Fortaleza perde do Náutico por 2 a 1, mas garante vaga nas oitavas

Fortaleza perde do Náutico, mas garante vaga nas oitavas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:13

Praticamente classificado à próxima fase da Copa do Brasil antes mesmo de pisar no gramado do estádio dos Aflitos devido à goleada por 4 a 0 que aplicou no Náutico no primeiro jogo, o Fortaleza confirmou nesta quarta-feira a vaga nas oitavas de final. O passaporte foi carimbado mesmo com uma derrota por 2 a 1 diante de menos de três mil torcedores. Os gols foram marcados por Jaílson (Fortaleza), Marlon e Léo Santos (Náutico).

Para tomar a vaga do Fortaleza, o Náutico precisava vencer por uma diferença de cinco gols, mas se manteve apático ao longo do primeiro tempo e só conseguiu reagir na etapa complementar. Dessa forma, a equipe cearense conquistou o direito de jogar as oitavas contra o Grêmio. A data e a ordem dos confrontos entre os times ainda serão decididas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O Náutico voltará a campo no domingo, às 16h: enfrentará o Sport pelo primeiro duelo das semifinais do Campeonato Pernambucano, nos Aflitos. Também em momento decisivo no Campeonato Cearense, o Fortaleza faz o primeiro jogo das semifinais contra o Horizonte no estádio Domingão, domingo, às 16h.

Jogo morno no primeiro tempo

Jogando diante de um pequeno número de torcedores, o Náutico procurou o ataque no primeiro minuto de jogo. A primeira chance veio com Elicarlos, que recebeu um cruzamento do atacante Dorielton e mandou a bola para fora, de cabeça. Depois desse lance, o Alvirrubro esfriou e não conseguiu ser tão agudo facilitando a partida para o Fortaleza.

A primeira boa tentativa de ataque do Fortaleza ocorreu aos oito minutos quando Geraldo, que já atuou pelo Náutico, clube no qual foi ídolo, tocou para Cléo. O camisa 7 avançou pela direita, mas chutou errado e desperdiçou o ataque. Um minuto depois o jogo foi paralisado por conta do choque entre Kauê, do Leão, e Derley, do Náutico. O jogador cearense levou a pior e sofreu um corte na cabeça.

Precisando fazer quatro gols para levar o jogo para os pênaltis, os alvirrubros levaram só voltaram a atacar com firmeza aos 14 minutos com Marlon. De cabeça, ele obrigou o goleiro João Carlos a fazer uma bela defesa.
Satisfeito com o placar zerado, o Fortaleza pouco atacava e dava muitos espaços para o Náutico chegar à sua área. Porém, para desespero da pequena torcida alvirrubra, as jogadas não tinham efeito prático a exemplo do lance em que Derley, aos 24, se atrapalhou com a bola dentro da pequena área do time cearense e permitiu que a zaga afastasse o perigo.

Marlon falha, e Jaílson abre o placar

A falta de produtividade do Náutico foi castigada aos 29 minutos. Rafinha avançou pela direita, cruzou para a área e na tentativa de afastar a bola o zagueiro Marlon falhou e permitiu que Jaílson fizesse o primeiro gol do jogo e seu quinto na competição, tornando ainda mais difícil a missão dos donos da casa. O detalhe é que, no momento do gol, o Alvirrubro contava com um jogador a mais em campo.

Aos 35 minutos, o Alvirrubro chegou com Rodrigo Tiuí e o atacante esbarrou nas mãos do goleiro João Carlos. O primeiro tempo terminou com o placar mínimo e seis cartões amarelos, sendo quatro para o Timbu (Lenon, João Ananias, Ramon, Rodrigo Tiuí) e dois para o Fortaleza (Rafinha e Marielson). Na descida para o vestiário, o Alvirrubro saiu sob vaias e gritos da torcida pedindo jogadores e um novo treinador, uma vez que a equipe está sendo comandada de forma interina por Levi Gomes.

Timbu melhora, e Marlon se redime de falha

O retorno do Náutico para o segundo tempo foi marcado por duas substituições. Auremir assumiu a vaga de Eduardo Ramos, e Siloé ficou com o posto de Rodrigo Tiuí. No Fortaleza, a aposta foi no mesmo time da etapa inicial. Em campo, as alterações dos donos da casa deram certo e o Timbu voltou com outro espírito. A prova disso é que com um minuto de jogo, Marlon já havia igualado o placar.

Depois do empate, o Náutico teve a chance de ampliar. Aos cinco minutos, o goleiro João Carlos impediu que um cruzamento de Marlon chegasse aos atacantes. Um minuto depois coube ao camisa 1 do Fortaleza parar a cobrança de falta do meia-atacante Ramon. Aos 13 minutos, Ramon teve outra chance de marcar de bola parada, mas mandou o chute por cima da meta de João Carlos.

Sentindo o bom momento do Náutico, o técnico do Fortaleza fez a primeira mudança na equipe, tirando Geraldo e colocando Lucas. Por sua parte, o Timbu seguiu pressionando e só não marcou graças às boas intervenções do goleiro João Carlos. Aos 19, de maneira milagrosa, o camisa1 impediu que a bola entrasse quando Marlon fuzilou o gol de cabeça.

A partir dos 30 minutos, o Náutico diminuiu a pressão, embora tenha continuado melhor do que primeiro tempo. O técnico Levi Gomes ainda tentou uma última cartada para obter a vitória tirando Dorielton e colocando Léo Santos. Pelo lado do Fortaleza, o técnico Nêdo Xavier tirou Marielson e promoveu a entrada de Jeferson. Após a mudança, o Timbu levou a melhor uma vez que Léo Santos conseguiu marcar. No entanto, apesar do 2 a 1 a favor, o Alvirrubro deu adeus à Copa do Brasil e viu os visitantes saírem de campo classificados.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições