Grêmio perde e é o quarto brasileiro eliminado da Libertadores

Grêmio perde e é o quarto brasileiro eliminado da Libertadores

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:07

 

Não adiantou se preparar com antecedência, minimizar os efeitos da altitude de 2,6 mil metros de Bogotá. Tampouco ignorar as provocações de Medina. Em uma má atuação, na noite desta quinta-feira, no El Campín, o Grêmio deu adeus ao sonho do tri da Taça Libertadores. Perdeu por 1 a 0 para o Santa Fé, gol justamente do polêmico atacante que prometeu "comer" o time gaúcho. E comeu. O resultado encerrou oitavas de final a trajetória tricolor.
 
gremio x santa fé
A verdade é que o Grêmio não acertou quase nada. Apostou no empate, resultado que lhe daria a vaga, afinal, havia vencido a primeira partida por 2 a 1 na Arena. Melhor para o time local, que, com o apito de um torcida entusiasmada, tenta se superar na principal competição sul-americana: o máximo que conseguiu foi chegar à semifinal, em 1961.
A chance gremista de ficar com a vaga até que surgiu. No apagar das luzes, aos 47 do segundo tempo. Após cruzamento de Pará, a bola sobrou limpa para Vargas, que, completamente livre, mandou por cima do gol. Agora resta ao Tricolor o Brasileirão. Estreia no dia 26 contra o Náutico no Alfredo Jaconie, Caxias do Sul – a Arena está interditada. O Santa Fé encara o Real Garcilaso, do Peru. A Conmebol ainda vai divulgar as datas exatas de todos os confrontos das quartas de final.
 
Festa, pressão e... Dida
Tudo o que o Santa Fé prometeu, cumpriu. Tudo o que o Grêmio pretendia fazer, não fez. Foi assim que o primeiro tempo se apresentou. O estádio tinha grande público – não lotou por detalhe –, linda festa com fumaça vermelha, uma faixa com os dizeres "Queremos a Copa" e, claro, a pressão inicial. O time local partiu para cima. Tinha de reverter a desvantagem. E encontrou um adversário nervoso e cheio de erros, embora o começo promissor.
 
Os gritos, as buzinas e o técnico Wilson Gutierrez, ao escalar três atacantes, turbinaram o Santa Fé. Sem o lateral-direito Roa, o comandante apostou no atacante Cristian Borja – deslocou o volante Anchico. Mas demorou a dar certo. O Grêmio de Vanderlei Luxemburgo, na cabine número 16 do estádio, afinal, continua suspenso pela Conmebol, soube aproveitar a velocidade de Vargas.
Logo a cinco minutos, em grande assistência de Elano, o chileno surgiu na entrada da área: bateu firme para boa defesa do xará Vargas. Foi só. Não conseguiu manter a posse de bola, não trocou passes e tampouco atacou. Quando Zé Roberto, em vez de apresentar a qualidade normal, perde o tempo de bola e acerta um chute em Torres, era porque as coisas não estavam bem. Apesar de o veterano meia ter escapado do cartão vermelho no lance.
 
Sorte que Dida, sim, foi uma grande figura. Primeiro, a sorte. Borja ganhou de Werley, no alto, e acertou a trave. Enquanto os demais jogadores abusavam da cera, o goleiro ainda defendeu cabeçada de Torres e chute de Cuero. Só não foi pior porque a equipe colombiana, igualmente, deixou a desejar.
- Temos de manter a posse de bola. Marcamos bem, mas não conseguimos atacar - diagnosticou Zé Roberto no intervalo.
 
Altitude gera cansaço
A pausa entre os tempos, aliás, reservou mais um espetáculo da torcida. Um bandeirão de quase 300 metros tomou meio estádio. Com a inscrição "A força de um povo", o público tratou de dar o incentivo final. Embora a invasão parcial de alguns aficcionados.
Deu certo. A bandeira não tinha sido totalmente recolhida, e o Santa Fé teve a grande chance do jogo. Werley errou, e a bola sobrou a Medina. Cara a cara com Dida, ele bateu fraco, facilitando a defesa do goleiro. O Grêmio parecia tentar administrar o empate. Seus jogadores mantinham os defeitos da etapa inicial. Mais: passaram a discutir em campo.
 
Pérez desperdiçou falta. Pará impediu cabeçada de Borja. E quando o gol parecia maduro, de novo Dida salvou. Valdés cabeceou rasteiro, e o goleiro se esticou para espalmar. Na sequência, ainda teve reflexo para defender o rebote. Seriam as defesas do jogo. As defesas da classificação tricolor. Mas...
A situação gremista era tão precária que o primeiro ataque saiu de um erro do Santa Fé. Meza recuou fraco. Permitiu que Vargas, com a sua velocidade, tivesse a chance de chegar à bola. Porém, o goleiro Vargas impediu o gol com um carrinho. O lance animou. Vargas, em linda jogada individual, serviu a Barcos, que não teve pernas para chutar.
Naquela altura, o Grêmio parecia cansado. Eram 30 minutos, e a equipe passou a fazer tempo. André Santos, por retardar o lateral, levou amarelo. E o que estava para acontecer, aconteceu. Medina tabelou com Pérez, ganhou dos dois zagueiros - Bressan, então, não parecia estar disputando um jogo de Libertadores. Foi mole no lance, permitiu a invasão do rival. Na saída de Dida, Medina balançou a rede, e a torcida, o estádio: 1 a 0, aos 34 minutos.
 
Em desvantagem, o Grêmio não conseguiu reagir. As entradas de Kleber, Marco Antonio e Welliton pouco adiantaram. Aos 47, surgiu uma luz. Após jogada pela direita, Pará cruzou, o goleiro rebateu, e Vargas, com o gol livre, chutou por cima. Devorado por Medina, o Grêmio deu adeus a Libertadores.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições