Fifa inicia investigação contra catariano por suborno e fraudes financeiras

Fifa inicia investigação contra catariano por suborno e fraudes financeiras

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:11

iG São Paulo

Mohammed Bin Hammam é acusado de corrupção tanto da Confederação Asiática quanto na entidade máxima do futebol

A Comissão de Ética da Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados), através do procurador Michael García, iniciou formalmente, nesta sexta-feira, as investigações por suborno e irregularidades financeiras atribuídas ao catariano Mohamed Bin Hammam, que chegou a se candidatar à presidência da entidade, mas acabou sendo forçado a se retirar do pleito - o suíço Joseph Blatter foi reeleito por aclamação.

Mohammed Bin Hammam será julgado pelo Comitê

Foto: Getty Images

A Fifa disse que García abriu o caso depois de suspender provisoriamente Bin Hammam no mês passado para \"prevenir interferências\" enquanto corre o processo. O procurador está analisando uma auditoria das finanças da CAS (Confederação Asiática de Futebol) que sugere irregularidades nas contas e em contratos multimilionários firmados quando a entidade estava sob o comando do dirigente catariano.

VEJA: Comissão da Fifa promete investigações sobre corrupção

García também busca provas de que Bin Hammam subornou eleitores da Concacaf (Confederação de Futebol das Américas do Norte, Central e Caribe) quando desafiava Joseph Blatter no ano passado na eleição presidencial da Fifa.

RELEMBRE: Havelange e Teixeira receberam até R$ 43 milhões em suborno

No mês passado, a CAS (Corte Arbitral do Esporte) cancelou o banimento por toda a vida imposto pela Fifa a Bin Hammam por avaliar que a entidade não provou as acusações que causaram a punição. O dirigente declarou que a Fifa está executando uma \"vingança\", mas a Fifa conseguiu reverter a decisão da CAS. Este é o primeiro caso analisado por García desde que ele foi designado procurador pelo órgão regulador do futebol mundial.


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições