Fred volta aos gramados mais fininho para dar fim a 6 meses de jejum

Fred volta aos gramados mais fininho para dar fim a 6 meses de jejum

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:03
fluminense
Fred está ansioso. Nas poucas vezes em que deu entrevista em 2014, nunca escondeu a vontade de voltar a marcar gol. Os companheiros, perguntados sobre o assunto, confirmam: o tema é assunto do centroavante nos treinos, nas concentrações e nos jogos. Também pudera. Nesta sexta-feira, ele completa seis meses sem colocar a bola na rede - verdade que ficou quase cinco deles em tratamento de lesão. O gol funcionaria como um remédio para completar a cura embora ele - nas palavras de Renato Gaúcho - esteja perto: quem for ao Maracanã, sábado, às 19h30m (de Brasília) o verá mais forte e mais fininho.  
 
Fred está pressionado. As três atuações na temporada deixaram a desejar. A falta de ritmo de jogo foi evidente. Não venceu disputas com zagueiros. A apurada técnica de finalização sumiu. A torcida tricolor protestou. A amarelinha, afinal, trata-se do centroavante da Seleção, ficou preocupada justo no ano da Copa. Resultado: foi sacado do time para recuperar a forma física. Teve oito dias.
 
Fred tem a chance de apagar o ingrato aniversário, a ser completado justo em um dos mais tradicionais clássicos do Brasil, e mostrar a Luiz Felipe Scolari que está em franca recuperação, contra o Flamengo, pelo Campeonato Carioca. Mesmo que ainda não seja o camisa 9 que todos se acostumaram a ver. A forma ideal levará de "duas a três semanas" mesmo que a evolução tenha sido "muito boa".   
 
A previsão é do preparador Alexandre Mendes. Para ele, o período de afastamento foi benéfico. Fred perdeu dois jogos. Ganhou força, explosão e resistência. Em trabalhos de academia e de campo. Tudo acompanhado pelo fisioterapeuta Nilton Petrone, o Filé, para evitar a repetição do grave problema muscular na coxa direita.   
 
- É difícil mensurar o que ele pode fazer. É complicado para um atleta ficar cinco meses parado. É muito tempo. Ainda mais tendo de recuperar em quatro semanas, em três jogos. Mas ele estará mais dinâmico: fará a retomada defensiva, ajudará na ligação do meio ao ataque e terá mais aproximação à área - explica Alexandre Mendes.
 
O detalhamento do trabalho é mantido em sigilo pelo clube. Renato, por exemplo, é sucinto ao tocar no tema. Reitera que a atuação com posterior parada estava programada. Mas dá uma ideia do que os torcedores irão ver em campo, em conversa com o GloboEsporte.com:
 
- Fred está mais magro, fininho e mais forte. Ele consegue proteger a bola, se movimentar, concluir. O que a gente poderia fazer, fez. Agora é com ele.
A julgar pela opinião dos companheiros, dará certo. Fred conseguiu transformar um pouco da ansiedade em esperança. Se mostra animado. Ri. Brinca nos trabalhos. Lida com a situação como líder e capitão do grupo. Não se abate mais do que o normal.   
 
- Ele está bem animado. Todo mundo comenta nos treinos, ele mesmo fala. Teve esses dois jogos para se recuperar. Está pensando muito no jogo - conta o zagueiro Elivelton.
E Fred recuperado e animado, bom, todos sabem o que pode render. Desde 2009, primeiro ano de Flu, o centroavante empilha gols - à exceção foi 2013, ano em que, prejudicado pela lesão, marcou oito em 25 jogos. A fuga do rebaixamento de 2009, os títulos brasileiros de 2010 e 2012 e o estadual de 2012, tendo ele como protagonista, falam por si.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições