São Paulo vence e volta à liderança do Campeonato Paulista

São Paulo vence e volta à liderança

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:14

Novamente econômico no futebol, o São Paulo recuperou a liderança do Campeonato Paulista na noite desta quinta-feira. Em jornada pouco inspirada de suas principais peças, coube ao 12º titular do técnico Emerson Leão garantir a vitória por 2 a 0 sobre o Catanduvense. Fernandinho, em sua "segunda casa", marcou um gol, fez a jogada do segundo e saiu de campo ovacionado pela torcida. Foi na Arena Barueri que o atacante foi revelado para o futebol e onde, em sua primeira partida pelo São Paulo, em 2010, marcou quatro gols de uma só vez.

Foi a oitava vitória consecutiva do Tricolor. Na tabela do estadual, o time foi aos mesmos 37 pontos do Corinthians, mas com vantagem no saldo de gols (18 a 12). Já o Catanduvense, que sofreu sua sétima derrota em 15 jogos, segue na luta para escapar do rebaixamento. O time de Roberval Davino tem 13 pontos, dois a mais que o XV de Piracicaba, equipe que abre a zona da degola.

Os dois times voltarão a campo no fim de semana. No domingo, o Tricolor vai até Itu para enfrentar o Ituano, no estádio Novelli Júnior, a partir das 18h30m. Já o Catanduvense buscará a reabilitação diante do Guarani, no Sílvio Salles, diante de seu torcedor.

Tricolor irregular no primeiro tempo, e Lucas sofre com as pancadas

Sem poder contar com Luis Fabiano, vetado mais uma vez por causa de um edema na coxa esquerda, Leão repetiu a base do time que venceu o Mirassol, no fim de semana. A única alteração foi a volta de Rodrigo Caio na lateral, na vaga do suspenso Piris. No time de Catanduva, a meta era jogar fechadinho para tentar um empate ou até surpreender num contra-ataque. Desta maneira, o primeiro tempo pode ser dividido em duas partes.

Nos primeiros 20 minutos, só o São Paulo jogou. Forçando o jogo pelas laterais, principalmente pelo lado direito com Lucas, que estava em noite inspirada, o time deu a falsa impressão de que venceria facilmente. O Catanduvense mal passava do meio-campo. Willian José, em dois lances, aos sete e 19, levou perigo.

Da metade da etapa inicial para frente, a partida mudou de figura, muito pela mudança de estilo de jogo do São Paulo, que passou a atuar de maneira individual. Quem pegava a bola, arrancava com ela, tentava passar por três, quatro marcadores para depois pensar em efetuar o toque, o que facilitou a vida do adversário. Chamou a atenção mais uma vez o fraco desempenho de Jadson, que, em 45 minutos, não criou absolutamente nada. O Catanduvense, aos poucos, percebeu que poderia sair para o jogo. Em dois lances, em chutes de fora da área, Denis fez boas defesas.

Lucas, como vem acontecendo nas últimas partidas, apanhou bastante. Em uma delas, no último lance no primeiro tempo, levou uma entrada do zagueiro Cleber e ficou cinco minutos em tratamento no campo. Leão gesticulou e foi para cima do quarto árbitro, pedindo providências. O camisa 7 mal conseguia colocar o pé no chão quando seguiu para o vestiário.

Apesar da perseguição em campo, o jogador, mais uma vez, fez questão de afirmar que não se importa com a marcação adversária.

Fernandinho marca e tira o São Paulo do sufoco no segundo tempo

Preocupado com a baixa produção da equipe, Emerson Leão mexeu no intervalo, sacando o inoperante Jadson para a entrada de Fernandinho. O jogo voltou ao seu estágio inicial, com uma diferença: o Catanduvense recuou todo o seu sistema defensivo, e faltava ao São Paulo criatividade para fazer a bola girar no meio-campo.

Casemiro errava passes demais, e Cícero era bem vigiado. Com isso, o time a todo instante procurava Lucas, que continuava sendo caçado em campo. Aos oito, o lateral-esquerdo Douglas finalmente levou cartão amarelo após deixar o meia-atacante novamente no chão.

Como as coisas não evoluíram como o esperado, Leão partiu para o tudo ou nada aos 18, com as entradas de Maicon e Osvaldo nas vagas de Casemiro e Willian José. Assim, Cícero foi recuado para segundo volante e o time voltou a ter um meia-armador. Seis minutos depois, no primeiro lance perigoso, Fillipi trabalhou em lances de Lucas e Osvaldo e evitou o primeiro gol da partida.

Mesmo sem inspiração, o Tricolor encontrou um gol que o tirou do sufoco. Aos 30, Maicon cobrou escanteio pela esquerda, Rodrigo Caio cabeceou para o meio da área, e Fernandinho, livre, bateu de pé esquerdo, sem chance de defesa para o goleiro adversário: 1 a 0 e festa nas arquibancadas da Arena Barueri.

O camisa 12 queria mais. Já nos acréscimos, após grande jogada pela esquerda, ele invadiu a área e cruzou. Cléber, ao tentar afastar a bola, mandou para o fundo das redes: 2 a 0 e ponto final em campo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições