Em crise, Flamengo domina, mas fica só no empate contra o Grêmio

Em crise, Flamengo domina, mas fica só no empate contra o Grêmio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:10

Gazeta

Foi o sétimo jogo sem vitória da equipe carioca, que segue na 16ª posição com 28 pontos ganhos.

O Flamengo fez uma boa exibição e criou várias chances para quebrar o jejum de vitórias no Campeonato Brasileiro, mas acabou ficando no empate por 1 a 1 com o Grêmio, em partida disputada na noite deste domingo, no Engenhão. Foi o sétimo jogo sem vitória da equipe, que segue na 16ª posição com 28 pontos ganhos. O Grêmio, que pretendia aproveitar os tropeços de Fluminense e Atlético-MG, não teve forças para superar a equipe rubro-negra e segue no terceiro lugar com 48 pontos.

O esforço da equipe dirigida por Dorival Júnior foi reconhecido pela torcida, que depois de vaiar o time ao final da etapa inicial, aplaudiu bastante a equipe no final da partida. Marcelo Moreno abriu o marcador para o Grêmio e Adrian, de falta, empatou para a equipe gaúcha, no dia do reeencontro do técnico Vanderlei Luxemburgo com sua ex-equipe.

Na próxima rodada, o Flamengo vai encarar o Atlético GO no Serra Dourada . O Grêmio vai encarar o Atlético MG no Independência.

O Jogo

O Grêmio começou a partida tentando exercer uma marcação no campo do adversário, mas foi o Flamengo que chegou com grande perigo ainda no primeiro minuto. Depois de cruzamento da direita, a bola sobrou para Léo Moura que chutou rasteiro e Liedson, dentro da área, tocou de calcanhar e quase surpreendeu o goleiro Marcelo Grohe.

O time rubro-negro tentava se aproximar da área gaúcha com passes curtos enquanto o Grêmio tentava, através do meia Zé Roberto, acionar os atacantes Kleber e Marcelo Moreno que se colocavam atrás dos volantes da equipe carioca.

O Flamengo voltou a ameaçar aos sete minutos quando Léo Moura acionou Wellington Silva que penetrava livre pela direita. No cruzamento, os zagueiros gaúchos se atrapalharam e os jogadores da equipe carioca chegaram a pedir a marcação de um ^pênalti porque a bola teria batido no braço de Souza, mas o árbitro considerou o lance como normal. Logo depois, Wellington Silva arriscou de fora da área e Grohe defendeu sem dificuldades.

Ao 11 minutos, em lance de bola parada, Elano bateu de falta da intermediária e Felipe defendeu sem dificuldades. O goleiro do Flamengo voltou a trabalhar aos 16 minutos em chute longo de Marco Antonio que obrigou o goleiro do Flamengo a se esticar para espalmar para escanteio.

O Grêmio marcou o primeiro gol aos 17 minutos. Elano recebeu nas costas de Ramon e enfiou a bola para Marcelo Moreno que tocou por cima de Felipe e colocou a bola nas redes.

Sem outra alternativa, o time dirigido por Dorival Júnior partiu para o ataque. Léo Moura, deslocado da lateral para o meio-campo, encontrava dificuldade para se posicionar em campo, mas tentava abrir a defesa adversária em jogadas individuais, mas não conseguia sucesso.

Aos 23 minutos, Luiz Antonio lançou Ramon pela esquerda e o cruzamento do lateral acabou nos pés de Liedson que, livre na área, mandou a bomba que explodiu no travessão. Em vantagem, o Grêmio recuou a marcação para seu campo e deixou apenas Marcelo Moreno e Kleber na frente para tentar se aproveitar dos espaços concedidos pela equipe carioca.

O time carioca encontrava muita dificuldade para superar a defesa tricolor e aos 35 minutos, depois de muitos toques laterais, Ramon decidiu chutar mas a bola acabou nas mãos do goleiro Marcelo Grohe. Aos 37 minutos, Souza arrancou pela intermediária e foi derrubado por Leonardo Moura na entrada da área. A cobrança de Elano bateu na barreira e facilitou a defesa de Felipe. O Flamengo continuou com mais posse de bola, mas sem conseguir transformar o domínio em oportunidades de gol. E ao final do primeiro tempo, a torcida carioca vaiou muito os jogadores na saída de campo.

O Flamengo voltou para o segundo tempo com o meia Adrian no lugar do volante Luiz Antonio. E a torcida rubro-negra tentou motivar o time, voltando a gritar na arquibancada para empurrar a equipe para a reação. O time dirigido por Dorival Júnior tentou responder ao incentivo da arquibancada, mostrando mais disposição nas divididas e pressionando em busca do gol de empate, enquanto o Grêmio não conseguia sair da defesa trocando passes como acontecia no primeiro tempo.

Aos oito minutos, após uma boa troca de passes, a bola circulou pela área gaúcha sem que nenhum jogador da equipe carioca tenha tentado definir o lance, e a bola acabou nas mãos do goleiro. Dois minutos depois, Wellington Silva partiu da lateral para o meio e bateu, mas a bola desviou na zaga e saiu. No lance seguinte, após dividida na entrada da área, Ibson, caído, levantou a bola para Vagner Love que, em ótimas condições, chutou para fora, desperdiçando ótima oportunidade.

O Flamengo marcou o gol de empate aos 15 minutos. Ibson foi derrubado na entrada da área. Adrian cobrou com grande categoria no ângulo direito, sem qualquer chance de defesa para Marcelo Grohe. Depois de sofrer o empate, o Grêmio tentou abandonar a postura defensiva e adiantou seus jogadores para escapar da forte pressão da equipe carioca mas a fraca atuação do atacante Kleber impedia que o time dirigido por Vanderlei Luxemburgo criasse jogadas para incomodar a defesa rubro-negra.

Só aos 27 minutos é que o time comandado por Vanderlei Luxemburgo conseguiu criar uma jogada de perigo, quando após cobrança de falta, Kleber amorteceu para Elano chutar mas a bola desviou em González e saiu.

Dorival Júnior trocou o veterano Liedson pelo jovem atacante Nixon para dar mais fôlego ao ataque. Aos 36 minutos, Léo Moura enfiou a bola para Nixon que entrou em velocidade, mas chutou nas pernas de Marcelo Grohe que saiu do gol na hora certa. Aos 39 minutos, Botinelli arriscou da entrada da área e assustou o goleiro gremista, mas a bola saiu.

Aos 43 minutos, Vagner Love arrancou pela direita e lançou Nixon que tocou na saída de Marcelo Grohe mas a bola passou na frente do gol e não apareceu nenhum rubro-negro para empurrar a bola para dentro. Já nos acréscimos, o Flamengo teve mais uma oportunidade, mas o goleiro Marcelo Grohe evitou o gol da vitória rubro-negra após confusão na área gaúcha.

FICHA TÉCNICA - FLAMENGO 1 X 1 GRÊMIO

Local: estádio João Havelange, Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)Data: 16 de setembro de 2012, domingoHorário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Fábio Pereira (TO) e Carlos Nogueira Júnior (SP)
Público: 11.968 pagantes
Cartões amarelos: Léo Moura e González (Flamengo); Gilberto Silva, Werley e Vilson (Grêmio)

GOLS:
Flamengo -
Adryan, aos 16 minutos do segundo tempo.
Grêmio - Marcelo Moreno, aos 18 minutos do primeiro tempo.

FLAMENGO: Felipe; Wellington Silva, Frauches, González e Ramon; Luiz Antônio(Adryan), Cáceres, Ibson e Léo Moura (Bottinelli); Liedson (Nixon) e Vagner Love
Técnico: Dorival Júnior

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Gilberto Silva e Anderson Pico; Souza (Marquinhos), Marco Antônio (Vilson), Elano e Zé Roberto; Kléber e Marcelo Moreno (Leandro)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

 


Guiame

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições