deve fazer duas modificações na equipe. O atacante Luis Fabiano cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo, contra o Botafogo, e retorna na vaga do meia Jadson, suspenso. Na defesa, o zagueiro Paulo Miranda deverá entrar no lugar do volante Fabrício, desgastado. Assim, Rodrigo Caio, que vem atuando como zagueiro, voltará a atuar como volante. A formação é a seguinte: Rogério Ceni, Douglas, Paulo Miranda, Antônio Carlos e Reinaldo; Wellington, Rodrigo Caio, Ganso e Lucas Evangelista; Osvaldo e Luis Fabiano.
 
Quem está fora
Náutico: os zagueiros João Filipe e Luiz Eduardo foram emprestados pelo São Paulo e, por contrato, não podem atuar contra o Tricolor. O lateral-direito Maranhão se recupera de uma contusão no joelho.
São Paulo: o meia Jadson, suspenso, o volante Denilson e o atacante Ademilson, lesionados.
 
Pendurados
Náutico: Auremir, Bruno Collaço, Jones Carioca e Martinez.
São Paulo: Antônio Carlos, Douglas, Paulo Henrique Ganso, Rodrigo Caio e Wellington.
 
O Árbitro
Leandro Pedro Vuaden (RS) apita o jogo, auxiliado por Marcelo Bertanha Barison (RS) e Ivan Carlos Bohn (PR). O árbitro já atuou em oito partidas da Série A deste ano, mas nenhuma que envolvesse Náutico ou São Paulo. Ele tem média de 3,3 amarelos aplicados e ainda não expulsou ninguém. Não assinalou pênaltis e marca 36,1 faltas a cada jogo. O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,3 cartão vermelho por jogo. Além disso, são 34,2 faltas e 0,2 pênalti por confronto.
 
Estatísticas
Náutico: com apenas 17,8% de pontos conquistados, o Timbu espera aproveitar os dois jogos que tem a menos do que a maioria dos rivais para respirar no Campeonato Brasileiro. Para isso, o clube pernambucano tem que melhorar a sua pegada em campo. Foram apenas 189 roubadas de bola até aqui: 12,6 por confronto. O Alvirrubro é também o time que menos faltas cometeu - 14,4 por jogo.
São Paulo: com uma vitória nos últimos 14 jogos do Brasileiro, o São Paulo busca equilíbrio para fugir da zona do rebaixamento. O Tricolor vem impondo uma marcação forte e tem o maior número de roubadas de bola da Série A: 241 (15 por partida). O problema é o alto índice de passes errados. São 35,2 por confronto. O time paulista tem menos de um gol por jogo e conta com o retorno de Luís Fabiano para elevar essa média.
 
Na história
Com uma falha inacreditável de Rogério Ceni, o Náutico triturou o São Paulo no estádio dos Aflitos, no primeiro turno do Brasileirão do ano passado. Com a dupla Araújo e Kieza em grande fase, o Timbu fez 3 a 0 no Tricolor paulista. 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições